Cinco dicas para sua empresa buscar a inovação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O termo criar, segundo o dicionário Michaelis, significa

Dar existência a, tirar do nada.

Ou seja, inventar algo, gerar uma idéia, conceito, solução, tendência de onde não existe nada. Ser 100% original.

Do outro lado do ringue, temos a palavra do momento, a tal da inovação. Já repararam a quantidade de empresas hoje que possuem um departamento (ou consultor) especialmente para inovar? Apelando ao bom Michaelis, temos:

Inovar: I. Tornar novo; II. Mudar ou alterar as coisas, introduzindo-lhe novidades.

Basicamente, na percepção deste que vos escreve:

  • Criar é: um novo caminho.
  • Inovar é: um novo jeito de caminhar.

As grandes empresas, por mais que continuem investindo, entenderam que ser 100% original sempre não é fácil (diria que é muito difícil, praticamente impossível) e sabem que o importante é conseguirem se reinventar quando necessário, agregando valor ao que, pela entropia normal do mercado, tende a se desvalorizar.

Todos são bombardeados com as mesmas informações e o diferencial acaba consistindo no trabalho mental realizado na absorção e aplicação das informações obtidas.

A criação, em seu sentido literal e mais profundo, definitivamente não te pertence mais! Pelo menos, infelizmente, para a grande maioria dos casos.

As empresas que têm um poder de inovação maior conseguem se destacar no mercado. Um exemplo básico? Apple e o seu iPhone. Inovaram na forma de se caminhar na estrada da telefonia móvel. (OK, o iPhone mesmo que não tenha recursos de outros smartphones, tem o remelexo de um Michael Jackson em seus tempos áureos, diferente da cintura de pedra dos outros aparelhos, o que o torna um parceiro bem atrativo).

A Apple contribuiu, neste caso, para a formação de um novo público, o qual é atraído cada vez mais pelo fator ?usabilidade?, que torna target de seus produtos uma massa que até então estava bastante distante ou avessa à tecnologia.

Quanto mais fácil, mais vovozinhas e netinhas entram no bolo. Os números (e o frenesi) do mercado mundial falam por si só, não acha?

Se a sua empresa continua trabalhando com as mesmas premissas de cinco anos atrás, muito cuidado. O mercado muda em uma velocidade absurda e seus concorrentes com certeza já se apropriaram do conceito de inovação e, se ainda não lançaram mão, já planejam colocá-lo em prática.

Caso você ainda não tenha detectado nenhum movimento, aproveite e seja o primeiro. Veja o mercado como uma grande corrida de obstáculos, na qual ter a maior perna e o maior impulso não bastam, você também precisa de velocidade!

É importante destacar que, para o mercado, não necessariamente inovar é lançar algo novo. Possivelmente, inovar internamente também irá gerar resultados exponenciais. Afinal, quando melhora algum processo, reduz custos e agrega qualidade ao produto/serviço, você também cria uma nova percepção por parte do consumidor e fomenta ainda mais o acesso aos seus produtos/serviços por quem precisa deles. A inovação é um dos elementos do combustível que tornará seus produtos/serviços mais competitivos. Seja a inovação um processo realizado para dentro ou para fora da empresa, ou melhor, nos dois sentidos.

Como falar é muito fácil, vou deixar cinco dicas de como inovar, ou pelo menos, despertar esse sentimento em sua organização.

  • 1. Convoque sua equipe e questione-os: como podemos fazer o que fazemos de maneira diferente, para melhor? Por mais que as pessoas (boa parte das organizações) sejam pagas para usar as mãos, muitas delas esperam as oportunidades de lhe oferecer suas mentes. Aproveite a chance!
  • 2. Analise o que os concorrentes estão fazendo. Às vezes, quando você dá alguma idéia, outra pessoa acaba usando-a como trampolim para algo muito maior. Faça o mesmo;
  • 3. Faça o fluxo reverso. Quando você tem o processo produtivo da sua empresa na cabeça, você acaba viciado pela cadeia de valor/processos. Inverta os papéis. Parta da necessidade do cliente, analisando como ele gostaria de interagir com seu produto/serviço;
  • 4. Pergunte às pessoas de fora da empresa. Invista em pesquisas e fale com pessoas que não conhecem seu produto, como resolveriam uma determinada situação, na qual seu cliente em potencial se aplica. Pensar fora do quadrado é um dos pilares da inovação e talvez o quadrado seja justamente o limite imposto pelo seu conhecimento das rotinas e processos;
  • 5. Por fim, crie uma rede de relacionamento com seus parceiros, os que geram produtos/serviços correlatos ao que você comercializa. Às vezes algum parceiro de processo percebe nuances do mercado que você mesmo não percebeu, pelo simples fato de que este é responsável por apenas uma parte do processo.

[Webinsider]

.

Mark Ducasble (mducasble@me.com) é Novos Negócios na Fivecom Sistemas e Consultoria.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

12 respostas

  1. Olá amigo.
    artigo super legal
    hoje(09/09/2010), comentei sobre ele em um programa empresarial que apresento diariamente na cidade em que moro.
    o tema é único
    pois quem não inova para no tempo e consequentemente morre para o meio profissional e até mesmo pessoal..
    Parabéns.

  2. Eu gostei de todas as dicas, mas acredito que vale dizer que, Muitos empresários ainda estão na formula gritar, mandar e investir pouco, fazendo com que um funcionário faça o papel de dois, esse mesmo se torna estressado, cansado, desmotivado.
    E este mesmo empresário tende a colocar a culpa de seu mal desempenho nos próprios funcionários.
    Infelizmente estamos com muitos lideres que não sabem delegar tarefas, não tem paciência e não fazem questão de ouvir seus funcionários, quando muito colocam um SAC em sua empresa que não funciona, O mesmo não procura saber qual é mesmo a finalidade do mesmo, e o que o mesmo anda resolvendo e assim caminham arcaicamente como se não houvesse evolução no mundo.
    É comum o empresário investir milhões em publicidade desnecessária, e não investir em seres humanos, hoje o empreendedor de sucesso investi em seus funcionários, buscando a qualidade de dentro para fora.
    E o mesmo, já descobriu que o relacionamento com clientes, é mais do que um sorriso falso de um funcionário.
    Parabéns pelas dicas, são ótimas!

  3. EU TENHO UMA EMPRESA DE TURISMO NO MATO GROSSO, A DOIS ANO TENTO SAIR DO ANONIMATO E ACHEI AQUI NOVA VISÃO COMO AGIR PENÇAR DIFERENTE. VOU TENTAR E PRECISO MUDAR

  4. Muito bom o artigo.
    Acho que o mercado está se desenvolvendo muito rápido, cada dia que passa novos produtos, tecnologias e métodos de produção são desenvolvidos ou aperfeiçoados. Com isso, todos dias temos a possibilidade de criar ?produtos? Inovadores.

    Como dizia um professor meu ?A primeira ídeia sempre é a menos criativa?. Acho que inovar tem haver um pouco com isso.

    Na minha opnião o caminho para Inovar é transbordar as ídeias, e a partir dessas ídeias repensa-las e aperfeiçoa-las. Dessa forma acho que conseguimos resultados mais expressivos.

  5. Muito bom o artigo.
    Acho que o mercado está se desenvolvendo muito rápido, cada dia que passa novos produtos, tecnologias e métodos de produção são desenvolvidos ou aperfeiçoados. Com isso, todos dias temos a possibilidade de criar ?produtos? Inovadores.

    Como dizia um professor meu ?A primeira ídeia sempre é a menos criativa?. Acho que inovar tem haver um pouco com isso.

    Na minha opnião o caminho para Inovar é transbordar as ídeias, e a partir dessas ídeias repensa-las e aperfeiçoa-las. Dessa forma acho que conseguimos resultados mais expressivos.

  6. a empresa que quer inovar devia primeiro entender que o dinheiro não existe.
    com isso deixará de lado o lucro e se preocupará com o bem.
    o bem das pessoas e do planeta.
    a Apple, q todos amam, utiliza muito bem da obsolencia planejada.
    para vender mais.
    para produzir mais lixo.
    para distrair todos vcs….
    prestem atenção. Está tudo ai na nossa frente.
    não se iludam!
    estamos próximos da verdade!

    muito amor à todos

    tim maia

  7. Ótimo post, na verdade não tenho empresa, mas trabalho constantemente com a criação e evolução.
    E consegui absolver algumas de suas dicas no meu dia a dia.

    Pois infelizmente encontramos no mercado empresas ou profissionais que não procura a constante evolução, fica naquele mundinho e não procura coisas novas.

    Bom acho que não é o nosso caso, mas realmente existe.

    Parabéns.

  8. Muito bom o artigo.
    Acho que o mercado está se desenvolvendo muito rápido, cada dia que passa novos produtos, tecnologias e métodos de produção são desenvolvidos ou aperfeiçoados. Com isso, todos dias temos a possibilidade de criar produtos Inovadores.

    Como dizia um professor meu A primeira ídeia sempre é a menos criativa. Acho que inovar tem haver um pouco com isso.

    Na minha opnião o caminho para Inovar é transbordar as ídeias, e a partir dessas ídeias repensa-las e aperfeiçoa-las. Dessa forma acho que conseguimos resultados mais expressivos.

  9. Caro Mark:

    Muito legal as dicas. Pessoalmente acredito que a inovação, primeiro a interna, depois a externa, é a nova fronteira do marketing. O que o marketing fez nos últimos anos (foco no cliente, do cliente), a inovação fará com o foco em todos (colaboração, rede e long tail). Sem a premissa de inovação, fica quase impossível ter um resultado adequado.

    Um abração.

    Walter Alberto

  10. Parabéns Mark pelo artigo, realmente precisamos sair do quadrado.

    Se você está procurando uma grande oportunidade, descubra um grande problema. Martinho Lutero

  11. Olá Mark Ducasble, tudo bem?

    Seu artigo está espetacular. Realmente a empresa que não inovar está perdida. A Apple é um maravilhoso exemplo usado no texto, afinal, eles inovam a cada dia, a cada produto, mesmo quando re-lançam algo de sua linha que já existe.

    Após o iPhone, muitos virão, todos com base na mesma tecnologia, etc. Mas aí já não é nem criar nem inovar, é copiar, o que também é válido para não ser um zumbi no ramo.

    forte abraço
    Monthiel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *