Cinco maneiras de otimizar seu PDF para SEO

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Você deseja que as pessoas possam encontrar seu catálogo online em PDF ou mostrar seu currículo feito sob medida em um arquivo PDF para que elas possam verificar todas as informações e até mesmo salvá-las em um arquivo único?

O formato PDF permite que você mantenha o design e as fontes do seu documento intactos mesmo após o arquivo ser salvo e aberto em diferentes sistemas. Mas algumas pessoas evitam utilizá-lo por conta do receio de não aparecer nos sistemas de busca. Hoje iremos discutir algumas maneiras de otimizar o seu PDF para SEO.

O PDF é um formato excelente para muitos documentos que as empresas desejam colocar no seu website, como flyers, currículos, estatísticas, informações de produtos e assim por diante. Muitas empresas, porém, pensam que não podem ou não devem usar PDFs em seu site por receio de prejudicar o seu ranking nos buscadores. Atualmente, PDFs podem ser otimizados para os sistemas de busca como qualquer página HTML. Aqui você verá cinco dicas para ajudar a criar PDFs que irão atrair a atenção dos crawlers.

1. Faça um PDF baseado em texto (Text-Based)

Para que os buscadores sejam capazes de rastrear seu PDF, ele tem que ser um arquivo text-based, em vez de image-based. Isso significa que você terá que criar o seu PDF em um editor de texto, como o Word, em vez de um software editor de imagem, como o Adobe Photoshop.

2. Otimize o conteúdo do mesmo jeito que você faria para uma página web normal

Aplicam-se as mesmas regras básicas. Escolha suas palavras-chave e use-as no título da página, subtítulos, algumas vezes no primeiro parágrafo e por todo o documento – mas faça isso naturalmente, não exagere!

Legendas em imagens dentro do PDF também são uma boa ideia. Além disso, você deve nomear o arquivo usando a palavra-chave primária, para que ela apareça na URL. Assim como com páginas normais da Web, estes irão enfatizar a relevância dos seus PDFs, quando os motores de busca enviarem seus spiders.

3. Preencha as propriedades do documento

Quando você cria um PDF, você tem a oportunidade de preencher as propriedades do documento, o que inclui o título, autor, assunto e palavras-chave. O título é o mais importante, uma vez que irá fornecer o título da página de resultados de pesquisas.

Se você não criar um título, os buscadores irão usar uma linha da página que seja relevante ao termo buscado, mas que pode não ter muito sentido para o visitante em potencial. Se sua página não parecer relevante nos buscadores, as pessoas não irão clicar nelas e você perderá tráfego.

4. Aproveite as tags

Se você tiver a versão completa do Adobe Acrobat, você pode usar o recurso de tagging de forma similar às tags html. Por exemplo, você pode criar tags para seus títulos, tags em suas imagens com texto alternativo, e assim por diante, exatamente como faria com html em uma página da Web normal.

5. Deixe o PDF é facilmente visível

Para que os buscadores possam rastrear seu documento, ele precisa ser encontrado facilmente. Você pode ajudá-los de várias formas: coloque o documento perto da raiz do seu website (ex: em um link não muito profundo, em subpastas), coloque um link para seu PDF na sua homepage ou em uma de suas páginas principais e links do PDF para suas páginas. Isso irá ajudar os spiders a encontrar o seu PDFs e indexá-los.

Utilizar PDFs no seu site pode ser uma excelente forma de promover o seu negócio, não ignore esta opção simplesmente porque você está preocupado com SEO. Ao seguir as dicas de SEO acima, você pode otimizar o seu PDF como qualquer página da Web e ainda oferecer aos clientes as informações que eles precisam em um formato fácil de obter!

Baseado no post em inglês: 5 Ways to Optimize Your PDF for SEO. [Webinsider]

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Guilherme Grillo é desenvolvedor web com foco em Web Marketing e mantém o Twitter @AnalistaSEO.

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