Como aplicar SEO local para destacar empresas nas buscas por região

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SEO e SEO local para empresas

Antes de começar a falar sobre SEO local, estratégias para conseguir boas posições no Google e aumentar seu engajamento, precisamos saber o que é SEO.

SEO, de Search Engine Optimization, são estratégias de otimização dentro do seu site ou fora dele. O Google determinou mais de 200 fatores de ranqueamento, distribuídos em duas etapas: onpage e off page.

Onpage

Tudo que for dentro do seu site, como a otimização de título e a avaliação da densidade da palavra-chave dentro do contexto do artigo ou página. A imagem deve ter parâmetros que mostrem o SEO. A escolha da palavra-chave a ser usada deve considerar aspectos da cauda longa.

Off page

Tudo que for destinado fora do seu site, exclusivamente para links. O Google determina sua SERP (sigla em inglês para Search Engine Results Page, que em português significa “Página de Resultados”) através de quem são os links que estão apontando para sua empresa de forma segmentada.

Caso você tenha um site sobre moda, por exemplo, não vai querer um site de farmácia apontando para ele, correto?

Antigamente muitas pessoas sabiam desse fator e saiam distribuindo links de todos os segmentos para seu site, fazendo com que as posições aumentassem. Porém, hoje em dia o Google detém muitos algoritmos para pegar técnicas que não estão dentro de “suas” leis.

Isso é enquadrado como Black Hat – qualquer tipo de estratégia que tente manipular os mecanismos de busca. A consequência para isso é penalidade e, dependendo de qual penalidade tomar, pode jogar seu domínio no lixo e registrar “outro”. Ocorrendo isso, significa que a coisa está séria.

Sabendo disso, tome muito cuidado com as linkagens que fará em seu site.

Para entender melhor sobre o processo de indexação e amostragem na SERP, veja esse vídeo de 2012 “que ainda é válido”, abordando como o mesmo funciona.

Caso queira saber mais sobre SEO, veja esse guia de SEO para iniciantes.

SEO Local

Agora que sabemos o que é o SEO de forma superficial, vamos falar sobre o que é SEO Local.

SEO Local para empresas são técnicas de SEO destinadas à determinada praça ou zona geográfica. Muitos segmentos necessitam de expansão setorial. Diante disso é fundamental que essa empresa esteja onde o público dela possa estar, depois de ter feito todo um estudo de pesquisa de mercado.

Vamos a um exemplo prático: aqui na Inside Digital fizemos um levantamento das cidades de onde mais temos visitas e diante disso determinamos algumas cidades onde gostaríamos de estar bem posicionados. Entre elas está “Presidente Prudente (SP)”.

Esta cidade não foi escolhida à toa – fizemos um levantamento de quais são os ramos e segmentos que a cidade mais oferece e chegamos a um determinado resultado: que a cidade de Presidente Prudente possui um setor agropecuário forte, muitas agências de publicidade e advogados. Com isso, elaboramos uma landing page com algumas informações pertinentes para cada grupo.

Veja na SERP o termo pesquisado “Agência de Marketing Digital em Presidente Prudente”. Percebam que existe uma ordem no Title, URL e Metadescription.

SEO e SEO local - resultados de busca

Isso você pode fazer para quantas cidades quiser e acreditar que seja viável.

Agora que sabemos o que é SEO e SEO Local, mostramos como seria uma estrutura de página e estratégia a ser montada, pois o próximo passo será conseguir as posições nessas cidades.

Melhorando as buscas locais mesmo não sendo daquela localidade

Depois de selecionar as cidades onde desejam estar, é fundamental que você saiba com quem está na SERP; ou seja, saber quais são os concorrentes que estão nas primeiras páginas naquela cidade e para o termo “X”.

Simples! Abra uma aba anônima no Google, digite pelo termo que gostaria e a cidade de seu interesse; logo após, selecione as quatro primeiras posições.

Depois de fazer esse stalker, você deve analisar quais os melhores links locais que estão sendo apontados para aquele site. Para isso, deve usar uma ferramenta chamada Ahrefs, que proporcionará a varredura dessa informação.

Com esse procedimento, você já tem todas as ferramentas que necessita para começar a desenvolver suas estratégias de SEO Local. Espero que tenha gostado! [Webinsider]

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Leia também:

http://br74.teste.website/~webins22/2016/01/23/escrever-e-agradar-plugin-de-seo/

http://br74.teste.website/~webins22/2016/07/13/como-anunciar-de-graca-no-google/

Diego Martins é CEO da Inside Digital.

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