Como contratar um fornecedor de web analytics?

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O Google Analytics é muito bom sim, mas tem várias limitações. Para uma empresa que precisa realmente de análise de dados, o Google Analytics pode não ser a melhor solução em web analytics.

No Brasil existem ótimos fornecedores que cobram pelo serviço de web analytics. Depois de conhecer um pouco melhor cada um deles, posso dizer que contrataria todos se pudesse, só para fazer laboratório.

Na hora de contratar uma solução paga em e-metrics, você deve tomar alguns cuidados. Nem sempre ter na mão a melhor ferramenta significa resolver seu problema de análise.

É como ter uma Ferrari e não ter carteira de motorista.

Algumas das melhores soluções em web analytics que temos no Brasil na verdade são gringas e possuem representantes oficiais no nosso país. Uma questão bem delicada por sinal.

Dois pontos que devem contar bastante é saber se a solução é própria ou se tem um representante no Brasil; outro ponto é se esse representante é único. Uma solução como essa custa caro e se você investir uma grana alta nesse projeto e tiver problemas, provavelmente vai encontrar muita dificuldade em trocar de fornecedor. Por isso você deve escolher com bastante cuidado a solução que vai atender melhor as suas necessidades.

Se possível, pergunte ao representante se eles não podem disponibilizar a ferramenta como teste por um tempo. Uns dois meses no mínimo. Se o representante conhecer o que vende, ele pode topar, mas claro que isso vai depender de que tipo de prospect é você e como o fornecedor vê você como futuro cliente.

Ferramentas são boas, pense no serviço

Ter o líder de mercado nacional, ou o líder de mercado internacional, como solução, pode ser bom, mas não esqueça que os principais players do mercado de web analytics tem ferramentas muito semelhantes. Umas ganham em velocidade de carregamento dos relatórios, tempo de atualização das informações e outras em personalização, mas de uma maneira geral, as ferramentas são quase iguais.

Então onde fica a diferença entre elas?

Acertou quem respondeu no serviço. Visita, visitante único, click e page view, independente da ferramenta serão sempre indicadores de performance. A diferença é quando seu fornecedor de web analytics liga para você e informa que determinados números estão performando mal e sugere ações a tomar para melhorar esses resultados.

Isso sim é um grande diferencial. Ou seja, você contrata uma empresa que vende uma solução + consultoria em web analytics e não simplesmente uma ferramenta.

É como comprar uma Ferrari e ganhar o equipamento de som completo instalado.

Atendimento

Avaliar os clientes que esse fornecedor atende é um ponto importante, mas não é porque os clientes atendidos estão satisfeitos que você também vai ficar. Procure saber qual o tamanho da empresa e quantas pessoas estarão envolvidas no seu projeto.

Quem é o seu contato no fornecedor? Qual a experiência que essa pessoa tem no mercado de web analytics? Essa pessoa está envolvida em outros projetos além do seu? Quantos? Será que você será atendido como espera ser?

A sua TI está preparada?

Agora não são apenas pontos no fornecedor que devem ser avaliados. Você (sua empresa) deve se perguntar se já está realmente pronto para implementar uma solução como essa. Será que você realmente precisa desse tipo de serviço hoje, ou sua empresa ainda está se organizando do ponto de vista de gestão?

Seria melhor esperar um pouco mais? Procure envolver profissionais de TI para saber as verdadeiras dificuldades de implementação das Tags no código do seu site.

Lembrando que as soluções em web analytics foram feitas para serem implementadas de forma simples e caso sua empresa encontre dificuldade, o ideal é verificar internamente o problema, pois a culpa não está no fornecedor.

Um projeto de web analytics leva em torno de uns dois ou três meses para passar pelo período de homologação e ser implementado. Envolva pessoas nesse projeto que você tenha certeza que vão ficar na empresa durante esse período. Seria um tiro no pé demitir os envolvidos na implementação desse projeto.

Um boa sugestão é escutar todos os fornecedores e entender quais as necessidades para implementar um projeto de sucesso. Depois você poderia contratar uma consultoria especializada para fazer uma análise e escutar o que ela tem a dizer de cada ferramenta.

Monte uma planilha com os quesitos que devem ganhar uma nota de avaliação para cada um dos fornecedores. Calcule o somatório por fornecedor e o que tiver a melhor nota, contrate.

Para finalizar, lembre-se que é melhor ter uma solução simples funcionando do que uma ?super solução? que não mostra os números que você precisa para tomadas de decisão no dia a dia.

É como ter uma Ferrari na garagem e o portão estar quebrado 😉

Boa sorte com a sua escolha. [Webinsider]

.

Gustavo Loureiro trampa com internet desde 1998 e escreve para o Webinsider desde 2006. Você encontra mais sobre ele no Digital Marketing Cube ou no SearchLab.

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13 respostas

  1. Olá Bruno,

    Fique tranquilo, o GA tem essa cláusula lá, mas até onde sei (e a fonte é segura / google) o que acontece é que eles pedem para você criar uma conta de adwords caso ultrapasse os 5 milhões de pageviews.

    Isso inclusive é falado por um engenheiro do Google em um vídeo no youtube, veja o link.

    http://www.youtube.com/watch?v=ok5syJa-aLQ

    Claro que um dia o Google pode resolver cobrar e ai todos pagariam pelo serviço. Mas não acho que isso vá acontecer.

    Abraços,
    Gustavo Loureiro

  2. Gustavo,
    já assisti uma palestra sua na Infnet e em outros eventos.

    Gostaria de fazer uma pergunta sobre o Analytic e ficarei muito feliz se puder me atender.

    Resolvi ler o contrato do Analytic e o sistema é cobrado depois de 5 milhões de Page views.
    Bem, como tenho vários sites cadastrados na minha conta será que isso é somando todos os sites cadastrados, ou cada site é contabilizado individualmente?
    Você vê algum problema a médio prazo?
    Já conhece alguém que foi cobrado por estar usando o Analytics?

    Confesso que fiquei preocupado, mesmo sabendo que 5 milhões é um número muito grande.

  3. Olá Virgínia,

    Tudo que você escreveu está perfeito.

    Por isso que eu deixei claro que nem sempre as falhas na contratação de uma solução em webanalytics, são responsabilidade do fornecedor.

    O cliente tb é responsável, mas nem sempre está disposto a assumir esse erro.

    Acho ainda que as vezes o cliente tem uma ótima ferramenta, tem pessoas que entendem do asunto sim, mas não querem que as coisas funcionem. Querem acreditar nos números da forma deles.

    Vai fazer o que? Como você mesmo falou:
    People want fantasy but they need reality …

    Obrigado pelo seu feedback sobre meu texto.
    Gustavo Loureiro

  4. Gustavo,

    Teu artigo é bom para reforçar uma coisa que é bem polemica:

    People want fantasy but they need reality.

    Neste caso, minha frase será colocada no cenario deste artigo e de muitos outros sobre a escolha da ferramenta de Web Analytics que é se a empresa que vai comprar este tipo de ferramenta tem capacidade de adotar uma.
    Empresas com alta rotatividade, dificuldade de absorção e disseminação de conhecimento, nao devem adotar nenhuma, ou devem estar dispostos a fazer constantes treinamentos e reciclagens de conhecimento.
    Empresas que tem profissionais sem conhecimento de metricas web e dos conceitos de cor e salteado, nao devem comprar nenhuma solução, devem se estruturar antes.
    Profissionais que vao trabalahr em uma empresa que tem uma solução de web Analytics e que vao trabalhar com ela, devem antes de começar seu primeiro dia de analise dos dados e de questionamento dos dados, receber treinamento e entender a fundo a metodologia da ferramenta.

    Comprar um software todos podem, comprar uma solução todos podem, usa-la…hummm…isso é mais complicado, e ai não é questao do cliente achar ou ter razao, é questao do profissional que está lidando com a ferramenta que a empresa comprou ter capacidade de absorver isso tudo e ser consistente com o que é um profissional tem que ter em seu curriculum: capaz de aprender e de reconhecer que não sabe mas que vai aprender antes de fazer um proximo questionamento sem embassamento tecnico suficiente para questionar a ferramenta.

    Trocando em miudos, querer nao e poder, saber é necessario.

  5. Você está certa Gabrielle.

    Como o cliente tem sempre razão, ou melhor, acha que tem sempre razão, ele vai achar que pode compar a farrari, sem ter carteira.

    Nesse caso, o ideal é o fornecedor de webanalytics deixar claro que não é qualquer um que dirige uma ferrari, certo?

    Abraços,
    Gustavo Loureiro

  6. Oi Gustavo, tudo bem?
    Interessante o seu artigo, pois a maioria dos clientes que atendo fazem sempre a mesma pergunta: e os serviços?!!?
    Você colocou dois pontos que são importantes: qual o software e o serviço disponível no Brasil.
    Além de verificar qual é o melhor fornecedor, dentro da empresa também tem que criar uma cultura, porque antes mesmo da Ti está preparada, tem que ver primeiramente se a equipe que irá trabalhar com o resultado sabe do que se trata as métricas. A área de TI dá o suporte para a infra da empresa, mas quem deverá interpretar, analisar e efetivamente modificar as ações e escopo do projeto são outras áreas (gerente de produtos, marketing on-line ou qualquer outra área com o mesmo instuito).
    Apesar do conceito de WebAnalytics ter crescido muito nesses últimos tempos e ter se tornado indispensável para as áreas de MKT, ainda continuamos com escassez de profissionais qualificados.
    Por isso, não adianta comprar a Ferrari se quem vai dirigir não tem nem carteira e nem sabe ligar o carro.

    Abraços.

  7. Grande Ruy,
    Adivinha quem passou pela minha cabeça quando falei em contratar uma consultoria especializada?

    a – Ruy Carneiro
    b – Romário
    c – Rooooonaldinhooooo
    d – Vasco da Gama

    Adriano,

    A proposta do texto é justamente essa 😉
    Abraços em todos,
    Gustavo Loureiro

  8. Gustavo,
    Excelente artigo, hoje a área de internet responde por cada vez mais do Revenue da empresa, com isso as métricas estão se tornando o diferencial para que a empresa possa verificar se a experiência do cliente esta de acordo com os objetivos estratégicos da empresa e se o retorno do investimento esta de acordo com o esperado. Sem contar as melhorias que podem ser feitos de maneira mais acertiva com os numeros na mão.
    A parte de serviços vai crescer cada vez mais neste mercado, seja via a empresa fornecedora da solução, seja com consultorias especializadas.

    Abraço

  9. Flavio, obrigado. Vou verificar !!!

    Rodrigo, valeu pela dica, não conheço essa ferramenta, mas vou analisar.

    Marcelo, legal esse white paper. Com certeza sua MEGA experiência no mercado deve ter análises um pouco diferentes da experiência recente que tive, o que é bom para quem está pesquisando o melhor fornecedor.

    Abraços a todos,
    Gustavo Loureiro

  10. Gustavo, tenho usado com sucesso a ferramenta Clicky, na sua versão paga. Recomendo. Ele tem alguns diferenciais do Google Analytics, como análise em tempo real, spy (que monitora os passos do visitante ao mesmo tempo que ele navega na página), além de avançar muito nas informações de localização, IP, com a possibilidade de personalizar cada IP. Comentei mais no meu blog: http://www.lossio.com.br/2008/07/06/clicky-e-analise-seus-visitantes/

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