A notícia não foi das piores para quem começou 2018 procurando por um estágio. No Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), a demanda cresceu 9,4%, em comparação com o ano anterior. Já o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) prevê que serão mais de 112 mil vagas em todo país até o final de dezembro. Mas como escolher a melhor oportunidade para a sua carreira?

Nesse post, você vai saber o que fazer para acertar o alvo e iniciar a sua carreira de forma correta. E depois, preste atenção nas dicas dos recrutadores para você se destacar entre uma multidão de candidatos. Vamos lá!

Qual é o melhor estágio para você?

estágio

Esqueça essa ideia de estágio perfeito e coloque o seu foco em buscar por algo que esteja em sintonia com os seus planos de carreira em curto, médio e longo prazos. Quando você conseguir essa oportunidade, dê o seu máximo para uma excelente performance.

Veja o que mais você pode fazer na hora de escolher o seu estágio:

  • Pegar a primeira coisa que aparecer na sua frente pode não ser a melhor ideia. Como já foi dito, pense sempre no seu objetivo de carreira.
  • Busque por informações sobre as empresas, as suas políticas de pessoal, as oportunidades de crescimento e desenvolvimento.
  • Avalie as experiências que as empresas lhe proporcionarão durante o seu estágio. Você pode encontrar os mais diferentes tipos de oportunidades. Por exemplo, em uma grande organização, porém, com atividades que não sejam totalmente ligadas à sua formação, ou em empresas menores, mas com um escopo de trabalho bem específico. Tenha sempre em mente que um dos principais ganhos de um estágio é a chance de adquirir experiência e aplicar seus conhecimentos e habilidades, interagir com profissionais da sua área, aprender sobre as culturas corporativas, ambientes e estruturas e abrir portas para um crescimento profissional.
  • Quando você identificar uma oportunidade que esteja alinhada com os seus objetivos, vá um pouco mais fundo nas suas pesquisas. Procure saber quem será o seu orientador de estágio (algumas empresas chamam de padrinho). Quanto tempo de experiência, quantas pessoas estarão sob responsabilidade dele e como é o seu relacionamento interpessoal. Esmiúce o máximo que puder.

Aqui, uma dica importante. Não espere o final do curso para começar a procurar por um estágio. Faça isso o mais cedo possível. Dependendo da situação individual, pode-se pensar, inclusive, em estágio não remunerado.

Uma rica experiência profissional

estágio

As empresas, geralmente, têm definido o escopo de trabalho dos estagiários. Mas você não precisa ficar preso nesse quadrado. É possível dar passos à frente. Para isso, basta ficar atento e ser proativo. Por exemplo:

  • Ofereça-se para atividades extras ou para acompanhar um projeto diferente – nem que seja apenas para observar e aprender. Você pode colocar-se à disposição para preparar um PowerPoint, ir com o seu orientador em uma reunião, sugerir alguns pontos de melhoria nos processos. Enfim, seja capaz de demonstrar todas as habilidades que você tem.
  • Seja solícito para ajudar sempre que necessário, mesmo que de vez em quando você tenha que passar um pouquinho do horário. E caso lhe seja conferida uma responsabilidade para a qual não esteja preparado, seja sincero. No entanto, demonstre interesse para aprender.
  • Aliás, mostre sempre interesse em adquirir novos conhecimentos, competências e habilidades. Participe de treinamentos e cursos de atualização, aceite convites para palestras e workshops, aprenda algo novo todos os dias.
  • Sabe aquela tentação de checar as mensagens, a rede social e os e-mails pessoais a todo instante. Domine isso! Mantenha o foco no trabalho e deixe as distrações para o horário de descanso ou, melhor ainda, quando estiver do lado de fora, depois do expediente. Lembre-se que tem alguém de olho em você e em seu comportamento o tempo todo.
  • Estágio pode ser um momento legal para reforçar ou até mesmo começar a investir no seu networking profissional. Então, converse com pessoas no local de trabalho, participe de grupos de estudos e até mesmo de encontros e reuniões fora do horário de expediente. As empresas não valorizam apenas as habilidades acadêmicas, mas também a capacidade de relacionamento interpessoal.

Apesar de ser um estágio, você deve se comportar no local de trabalho de maneira correta e profissional.

Por que o estágio é importante?

estágio

Existem muitas vantagens em se fazer estágio antes de entrar de vez no mercado de trabalho. E não estamos falando apenas em ter algo para colocar no currículo. Um bom estágio é muito mais importante que isso. Veja:

  • Jovens que passam pela experiência do estágio têm mais chances de sucesso na busca por um emprego.
  • O estágio é uma boa oportunidade para confirmar ou não os seus planos de carreira. Ou seja, você pode testar antes de entrar de cabeça na profissão.
  • Se você ainda não sabe ao certo o que quer para sua vida profissional, estágios em diferentes áreas podem lhe dar uma luz.
  • Com o estágio, você inicia sua carreira aos poucos, sob orientação, e ainda aprende a sobreviver num ambiente corporativo.
  • Você pode descobrir e/ou desenvolver novas e valiosas habilidades e competências, identificar seus pontos fortes e os gaps a serem trabalhados.
  • Com um estágio no currículo, você mostra para os recrutadores que é interessado, motivado e proativo.
  • O estágio ajuda na sua rede de contatos, com pessoas que podem apoiá-lo na hora de buscar um emprego.

O que dizem os recrutadores de estágio

Para vivenciar uma fantástica experiência de estágio, você provavelmente terá que concorrer com um batalhão de outros jovens. E a grande maioria terá que passar pelo crivo dos recrutadores.

Desta forma, você realmente deve prestar atenção nas dicas de quem faz a seleção dos candidatos. Seguem algumas delas:

  1. Capriche no currículo e na sua carta de apresentação.
  2. Demonstre interesse e iniciativa.
  3. Leia sobre os valores da empresa e mostre que você se identifica com eles.
  4. Deixe claro o quanto é importante para você aprender e praticar coisas novas a todo instante. Ou seja, os desafios são bem-vindos.
  5. Capriche no seu vocabulário. Fale devagar, corretamente e evite as gírias.
  6. Esqueça opiniões e comportamentos racistas, homofóbicos e tudo mais que pode ser considerado inaceitável num mundo corporativo.
  7. Dê uma checada em suas redes sociais. Apague qualquer postagem ou curtidas que podem lhe causar algum problema.
  8. Proficiência em outro idioma ou intercâmbio internacional contam ponto a seu favor. Isso pode ser decisivo.
  9. Mostre que você domina as ferramentas necessárias para o bom desempenho das atividades da sua área.
  10. Seja educado: sempre e com todas as pessoas.

Onde procurar pelas vagas estágios

estágio

Muitos estudantes não sabem como conseguir um estágio, ou seja, por onde começar a procura. Saiba que a própria escola, normalmente, ajuda os seus alunos com dicas legais. Muitas vezes, se você é um aluno exemplar, a escola e um professor podem indicá-lo para uma vaga. Amigos e familiares também são valiosos.

Você ainda pode procurar na internet, em websites de colocação, como o Vagas.com, Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), Indeed, Cia de Talentos, Page Talent, 99jobs, Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) e vários outros. Não se esqueça da poderosa LinkedIn.

Lembre-se que um grande número de empresas publica as vagas de estágio e emprego nos seus websites. Você pode selecionar algumas onde você gostaria de atuar, inscrever-se e segui-las.

Então, você está pronto para dar o pontapé inicial em sua carreira? Desejamos sucesso!

Se você curtiu esse post, compartilhe-o com os seus amigos e deixe aqui os seus comentários!

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+