Como está a percepção da sua “marca” na web?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Todos devem ter ouvido falar sobre o episódio do perfil do Ministério da Defesa no Twitter em que o administrador, por um descuido, publicou uma mensagem referente a um game para celulares, (ouça meu comentário sobre Twitter do Ministério da Defesa aqui). E esse episódio não é nem o primeiro nem será o último, há diversas histórias na internet sobre falta de educação, troca de perfis por administradores, comentários racistas e preconceituosos.

erro post

E para evitar constrangimentos é bom termos algum conhecimento sobre etiqueta na web ou como preferem alguns Netiqueta. A base para etiqueta na web é a mesma que utilizamos para o nosso convívio social, familiar e profissional e a principal delas é o bom-senso. Tem um ditado popular que diz: “Não faça com os outros o que não gostaria que fizesse com você”. Pode parecer clichê, mas essa é uma regrinha básica de convivência, e vale para ambientes off e online.

Vamos a algumas dicas para uma boa convivência:

Não use o Twitter se estiver com raiva! Vale também para o Facebook e para e-mails, principalmente em ambientes profissionais. Antes de publicar ou enviar qualquer mensagem, respire. Respire, conte até 10, leia de novo seu texto. E tenha bom-senso, se for o caso apague a mensagem ou reescreva de forma mais educada e proativa em busca de solução e não apenas de reclamação vazia.

Outro erro comum que vejo no Twitter e no Facebook são os textos escritos totalmente em maiúsculas. Na web, escrever assim significa estar berrando, gritando com as pessoas, então, EVITE USAR EXCLUSIVAMENTE MAIÚSCULAS! Desculpa, foi só para ilustrar. Em e-mail profissional isso pode causar problemas, não faça.

E essa vai para quem trabalha com mídias sociais. Quem tem que administrar várias páginas de empresas comerciais, perfis institucionais ou diversos sites, está sujeito a confundir o perfil pessoal com o profissional. Se acontecer, se identifique e peça desculpas. E redobre a atenção para não repetir.

Bom, são essas dicas, espero ter contribuído para evitar problemas. E lembro é melhor avaliar antes de publicar, pois as pessoas na internet são rápidas e logo sua postagem vai virar um grande viral negativo na web.

Conheça o curso online gratuito Introdução à internet, que oferece sobre internet e marketing digital.

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Patricia Canarim (@patriciacanarim), jornalista atuante em marketing e presença digital com especialização em Informação Estratégica pela UFMG. Professora nos cursos online da Nautilos Marketing Digital. Mantém o blog Patricia Canarim.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *