Como fica a poupança com a Selic em queda?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
Como fica a poupança com a Selic em queda?

Poupança com SelicCom a Selic em 10,25% e em perspectiva de novo corte, a poupança, que é um dos investimentos mais tradicionais e conhecidos no Brasil, volta ao foco das discussões.

Isso porque a queda da Selic a torna um investimento bastante interessante frente as demais opções de renda fixa. Veja como é calculado o seu rendimento:

Quando a Selic está acima de 8,5%, o rendimento da poupança equivale a juros de 0,5% ao mês mais a TR (Taxa Referencial). É válido esclarecer: a TR é uma taxa referencial para o cálculo de rendimentos de investimentos no Brasil.

Agora, quando a Selic está em 8,5% ou menos, o rendimento da poupança passa a ser correspondente a 70% da Selic mais a TR – cenário definitivamente mais vantajoso. Portanto, é preciso estar atento aos desdobramentos da Selic.

Por ser isenta de Imposto de Renda, livre de taxas de administração e ter boa liquidez, a poupança garante um retorno livre de deduções, algo que a maioria dos investimentos de renda fixa não oferece.

Qual o melhor prazo?

Como sempre reforço aqui no Webinsider, de pouco adianta estar atento aos rendimentos dos investimentos se não tiver em mente o mais importante: o sonho que se deseja conquistar com o valor investido.

Todo dinheiro poupado deve ser carimbado com um sonho, considerando a data em que deseja realizar, seja no curto prazo (em até um ano), médio prazo (entre um e dez anos) e longo prazo (acima de dez anos).

Neste momento, com a Selic em 10,25%, a poupança é indicada para sonhos de curto prazo. Contudo, é provável que a taxa caia ainda mais – considerando o desemprego, ainda alto – e poupança se tornará também indicada para sonhos de médio e longo prazo.

Investimento conservador

Quando falamos de patrimônio, capital e bens adquiridos ao longo de anos de trabalho, é importante agir de forma conservadora.

Diversificar investimentos é indicado, mas sempre no sentido de preservar o que foi conquistado.

A caderneta de poupança foi instituída no Brasil em 1861 para ser um investimento seguro e descomplicado, indicado para pessoas de baixa renda. Atualmente segue sendo uma aplicação popular. [Webinsider]

. . . . . .

http://br74.teste.website/~webins22/2017/06/06/invista-em-marketing-de-forma-adequada/

http://br74.teste.website/~webins22/2017/04/04/dieta-financeira-conquiste-120-mil-em-10-anos/

http://br74.teste.website/~webins22/2017/02/08/tenha-360-sobre-a-sua-renda-em-um-ano/

http://br74.teste.website/~webins22/2017/01/10/tesouro-direto-e-preciso-analisar-os-pros-e-contras/

http://br74.teste.website/~webins22/2017/03/03/como-comecar-investir-na-bolsa/

. . . . . .

Leia também:

http://br74.teste.website/~webins22/2016/12/09/investir-na-carreira-traz-retorno-a-medio-prazo/

http://br74.teste.website/~webins22/2017/05/09/quando-e-indicado-investir-em-cdb-e-rdb/

Reinaldo Domingos está a frente do canal Dinheiro à Vista no YouTube. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e da DSOP Educação Financeira. Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller "Terapia Financeira".

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *