Como funciona uma assessoria de imprensa?

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assessoria de imprensa

Você sabe como empresas e personalidades se comunicam com a mídia? Pessoas públicas e companhias precisam sempre estar atentas à sua imagem em veículos de comunicação. Para quem não entende muito bem os bastidores desse mundo, o papel da assessoria de imprensa é muito importante.

Assessorias ou assessores fazem a ponte entre empresas e celebridades e a mídia (jornais, revistas, TV, blogs). Dentre suas funções, entram a necessidade de aumentar a visibilidade ou enfrentar ocasionais crises de imagem. Os profissionais mantêm uma boa relação com jornalistas a fim de conseguir a cobertura de pautas, por exemplo.

Você como dono de um negócio deve querer que ele apareça na mídia, certo? Então precisa contar com a assessoria de imprensa para espalhar a palavra. Isso inclui desenvolver estratégias, agendar entrevistas, entrar em contato com veículos, etc. Neste artigo, vamos entender melhor quais são as funções desses profissionais e a importância de seu trabalho.

Envio de press releases

O press release é uma das principais ferramentas utilizadas em assessorias de imprensa. Trata-se de um texto que explique o que se deseja divulgar: um novo produto, um evento, declarações oficiais, dentre outras informações.

O press release serve como base para os jornalistas decidirem se aquela pauta vale a cobertura. O ideal é trabalhar em cima do texto para criar uma matéria, mas é frequente veículos publicarem press releases praticamente na íntegra.

Depois de escrito, o texto é enviado para os contatos de veículos e jornalistas, além de blogs e vlogs.

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Criação de press kit

Este é outro instrumento de divulgação utilizado por uma assessoria de imprensa. É um tipo de pacote para a imprensa que inclui itens referentes ao que se deseja divulgar. Isso pode incluir um press release, uma amostra, um brinde, materiais informativos, credenciais para um evento, dentre outros elementos.

Um dos principais papéis de um assessor de imprensa é manter um bom relacionamento com os veículos e o press kit ajuda a fazer isso. Não se trata, porém, de jabá, feito para tentar agradar. Todos os itens devem ter um objetivo relacionado à matéria. Aqui entra também um pouco de estratégia, a fim de se destacar sem ser chamativo demais.

Realização de follow up

Depois que press kits e press releases são enviados, a assessoria de imprensa mantém o contato com jornalistas para aumentar a chance da pauta ser coberta. Isso acontece geralmente por telefone, mas hoje vemos follow ups pelas redes ou e-mails.

Aqui entra um pouco de traquejo de vendedor. O assessor precisa tentar “vender” a pauta e convencer o profissional da mídia a produzir uma matéria ou reportagem com base nas informações que mandou. A intenção não é ser chato, mas ser lembrado mantendo um relacionamento positivo.

Monitoramento de notícias (clipping)

Esta é uma das funções mais trabalhosas de uma assessoria de imprensa. O clipping, ou monitoramento de notícias, é a mensuração do trabalho dos assessores. Ou seja, consiste em monitorar a mídia para saber quais veículos cobriram a pauta e realizaram a divulgação.

Por meio do clipping, podemos saber como a assessoria de imprensa está se saindo, além de entender melhor quais mídias são mais suscetíveis aos assuntos da empresa ou personalidade em questão.

Os profissionais da assessoria acompanham e registram todos os materiais veiculados, facilitando a procura posterior, caso seja necessário.

Organização de coletiva de imprensa

Para clientes mais conhecidos, é possível que a assessoria de imprensa marque coletivas de imprensa. A equipe convida os jornalistas para um evento, onde há declarações ou anúncios referentes a um assunto de muito interesse dos veículos.

Coletivas são muito comuns quando há crises na imagem da empresa ou personalidade e quando há um grande acontecimento, como fusões de empresas, por exemplo. Quando isso acontece, é necessário reunir os jornalistas e realizar explicações ou orientações para que eles comuniquem ao público. Normalmente, abre-se para perguntas por parte dos veículos.

Execução de media training

Mas nem sempre apenas o assessor pode falar pelo assessorado. Quando o cliente precisa fazer uma entrevista ou entrar em contato com a imprensa de alguma forma, é comum a realização do media training.

Trata-se realmente do treino para responder às perguntas de forma mais eficaz e não causar danos  à imagem da pessoa ou empresa. Para isso, o assessor repassa pontos importantes do assunto, explica o que será esperado pelo jornalista, dentre outras preparações que dependem do caso.

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A importância da assessoria de imprensa hoje em dia

Assessorias de imprensa existem há muitas décadas e seu trabalho foi padronizado durante muito tempo. Esses profissionais são importantes e devem ser utilizados por empresas de todos os portes. Assim, é possível ligar a instituição à mídia de forma direta e profissionalizada.

É importante não confundir assessoria de imprensa com publicidade. São papéis diferentes: assessores levam notícias aos meios de comunicação e publicitários realizam propaganda (o que implica na compra de espaços na mídia, por exemplo).

Ainda assim, o assessor de imprensa dos anos 70 não é o mesmo de hoje. Com o avanço da tecnologia, os formatos de comunicação mudaram bastante. Assim, o trabalho das assessorias se tornou mais complexo. É preciso estar atento às redes sociais, por exemplo.

Ao mesmo tempo, a internet trouxe novas possibilidades para a as assessorias. Hoje, não são apenas os veículos de comunicação que detêm a atenção do público. Uma prova disso é a mídia de influência.

Trata-se de pessoas que chamam a atenção por se saírem bem em algum tema ou assunto. Não são necessariamente profissionais, mas têm o poder de influenciar grandes quantidades de pessoas por meio de seus blogs, vlogs e redes sociais.

Por isso, é importante incluir o marketing de influência na estratégia e ficar de olho no que os influenciadores andam falando sobre a marca ou pessoa. Confira aqui um texto sobre a influência online.

Jornalista e produtora freelancer de conteúdo digital especializada em inbound marketing. Sempre em busca de coisas novas para ler e fascinada por aprender cada vez mais.

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