Uma das formas mais eficazes de compartilhar conhecimentos técnicos é através da organização de workshops, onde os participantes poderão aprender, na prática, sobre determinado assunto. Além de gerar mais renda, você ainda terá a oportunidade de ensinar outras pessoas sobre uma temática que você domina! Mas como montar um workshop?

Se você não possui nenhuma familiaridade com a produção de eventos, montar um workshop pode parecer um bicho de sete cabeças em um primeiro momento. Existem vantagens, riscos e dúvidas, assim como na organização de qualquer coisa que você nunca tenha feito antes – mas com um planejamento estratégico e uma boa ideia, a produção do seu workshop ficará muito mais simples.

Esse formato de evento possui um caráter educacional. É importante que você defina o principal assunto do seu workshop a partir de suas próprias qualificações: o que eu sei? Por que isso é importante para outras pessoas? O que elas estarão ganhando ao participar do meu workshop? Ao responder essas perguntas, você terá uma visão mais clara do objetivo do evento e poderá preparar os próximos passos, tais como:

  • Local e data
  • Definição do público-alvo
  • Definição da agenda do evento
  • Quantidade de participantes
  • Orçamento
  • Material necessário para a realização do workshop
  • Divulgação
  • Venda das inscrições

Outro ponto importante e que você não pode deixar passar em branco é a emissão de um certificado para aqueles que participarem do seu workshop. A grande maioria das pessoas, ao participar de eventos onde o principal objetivo é ensinar algo, dá preferência para aqueles em que existe a entrega de algo que comprove a presença dos participantes. Além de demonstrar mais profissionalismo e credibilidade, você estará enriquecendo o currículo de seus alunos – que terão, em seus históricos profissionalizantes, o nome do seu evento!

#Dica: sugerimos que, ao invés de produzir certificados no papel, você os envie de forma online através de plataformas de gestão de eventos. Além de economizar na impressão, você ainda terá total liberdade para personalizá-lo e poderá enviá-los para seus alunos de forma rápida e muito simples!

Você deve estar se perguntando: mas por que eu deveria montar um workshop? Pois bem, existem diversas razões que podem trazer benefícios para o seu trabalho ou negócio ao organizar um evento deste formato! Separei as três principais e vou explicar o motivo de cada uma ter aparecido nessa lista. Vamos lá?

Como montar um workshop e aumentar a visibilidade do seu trabalho

Se você possui um conhecimento técnico diferenciado proveniente do seu trabalho ou negócio, ensiná-lo para outras pessoas pode te trazer muito mais visibilidade do que a simples divulgação de seu serviço. E isso acontece por um motivo muito compreensível: quando você se propõe a ensinar algo, fortalece cada vez mais a imagem de especialista no assunto. Afinal, quem ensina normalmente possui domínio na execução do que está ensinando.

Por isso, é muito importante que você seja um expert sobre a temática principal de seu workshop, viu? Prepare os materiais necessários para que as técnicas sejam absorvidas pelos participantes de forma completa, faça um treinamento de oratória e evite deixar os alunos com dúvidas restantes. Se esse planejamento e preparação não forem feitos de forma cuidadosa, a probabilidade de o tiro sair pela culatra é alta. Portanto, certifique-se que você está preparado e sabe como montar um workshop antes de começar a divulgá-lo!

Você também pode investir na divulgação do seu trabalho utilizando as redes sociais. Elabore um perfil onde você consiga realizar a exposição daquilo que executa, dê dicas úteis para seus seguidores e desperte o interesse de possíveis participantes mostrando o valor da técnica que você pretende ensinar em seu workshop.

Seguindo essas dicas e realizando um workshop de sucesso, os participantes ficarão satisfeitos e passarão a indicar seus serviços para outras pessoas, aumentando (e muito!) a ampliação do alcance da sua marca ou negócio. É como matar dois coelhos com uma cajadada só: você poderá conseguir mais clientes para seu trabalho e, ainda, ganhar mais interessados nas próximas edições do seu workshop!

Gerar uma renda extra com a organização de um workshop

Organizar um workshop pode ser uma ótima maneira de conseguir uma renda extra (e, a longo prazo, pode até se tornar a renda principal). Se você realmente transmitir seu conhecimento em um evento que agregue valor aos participantes, cada vez mais pessoas irão se interessar e, consequentemente, mais inscrições serão vendidas!

Portanto, planeje com cuidado todas as etapas do seu workshop. Comece com uma breve exposição sobre a técnica a ser ensinada mostrando como chegou até ela, se outros profissionais a utilizam e exemplos da aplicação deles, como aprendê-la é importante para os presentes, como poderão replicá-la em outros trabalhos, etc. Tente apresentar um histórico do que foi analisado até o momento da decisão de ensinar sobre o assunto.

Em seguida, você pode separar os presentes em pequenos grupos de discussão para debaterem suas opiniões sobre a técnica ou assunto. Com isso você começa a gerar mais interação entre os participantes e promove o famoso “quebra-gelo”. Na sequência, ensine a técnica e mantenha os grupos para que os participantes tenham a possibilidade de reproduzirem o que você ensinou individualmente, mas ao lado de outros alunos que poderão ajudar!

Quanto mais capricho você aplicar na organização de seu workshop, mais pessoas serão impactadas de forma positiva e contarão sobre isso para amigos, colegas e conhecidos. E, dessa forma, cada vez mais interessados surgirão!

Como montar um workshop e trabalhar com o que gosta

É quase clichê dizer que as pessoas deveriam trabalhar com o que gostam, mas sabemos que isso nem sempre é possível. Mas se você possui amplo conhecimento sobre um assunto que gosta e que pode ser partilhado, uma opção é pensar na produção de eventos, como montar um workshop sobre o assunto.

Aos poucos, você irá se especializar em organizar seu workshop, estará mais confiante e poderá escolher se pretende seguir nessa carreira, expandindo as técnicas e aumentando, cada vez mais, suas turmas.

Você quer produzir um workshop? Então conheça as soluções que a Sympla oferece!

Este post foi escrito por Cecília Cury, economista, produtora de eventos e responsável pelo blog da Sympla, a plataforma com o maior número de eventos do Brasil \o/

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+