Como pescar a informação certa no mar do conhecimento

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A informação está presente em todos os momentos do nosso dia. Seja por meio do smartphone, da TV, do jornal, da internet, dos artigos que separamos para ler, ela nos ocupa e nos traz diversas possibilidades. Toda esta quantidade sem precedentes, é um cenário maravilhoso, mas também assusta e, acima de tudo, preocupa.

A diferença entre investir e gastar tempo depende da maneira como interagimos com toda essa informação pulverizada.

Como definir o que é útil, necessário e importante? Como não se sentir afogado na quantidade e aproveitar toda essa oferta para adquirir conhecimento? Como não ficar refém dos inúmeros títulos e sentir-se incapaz de lidar com tamanho volume?

Cada um tem seu tempo, sua vivência e são nestas experiências que devemos nos apoiar para escolher o relevante, o que acrescentará à nossa vida, à nossa carreira.

A parte mais difícil que separa o sucesso do fracasso é triar e chegar à qualidade.

Nós e a informação

Primeiramente, precisamos parametrizar quais tipos de conteúdo são importantes para a nossa carreira e essenciais para o desenvolvimento profissional.

Obrviamente, não é preciso se “alienar” dogmaticamente em um modelo restrito, mas ter foco ajuda e muito.

TI, marketing, economia… Quais dessas áreas podem me ajudar a ampliar minha visão? Quais estão em sintonia com os meus objetivos?

Com esta certeza, com estas definições, teremos claro o que devemos priorizar, quanto tempo e, principalmente, que atenção devemos dedicar a cada assunto.

Saber quando olhar profundamente ou apenas passar os olhos. Isto ajuda a evitar pisar sobre a linha que separa a vontade de receber informações e a acomodação mental, o “sei o suficiente para o meu dia-a-dia”, este é o grande desafio da nossa época.

É preciso se abrir para receber, absorver e treinar seu interesse em conhecer coisas novas. Sentir seu mundo ganhar novas formas e, a cada momento, ajustar sua visão para novas tonalidades, aumentar sua percepção dos micros e macros cenários, das pessoas, clarear os objetivos.

Para que o conhecimento seja nosso grande aliado, precisamos de persistência para enfrentar os obstáculos maiores.

E, acima de tudo, buscar a tríade: criatividade, perspicácia e talento.

Pois nossa evolução depende das nossas escolhas, não da inércia.

[Webinsider]

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Telma Cunha (@Ampla_Mercados), mestranda em Administração PUC/SP, pós-graduada em Administração de Empresas/Faap e Ciências da Computação/USP e bacharel em Estatística/Unicamp. Sócia-diretora da Ampla, consultoria focada em Serviços de Inteligência.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *