Líderes naturais são difíceis de serem encontrados. Não importa se você está liderando um negócio, gerenciando uma equipe ou ensinando uma classe de alunos, saber como ser um líder é importante.

Apesar de algumas pessoas nascerem prontas para ser um líder, é preciso também saber inspirar e ser o tipo de pessoa que as outros desejam seguir. Qualquer um pode assumir um papel de liderança, mas isso não significa que automaticamente você conquista a confiança e respeito dos seus seguidores.

A boa notícia é que você pode aprimorar o seu senso de liderança, para assim se tornar um líder digno de ser seguido. Tudo o que precisa é dedicação para aprender sobre como ser um líder e desenvolver diariamente essas dicas.

Primeiro, como os líderes podem atrair seus seguidores?

Os verdadeiros líderes sabem que, para realmente liderar a equipe de forma mais eficaz, precisam atrair as pessoas que desejam segui-las. O acompanhamento é fundamental para entender a liderança.

Para seguir alguém, as pessoas precisam sentir-se confiantes em seguir a direção em que o seu líder está indo. Para ter esse nível de confiança, o líder deve ter comunicado claramente qual é a direção, os principais resultados a serem obtidos e as principais estratégias para alcançar esse resultado.

Então, os funcionários estão mais capacitados e habilitados para fazer sua parte e seguir rumo aos objetivos declarados.

Um dos principais fatores que ajuda o funcionário permanecer no emprego atual é a confiança.

Dicas sobre como ser um líder digno de ser seguido

Então, vamos para a prática. Aprenda com essas dicas como ser um líder, conquistando o respeito dos seus seguidores.

  1. Mostre respeito por todos que estão ao seu redor

É fácil ser respeitoso quando trabalha com funcionários motivados e com clientes tranquilos. Mas nem sempre é assim. Muitas vezes, nos deparados com pedidos irreais vindo dos clientes ou um funcionário que sempre chega atrasado.

Mas, o verdadeiro respeito não depende de outra pessoa fazendo algo (ou não fazendo coisa alguma). Respeito significa reconhecer que todas as pessoas são dignas de respeito e merecem ser tratadas com dignidade.

Como líder, você deve respeitar até mesmo pessoas que te deixam louco ou que não fizerem uma única coisa para ganhar. Isso significa tratar as pessoas de forma a preservar sua dignidade e humanidade.

Quando você mostra respeito a todos com quem interage, promove um ambiente de cuidados que permeia o local de trabalho. Também é importante encorajar seus funcionários a tratar clientes, colegas e/ou subordinados com o mesmo respeito.

como ser um líder

  1. Comunique-se de forma clara e inspiradora

Mais do que informar os objetivos da empresa, um dos segredos de como ser um líder é saber que a comunicação clara e concisa é importante para evitar conflitos ou expectativas irreais.

Os grandes líderes entendem que a comunicação é mais do transmitir uma mensagem precisa. A comunicação é uma ferramenta para inspirar, motivar e persuadir.

Você sabe que comunicação está clara e inspiradora quando um determinado resultado é alcançado ou alguma ação é tomada. Como já diria o general Eisenhower, “liderança é a arte de fazer com que alguém faça algo que quiser, porque ele quer fazê-lo”.

  1. Seja generoso

Quando pensamos em generosidade, pensamentos de generosidade monetária. Para manter os funcionários felizes, é necessário dar presentes, bônus e aumentos salariais regulares.

Embora isto seja certamente um ótimo aspecto de generosidade, esse sentimento vai muito além.

A verdadeira generosidade envolve ser uma pessoa encorajadora e responsável. Dar aos funcionários o verdadeiro crédito quando eles têm uma ótima ideia. Ser gentil quando as pessoas cometem erros.

Não é incomum ver alguém em uma posição de liderança assumir o crédito pelo trabalho dos outros, mas os verdadeiros líderes são generosos com o crédito.

Ser generoso na medida certa é um dos segredos sobre como ser um líder. Isso também significa abrir um pouco de mão do controle e dar chance aos que estão a sua volta de assumir responsabilidades extras.

  1. Expresse sua paixão pelo que faz

Paixão, quando é verdadeira, se torna contagiosa. Quando você realmente é apaixonado pelo o que faz, seu entusiasmo motiva pessoas que estão a sua volta.

Mas ser apaixonado por algo não é suficiente: Você também precisa expressar sua paixão para aqueles que trabalham com você.

Quando sua equipe sente que você tem uma paixão genuína e profunda pelo que faz, eles têm a sensação que tudo o que estão fazendo vale a pena e que estão em um caminho para algo maior.

  1. Seja humildade

Ser humilde no local de trabalho não equivale a não tomar crédito pelas suas ideias ou trabalho feito, ou deixar outros caminharem por você. Significa assumir a responsabilidade pelos seus erros e reconhecer quando alguém de sua equipe pode fazer algo melhor do que você.

É preciso uma pessoa forte e confiante para ter humildade. Às vezes, as pessoas pensam que admitir que você está errado é um sinal de fraqueza, mas, de fato, o contrário é verdadeiro – quanto mais honesto e aberto você for, mais pessoas irão respeitá-lo como líder.

  1. Assuma a responsabilidade por suas decisões

Uma das maiores responsabilidades sobre como ser um líder é tomar decisões. Mas, grandes líderes tomam decisões difíceis e assumem a responsabilidade pelos resultados dessas decisões.

Não importa o quão cuidadosamente uma decisão é analisada, mesmo decisões ruins são obrigadas a ser feita, e você, com líder responsável pela equipe, deve assumi-las.

Um líder não tem medo de tomar essas decisões, e sabe que evitar riscos também significa perder potenciais oportunidades. Também é importante ouvir outras opiniões em relação a decisão informada, mas assumir a responsabilidade final cabe somente a uma pessoa.

como ser um líder

  1. Mostre coragem, mesmo quando está com medo

Todos sentirão medo de algo em algum momento. Medo de assumir riscos, medo de fracassar ou medo de competir. Mas líderes inspiradores seguem em frente, apesar desse medo e mostram coragem diante da adversidade.

Líderes corajosos sabem que não são nada sem sua equipe, e estão a admitir que não sabem de tudo. Eles entendem que as vezes, suas decisões serão impopulares, mas seguirão em frente.

Mas, nunca esqueça, independentemente da sua posição na empresa ou negócio, mesmo que seu trabalho atual seja um funcionário valorizado, você pode se tornar um líder que outros funcionários desejam seguir.

O importante sobre como ser um líder é aprender e aprimorar a liderança todos os dias. E você, sabe como aprimorar sua liderança? Compartilhe conosco sua experiência e deixe sua dica para ser um líder melhor.

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+