Conectado

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

conectado.jpg Em poucas horas deve chegar pelo correio um exemplar do Conectado, livro de Juliano Spyer.

Você já deve conhecer o Juliano por aqui. Há alguns anos fui impactado por um projeto dele, iniciado em 2003, o Vivasp450.com. Ele montou um case: a partir de um motivo (o aniversário de 450 anos da cidade de São Paulo e o sentimento de pertencimento), um parceiro difusor (rádio Eldorado) e um patrocinador (a Secretaria de Cultura) criou um ambiente de comunidade antes de quase todo mundo.

O VivaSP logo se tornou um maravilhoso site de conteúdo colaborativo que obteve adesão imediata e produz até hoje crônicas e fotos de qualidade. Custou muito pouco mesmo, basicamente investido no desenvolvimento de uma plataforma onde o usuário pode publicar textos e fotos livrementes e ainda escolher em que seção deve ser encaixado o conteúdo.

O resultado foi um ambiente de valor, uma campanha de comunicação que frutificou e persiste saudável e funcional até hoje, gerido pelos próprios leitores e colaboradores.

Impactado pelas idéias e os resultados obtidos pelo Juliano, foi quando pensei em uma solução semelhante para o Webinsider, um sistema onde o leitor pudesse fazer coisa parecida e publicar seus artigos. Só dois anos depois conseguimos abrir o Outrolado, ainda jovem hoje, mas totalmente grato ao Juliano pelo que ele ensinou.

Agora chega às livrarias o Conectado, o que a internet fez com você e o que você pode fazer com ela).

Juliano é um pensador e entende porque as pessoas colaboram, gratuitamente, na internet e oferecem conhecimento pelo qual normalmente cobrariam para produzir.

É um livro humanista e didático, acredito, por conhecer bem o Juliano. Assim que ler vamos voltar ao assunto.

E você, já leu e quer comentar? [Webinsider]

………………………………………………………….
Publicado pela Jorge Zahar Editor. Baixe o arquivo em PDF contendo índice e introdução de Conectado.

Compre pelos sites da Livraria Cultura, Saraiva ou Siciliano.

.

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

2 respostas

  1. Logo depois de ter lido A Inteligência Coletiva, do Pierre Levy, devorei o Conectado.
    O primeiro, de 1998, é repleto de intuições sobre a emergência do coletivo; o livro do Juliano, de 2007, é o próprio coletivo emergido. Conectado é daqueles exemplos de alta dose de informação com o tom certo de didatismo, sem um pingo de chatice. Conectado é o link certo para se entender as múltiplas singularidades do coletivo. Imperdível.

  2. Wikinomics

    Outro livro bem bacana sobre colaboração em massa é o Wikinomics – Como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio.

    Fala sobre cases da internet como o Flickr, Youtube e Wikipedia, e de outros cases em diversos segmentos que se beneficiaram com um modelo colaborativo de produção e inovação, como Linux e Projeto Genoma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *