Conteúdo faz você aparecer no Google lá em cima

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Você é daquelas pessoas que gostam de aparecer? Você adiciona desconhecidos só para ter mais amigos no Orkut? Você fica mandando scraps para os outros só para que eles respondam e aumentem a quantidade de recados no seu perfil? Você participa de todos os fóruns e comentários para ficar conhecido na rede? Você força a barra para seus amigos visitarem seu blog? Você é uma empresa e quer usar a internet para melhorar sua imagem ou suas vendas?

Se respondeu “siiiiiimmmmmm” a pelo menos uma destas questões, então você também está preocupado em aparecer no Google.

O Google é o maior e mais eficiente sistema de buscas da internet. Seu ranking de resultados está baseado na relevância, de acordo com os termos que você digitou no campo “pesquisa”. Então, pense cá comigo: se os primeiros resultados são os mais relevantes, significa que estar no alto da página de pesquisa do Google é o equivalente internético de aparecer na TV Globo. Entre as milhares de notícias de todos os dias, ganham espaço somente aquelas que a emissora considera “relevantes” para seu público.

Usar estratégias para ser encontrado pelo Google é como fazer cartazes usando palavras–chave para conseguir ser filmado pela TV durante uma transmissão de jogo de futebol. Se você escreve palavras que são importantes para a emissora, suas chances de ser focado pela câmera são bem maiores (por isso que as pessoas colocam nos cartazes a logomarca da emissora ou o nome do “Galvão”). Se o seu cartaz tiver apenas “mamãe, olha eu aqui”, vai ficar mais difícil.

Por conta dessa classificação por relevância, o Google acaba funcionando como um atestado de credibilidade. Para ser alguém na vida da rede, é preciso aparecer no sistema de busca. E assim como as pessoas aprenderam a escrever determinadas palavras nos cartazes para aparecerem na televisão, hoje existem diversas técnicas que auxiliam um site ou alguém a aparecer no Google. De preferência, entre os primeiros resultados.

Não sou nenhuma especialista em internet, muito menos em sistemas de busca, mas aprendi alguns truquezinhos que posso compartilhar (e se eu falar alguma bobagem, alguém me corrija, por favor). Digamos que você tenha um blog e deseje que ele seja listado no Google. O primeiro passo é fazer com que outros sites tenham links para seu blog. Sabe por quê? Porque o sistema de relevância do Google considera mais importantes aqueles sites que são citados por outros. Portanto, se você tem um blog que não é lincado em nenhum outro lugar da rede, você nunca vai aparecer no Google. Estará condenado ao ostracismo virtual.

Mas, como fazer para seu blog ser lincado em outros sites, sem ter que arriscar sua dignidade implorando isso aos amigos? Crie um segundo blog! (Mas não qualquer blog, calma…) Assim, em cada um deles você coloca um link para o outro. Para subir na lista do Google, é preciso estar lincado a várias páginas, não em apenas uma. Só não vale criar blogs “fantasmas”, é melhor caprichar no conteúdo do original e tentar despertar para ele a atenção de outras pessoas na rede.

Isto porque blogs “fantasmas” com o objetivo de apontar links para seu site podem produzir efeito contrário – você pode ser banido. Dois blogs iguais, com links um para o outro, podem ser considerados spam e o Google imediatamente os banirá. É importante perceber também que estamos falando de publicações em escala pessoal e não em sites comerciais, ok?

Apesar da importância de se estar presente em outros sites, não é apenas isso que torna o seu espaço mais popular na lista do buscador. Ainda considerando a relevância, é preciso que o conteúdo seja coerente. Um site sobre vinhos, por exemplo, vai estar melhor colocado na relação se o nome, a descrição do site e o conteúdo dele forem integrados, “falem” a mesma língua e sobre o mesmo assunto.

E assim, chegamos à questão do conteúdo. A escolha das palavras certas que levam um site a ser bem colocado no Google é tão importante que virou até disciplina de marketing. Assim como existe marketing de relacionamento, marketing viral, endomarketing e outros, também existe o search marketing.

Um exemplo bem superficial de utilização desta ferramenta é: descobrir quais palavras devem estar no texto do seu site para que ele apareça quando determinados termos forem digitadas na caixa de pesquisa. Se um site especializado na programação cultural da cidade descobre que as pessoas fazem a busca das atrações através da expressão “peças de teatro”, é importante que o texto do site contenha essa expressão. Assim, a combinação entre vários links para sua página e conteúdo relevante vai fazer com que a colocação do seu site no Google seja cada vez melhor.

Essas informações valem para quem quer aparecer no site de busca, mas também para aqueles que desejam obter melhores resultados nas suas pesquisas. Se você sabe como o Google funciona, pode navegar melhor pelos sites listados. O primeiro site da lista pode ser o mais relevante segundo os critérios do Google, mas não segundo os seus. Portanto, talvez valha a pena dar uma olhadinha nos últimos colocados da pesquisa.

Para que os objetivos de busca do Google coincidam com os seus, é importante que você escolha as palavras certas para colocar no campo de pesquisa. Um exemplo bem atual: digamos que você deseje achar referências sobre alguém que se chame “Katilce”, mas que não tenha nada a ver com felizarda que ganhou um selinho do Bono Vox no show do U2 no Morumbi. Se você digitar somente “Katilce”, vão aparecer milhares de páginas com referências à bancária de Volta Redonda. Então, o melhor é você colocar o nome e um sinalzinho de menos (–) antes de “U2”. A pesquisa só vai mostrar as “Katilces” que não tenham relação com o show, e daí talvez você encontre a sua.

Já os interessados na celebridade instantânea, se fizerem uma busca sobre ela, talvez acabem caindo aqui no texto. Essa “armadilha” é para exemplificar as dicas ali de cima. O Webinsider é um site altamente lincado. Juntando isso às palavras que eu escolhi (Katilce, U2, selinho, Bono Vox – as mais representativas do acontecimento), é muito provável que este texto apareça bem colocado no Google quando alguém pesquisar sobre a moça.

O Google é mais conhecido pelo buscador, mas suas outras ferramentas (Gmail e Google Earth, por exemplo) também são inovadoras e estão provocando uma revolução nos hábitos das pessoas e na forma de fazer publicidade (veja aqui neste fotolog como as empresas que anunciam em telhados ganham mais visibilidade por causa do Google Earth – uma dica do Blue Bus). Apesar de tudo, não passam disto: ferramentas. A melhor utilização de cada uma delas, inclusive do buscador, depende muito mais do cérebro humano do que da tecnologia do software.

E um outro alerta, que pode parecer óbvio: por mais que a gente compare o Google a um oráculo e que estar lá signifique algum tipo de credibilidade, é preciso lembrar que nem tudo que está na rede presta, e nem tudo é verdade. Por isso, a busca na internet só está completa depois que os resultados passam por um filtro muito mais poderoso: o do seu discernimento. [Webinsider]

……………………………………………..

Este texto de Adriana Baggio foi publicado no Digestivo Cultural

Adriana Baggio (adriana@caixadetexto.com) é é redatora freelancer, faz doutorado em Comunicação e Semiótica na PUC-SP e ensina em cursos universitários de Comunicação Social.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

53 respostas

  1. Muito interessante o artigo, eu sabia que ele fazia busca através de palavras chaves, mas que outras ferramentas ajudasse foi legal…

  2. Gostei das dicas e da forma didatica como colocou.
    A fim de compartilhar meu conhecimento ao longo desses 15 anos com alguns clientes resolvi escrever um manual sobre como aparecer no google e nos demais buscadores.
    O manual está sendo divulgado atraves do meu sitio http://www.emersonpereira.com.br e é voltado comerciantes, pessoas fisicas entre outros

  3. o sistema de busca é uma ciência em pleno desenvolvimento que esta saindo do controle eu abandonei um blog[v-bazardigital]e ele foi indexado e apareceu nas buscas sem ter se quer um único link direcionado a ele e é um blog feito nas coxa não sei nem se vou continuar com ele mas descobri que conteudo não é tão importante assim para aparecer nas buscas o conteúdo é bom e necessário para fidelizar o visitante para que ele volte sempre mas a quem goste
    só de azul e quem goste só do amarelo,quem vai decidir se o conteúdo é bom, é quem fez a busca não quem fez o blog

  4. dae rapaziada, muito legal esta materia, se você tiver intereçe em ganhar dinheiro na internet, ou saber como utilizar o alertpay e paypal para fazer transferências para sua conta, se você quer aprender a usar os famossos PTC e obter um lucro real de uma passada la no blog que você não vai se arrepender :)http://lucroptc.blogspot.com/
    abraço

  5. Realmente muito interessante, eu possuo um site na rede: http://www.passevirtual.com que serve para mostrar detalhes dos serviços para os clientes mas daqui a alguns meses receberemos mais técnicos, então a demanda para trabalhos irá precisar ser maior, preciso me preoupar a divulgar o site pela rede.

    Att, Levi (Passe Virtual)

  6. Olá, muito interessnte esse artigo.
    Hoje criei meu Blog, nele colo tudo que tenha a ver com vestibulares, que fico sabendo e pretendo abranger, pondo dicas e e publicando alguns artigos, tudo voltado ao assunto, mas não aparece nas pesquisas do Google, aí fica difícil de eu ajudar alguém.

    Muito bom, mesmo esse artigo…
    Convido-lhes para uma visita: http://merianjos.blogspot.com/

  7. Gente, pra quem gosta de novidades na área de televisão de lcd ou plasma, de diversas polegadas ou marcas, vai uma dica legal:

    Vale a pena dar uma conferida. Quem quiser importar a um bom preço esse site tá muito legal.
    Como eles mesmos dizem: YOUR LCD-PLASMA TV AT THE BEST PRICE ONLINE. The major brand names at the best prices, and with fast delivery! Looking to buy a TV online? Youll find the best buys, excellent service and cheap TVs listed here. http://lcd-plasma-tv.zliostore.com: tv, television, plasma, lcd, hdtv, best, low, cheap, prices, online, brand, fast, delivery. Serve ao menos para comparar com os preços nacionais, afinal todos sabemos que a tv de lcd e plasma e hdtv são o futuro das tele-comunicações!
    O site é:

    http://lcd-plasma-tv.zliostore.com

    http://lcd-plasma-tv.zliostore.com

    YOUR LCD-PLASMA TV AT THE BEST PRICE ONLINE

    Esse é o site pra quem quiser.

  8. Muito interessante e legal seus comentários.

    Aprendi muito.

    Gostaria de deixar uma dica pro pessoal pra dar uma conferida no meu blog (estou apenas iniciando) que vai fazer comentários sobre diversos livros da área jurídica (livros de Direito em geral), mostrando também onde se pode encontrar livros da área jurídica com preços mais baixos, mais acessíveis, com promoções, livros baratos mas de qualidade e muito mais. Pra quem for estudante ou profissional da área vai ser bem interessante. E vai ser muito bom também receber comentários sobre os livros jurídicos.

    O site é:

    http://livrosdaareajuridica.blogspot.com/

    http://livrosdaareajuridica.blogspot.com

    livros da área jurídica

    Um abraço a todos!

  9. Estas dicas são realmente otimas; mas gostaria de saber como faço para criar um blog;se ppreciso ser crack em web dsign ou não e qual o melhor provedor de blogs para criar e qual o melhor assunto a tratar

  10. Seu artigo foi realmente muito interessante. Você conseguiu exprimir em poucas palavras e de forma concisa o escopo de como conseguir se colocar melhor no google.
    Eu, particularmente, posso usar meu caso para ilustrar seu artigo.
    Ao pesquisar dvds raros no google eu sou o primeiro da lista, porém ao procurar filmes raros não consigo figurar na primeira página e depois de ler seu artigo entendi o porquê. Meus antecessores – os primeiros da lista – possuem links em diversas outras páginas e, pelo crivo da relevancia, estou quase impedido de ultrapassá-los
    Muito Obrigado. Muita Paz e sucesso em sua carreira
    Cordialmente
    Emerson Pereira – http://www.emersonpereira.com.br/dvds.htm

  11. Gostei dos comentário, sempre é bom estarmos aprendendo e gostaria de divulgar o meu site que é o http://www.efetivo.com.br que é um site de Empregos e vagas Efetivo. Seu site de empregos
    e tem como descrição Empregos e Vagas Efetivo. – milhares de novas vagas de empregos e trabalho. Cadastre aqui o seu currículo. Emprego é Efetivo.
    e de palavras chave empregos, vagas, emprego, agencia, trabalho, curriculo, curriculum, estagio, vagas de empregos, vaga, recolocaçao profissional
    att
    Edilson

  12. vc pode me dar umas dicas , por favor onde acho um progama de indexar paginas nos deretorios e foruns automaticmente e que seja em portugues, obrigado

  13. É um enorme prazer saber que na rede podemos encontrar pessoas, que assim como nós, se predispõem a, de forma gratuita levar informação às pessoas e, informação, é o passo primeiro dos que buscam a cidadania. O que quer a SoucidadãO, é trabalhar com a Arte e a Cultura. Porém, sobreviver ao mundo de informação e possibilidades da rede, é também uma arte e que a SoucidadãO está aprendendo na marra para divulgar seu trabalho com o Grupo Triohm e uma personagem de história em quadrinhos, o Abóbora criada em 1986 por Hudson Clédio, com suas aventuras repletas de ação e humor.
    Abóbora já foi publicado diversas vezes, inclusive na revista PIUM da Oficina de Quadrinho e Cartum do Curso de Comunicação Social da UFC que abrira as portas para jovens talentosos numa extensão do curso através de Geraldo Jesuíno, coordenador do curso, editor da revista e uma verdadeira lenda viva do quadrinho cearense.
    O primeiro número da PIUM saiu da imprensa da UFC, hoje Editora UFC, em 1985 e logo no ano seguinte o Abóbora figurava em suas páginas junto a outras personagens de outros desenhistas. Na época eu tinha apenas 14 anos e a PIUM era apenas um jornalzinho, mas sua repercussão no meio foi enorme e (Deus!), eu estava lá, entre grandes nomes do quadrinho cearense tais como o próprio Geraudo Jesuíno, que tocava a Oficina para frente, na garra!Outros grandes nomes dos quadrinhos nacional colaboravam. Dentre eles estava Sinfrônio (bancário na época), Falcão (isso mesmo! É aquele que se traja com aquelas roupas extravagantes e canta um brega cheio de humor e inteligência), Fernando Lima, PC, Bi, Silas (O incrível Silas), Walber Feijó, Gifoni, entre outros. – diz Hudson Clédio; e nos dá muita força encontrar pessoas como vocês que dispõe do seu tempo para se dar ao trabalho de compartilhar conhecimentos próprios em prol de outros.
    Parabéns.

  14. É um enorme prazer saber que na rede podemos encontrar pessoas, que assim como nós, se predispõem a, de forma gratuita levar informação às pessoas e, informação, é o passo primeiro dos que buscam a cidadania. O que queremos é trabalhar com arte e sobreviver ao mundo de informação e possibilidades na rede é também uma arte que estamos aprendendo na marra e nos dá muita força encontrar pessoas como você que dispõe do seu tempo para se dar ao trabalho de compartilhar conhecimentos próprios em prol de outros.
    Obrigado e parabéns.
    PS: visita nosso blog e comenta e se você gostar adiciona nosso link. Desde já te peço permição para adicionar o seu. Aguardo resposta.

  15. Eh muito interessante saber disso,a cada dia que eu fico na internet,eu to ficando menos tempo no orkut e procurano alguma atividade legal que me enriquece meu conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *