Copa do mundo e eleições testam publicidade online

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O grande dia está chegando. Em 9 de junho começa a Copa do Mundo. O Brasil é o favorito, tem os melhores jogadores do mundo e uma das mais apaixonadas pelo esporte. É o país do futebol.

Os jogos serão pela manhã e tarde, no horário oficial de Brasília. Em dias de semana. Estaremos em nossas mesas, analisando propostas, acertando contratos, planejando para nossos clientes. Ok, mas então não vamos ver a Copa?

A Globo.com, através de seu site globoesporte.com irá transmitir na íntegra os jogos da Copa do Mundo apenas para 280 mil associados, através de imagens cedidas pela SporTV. Este número deve aumentar assim que a W/Brasil colocar sua campanha no ar. Não é um excelente canal para anunciar?

Nos jogos do Brasil normalmente as empresas dispensam os funcionários mais cedo ou, em situações críticas, colocam uma televisão para que todos assistam aos jogos. Mas e os outros jogos? Quem gosta de futebol vai querer ver os jogos da Argentina, os nossos adversários diretos, o Japão com o Zico, Portugal com Felipão, Inglaterra com Beckham e assim vai. Nestas horas vamos procurar a cobertura de portais como UOL, Terra, Yahoo e Gazetaesportiva.net. Boa parte de trinta milhões de usuários vão encontrar soluções para acompanhar os jogos.

Oportunidades

Imagine o dia de uma pessoa que está louca para ver os jogos da Copa, mas não pode deixar o trabalho de lado. O grande lance dessa mídia é oferecer a esse cara uma informação relevante e dizer a ele: ?A marca X lhe trouxe isso. Estamos sempre pensando em você?.

Já pensou a sua marca estampada nos 90 minutos de jogo do Brasil? Qual outra mídia dá uma exposição dessas? Ou mensagens SMS enviadas às pessoas informando sobre atualidades da Copa. Que fanático por futebol não quer saber o time que o Parreira colocará em campo? Uma hora antes do jogo, é obrigatório divulgar a lista. Lista divulgada, SMS enviada a celulares do seu público-alvo informando a escalação e a sua marca assinando essa prestação de serviço.

Muitas idéias podem ser usadas. Durante a Copa do Mundo os sites serão mais acessados, principalmente os canais de esporte e notícias.

Diversos serviços já estão prontos para atender a demanda esperada, mesmo fora do computador, como o da Hands e Folha Online (patrocínio do Itaú), que lançam um site móvel para acesso em celulares e palmtops, contendo as informações completas sobre o mundial. O site é gratuito. É só digitar wap.folha.com.br/copa no navegador de qualquer celular de tela colorida. Em PDAs é necessário ser um usuário cadastrado na Hands.

Depois da Copa vêm as eleições

Em agosto já começa a corrida para as eleições. Políticos apostarão muito na internet, ao menos eu acredito nisso, como plataforma de comunicação e canal de relacionamento.

As pessoas poderão acompanhar planos de governo, datas de debates, pesquisas online e ler sobre seus candidatos em sites de notícia e nos especializados em política. Novamente podemos esperar aumento de acessos.

Nossos clientes podem usar esse interesse especial (por um bom motivo como a Copa ou mesmo um trágico como uma onda de crimes) como grandes oportunidades de mídia. Uma marca poderia fazer um anúncio no UOL sendo solidário na época dos ataques? Ou abrir fóruns de discussão patrocinados?

É preciso saber usar, claro. Mas o que importa é que a internet, especialmente em período de Copa ou eleições, faz as pessoas conversarem e trocarem mensagens e vídeos. Uma oportunidade que deve ser testada e bem usada, sem depender de orçamentos grandes. [Webinsider]

Felipe Morais é diretor da FM Consultoria em Planejamento. Coordenador do MBA de Marketing Digital e do MBA de Gestão de Ecommerce da Impacta. Autor do livro Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. e inegável que a copa do mundo é o evento que melhor mexe com a emoção do brasileiro…
    se o brasil ganha a uma copa do mundo é marivolhoso.mas para quem? talvez uma grande minoria de empresários envolvidos direta e indiretamente sejam os grandes beneficiados.além é claro dos jogadores participantes.mas e a grande maioria da populaçao? que recebem salários de fome,após a copa continuam na mesma situação. é claro que devemos comemorar um espetáculo tão grandioso como a copa do mundo…mas o que não se pode ludibriar o povo brasileiro…como dizia o garnde Cazuza o tempo não pára.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *