Coworking. Tendência? Inovação? Novo mercado de trabalho? Do que mesmo estamos falando? O nome pode parecer difícil, mas na tradução literal trata-se de um lugar com conceitos de trabalho inovadores, onde profissionais dos mais diversos segmentos compartilham o espaço físico, as despesas básicas, algumas ideias e muitos ideais.

Imagine: você tem uma estação de trabalho e por ela você paga um valor justo, utiliza salas de reuniões, áreas comuns, espaços de convivência. E ainda tem a oportunidade de conviver com profissionais que podem vir a colaborar com seu negócio e vice-versa.

A proposta dos coworking é dar flexibilidade, facilidade e inspiração para os empreendedores. Para isto, os espaços são bem planejados para incentivar a criatividade, os brainstorms, as conversas colaborativas. Acredite, o espaço físico conta, e muito, na hora de focar no processo criativo. Dica esperta: experimente ser um coworker. Comece por um dia, um mês, um ano, você vai sentir a diferença, não vai querer largar mais.

Inove, coworker!

Vamos considerar que você já é um cowoker, ok?

Daí você decidiu que quer frequentar o seu escritório compartilhado três vezes por semana. Tudo certo! Como você trabalhará nesses três dias para extrair o máximo desse ambiente enquanto o ocupa?

Você tem algumas opções:

  1. Entrar, dar bom dia, sentar-se na sua estação de trabalho, colocar o fone de ouvido e quando der a hora de ir embora, levanta e vai.
  2. Entrar, dar bom dia, pedir/fazer um cafezinho, oferecer para o colega da estação de trabalho vizinha. Perguntar sobre o trabalho dele e fazer de situações como esta uma oportunidade para conhecer seus colegas de coworking e as possibilidades de trabalharem juntos.
  3. Propor workshops esporádicos, de forma que tantos os coworkers conheçam sua área de atuação e seus projetos, quanto você conhecer os trabalhos dos demais. A ideia é propor uma troca, onde cada um oferece informações sobre as respectivas áreas que dominam.

Estas opções que levamos tamos aqui, são apenas alguns exemplos de como você pode utilizar um coworking a seu favor. A ideia é que este ambiente seja bem mais que um local para trabalho, ou para reuniões, seja um constante networking, uma janela para o mercado.

Quanto mais você se dedica, mais seu perfil profissional se destaca. Quem conhecer o linkedin, por exemplo, sabe que quem se dedica a este canal social tem muito mais probabilidade de ver o perfil profissional se desenvolver. Dentro de um coworking a dinâmica é parecida, quanto mais você se dedica e mostra seu trabalho, mais ganha destaque.

Marketing Pessoal e empreendedorismo

Muitos pensam que empreender está diretamente ligado à ideia de ter um negócio próprio. Acredite, é possível empreender onde quer que você esteja. Dá para empreender dentro da empresa para qual trabalha, dá para empreender fazendo um freela, dá para empreender num projeto sem fins lucrativos, dá para empreender colaborando com um colega de trabalho.

De acordo com o site Administradores, empreender é o modo de pensar e agir de forma inovadora, identificando e criando oportunidades, inspirando, renovando e liderando processo. O que queremos dizer com tudo isto? Se você está em um coworking, ambiente propício ao empreendedorismo, você tem grandes chances de potencializar seu lado empreendedor e, consequentemente, explorar seu marketing pessoal.

Investir em você é isso: dedicar-se ao que acredita e por consequência ver seu lado pessoal e profissional se tornarem um só, afinal, você passa a ser reconhecido pela diferença que faz no seu meio de trabalho e na sua vida como um todo.

Sempre que ouvir falar que os coworkings são ideais para networking, pense que esses contatos serão essenciais para sua evolução no mercado de trabalho. Se você conhecer pessoas capazes de impulsionar suas ideias, sem dúvidas se tornará um empreendedor nato!

Se depois de todas essas dicas você ainda ficou com alguma dúvida do potencial dos coworkings, sugerimos que faça o teste. Viva esta experiência, arrisque descobrir o que você tem de melhor a partir da visão de outros profissionais, jogue-se no mercado de forma promissora. Ah, e claro, volte aqui para nos contar tudo que viveu.

Para viver essas experiências e conhecer alguns desses espaços o BeerOrCoffee te ajuda a acessar +400 espaços de coworking em todo Brasil, [encontre aqui] um pertinho de você e teste um dia grátis!

Até a próxima! 🙂

Equipe BeerOrCoffee

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+

  1. Carlos Alberto

    Achei muito interessante a proposta. Eu sou Corretor de Imoveis e posso conseguir uma sala a um preço justo, alem de conviver com outros profissionais e trocar ideias. Vou pesquisar. Obrigado pela valiosa dica.