Criar um e-commerce ou abrir uma loja física?

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comprasDe acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce está ganhando espaço frente às lojas físicas. Apresentando um crescimento 27% maior que o do ano anterior, o mercado digital arrecadou cerca de R$ 39 bilhões em 2014.  Para o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), as vendas físicas não chegaram a dar prejuízo, mas apresentaram uma taxa de crescimento menor do que a do primo digital. Em 2014 o índice de crescimento do varejo físico não ultrapassou a marca dos 5%.

As vantagens de criar um e-commerce

Não é nenhuma novidade que o e-commerce já é um dos mercados que mais cresce no Brasil e no mundo. Com baixo investimento inicial e ótima rentabilidade, os empreendedores perceberam que essa nova forma de vender produtos e serviços pode ser uma opção vantajosa. O comportamento dos clientes tem mudado devido à expansão da internet e a facilidade, rapidez e dinamismo que ela proporciona. Os consumidores têm optado pela comodidade e praticidade na hora das compras.

Mais do que a diferença óbvia entre uma loja virtual e uma física, os diferenciais do e-commerce são inúmeros e poderão ser determinantes para o crescimento do seu negócio. Da praticidade de compra ao atendimento 24 horas por dia.

Confira as cinco vantagens em se criar um e-commerce

Menor investimento inicial

Ao contrário do que alguns podem imaginar, ter um e-commerce também demanda um importante investimento inicial. Enquanto para a loja física é necessário ter um espaço físico para atender os clientes, receber o pagamento, apresentar os produtos e armazená-los, na loja virtual será necessário uma plataforma responsável pelo conjunto de dados, logística, automação do processo de vendas, segurança das relações comerciais e, em alguns casos, um espaço para estocar os produtos. A questão é que os valores necessários para desenvolver uma plataforma de e-commerce e arrumar um espaço de estoque são menores do que o que é preciso para montar a estrutura de uma loja física.

Grande abrangência 

Outro fator importante é que a internet tem um alcance global, permitindo que a sua loja seja acessada por pessoas de diversos lugares do mundo. É claro que, nesse caso, é preciso levar em conta a sua logística. Existem e-commerces que vendem para o mundo todo e outros que possuem uma área de atuação mais restrita, em uma cidade ou região. Porém, caso surja a necessidade de expandir o seu negócio, você não precisará abrir um novo endereço e montar uma nova estrutura física de atendimento.

Disponibilidade

Os custos para manter uma loja física aberta 24 horas por dia, durante sete dias por semana, são enormes. O e-commerce oferece essa vantagem de poder ser acessado de qualquer lugar, a qualquer hora do dia, de um celular ou computador, da rua ou de dentro de casa, bastando que o consumidor possua um cartão de crédito e internet. Porém, fique atento: para que isso ocorra sem problemas, é preciso que seu site funcione corretamente e seja desenvolvido para se adaptar a diferentes plataformas.

Baixos custos de divulgação

A internet oferece diversas formas de investimos baratos para você divulgar seu e-commerce. É claro que uma loja física também pode utilizar esse meio para se promover, porém, a loja virtual tem a vantagem de poder desenvolver conteúdo, links para as suas redes sociais e promoções dentro do seu próprio espaço virtual. Fazer um excelente trabalho de SEO poderá diminuir muito os seus custos futuros em busca de novos clientes.

Praticidade na hora das compras

Outros dois fatores importantes do e-commerce são a sua praticidade e rapidez. Os consumidores, muitas vezes, fazem suas compras por impulso. Não precisar se deslocar para fazê-las torna essa relação comercial muito mais certeira. O tempo gasto numa transação comercial pela internet é muito menor do que o que seria necessário para o consumidor se deslocar até a loja. Porém, é importante que o seu site mostre credibilidade, ótimo serviço e atendimento, e ofereça segurança aos dados de seus consumidores. Caso contrário, eles não voltarão a comprar seus produtos ou serviços. [Webinsider]

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Leonardo Machado é estrategista de marketing digital e redator do blog Marketing Review.

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