A convergência entre mídias digitais tem potencial pouquíssimo explorado, pois permite um mundo de idéias, ações e divulgações a serem feitas. Neste caso aqui, vamos considerar internet, celular e PDAs como mídias, apesar de uns criativos acharem que não.

O intuito deste artigo é focar em ações com interação entre internet e celulares. Cada vez mais vemos ações com bons retornos aos clientes que apostam na internet e a olham como algo que vai além de e-mails, Orkut, MSN e notícias. Quando trabalhadas, as duas plataformas de comunicação podem ser bem potentes.

Algumas possibilidades são ações onde as pessoas entram em um determinado site e baixam produtos para o seu celular ou mesmo enviam um SMS para um site e participam de promoções. São as mais usadas no momento, mas a interação não se restringe a isso.

Um grande case, desenvolvido pela DM9DDB em parceria com a Tellvox para o produto TWIX é da campanha Chocolate, Caramelo e Biscoito, onde até a turma do Pânico na TV participou.

As pessoas entravam no site e encontravam brincadeiras para enviar a amigos ou baixar em seus aparelhos. Foram milhares de downloads do hotsite da promoção para os celulares das pessoas, um exemplo de interatividade bem pensada. Claro que depende muito do público que se deseja atingir e normalmente produtos focados em jovens têm resultados mais satisfatórios.

Mas os celulares não vão ficar apenas nessa onda de baixar produtos do site para configurar e personalizar o seu aparelho. Celular não serve apenas para jogar ou tirar fotos dos amigos; assim como já foi o tempo em que era apenas um aparelho para fazer e receber ligações. As inovações estão surgindo a cada dia e é preciso acompanhar de perto.

Os novos celulares podem acessar a internet, podem pagar contas como no seu computador e até localizar ruas e avenidas.

Graças à acirrada concorrência das operadoras, aparelhos que fazem tudo isso estão à disposição a preços relativamente baixos. Celulares estão se tornando (se já não são) computadores pessoais que fazem ligações. Os smartphones já são assim e a tendência é que o seu mercado cresça, ou mesmo que os celulares convencionais estejam caminhando oferecer ferramentas semelhantes às dos smartphones.

Dentre essas inovações, destaco o novo sistema de pagamento via celular. Não funciona acessando a internet ou o site WAP do seu banco para fazer o pagamento; isso já existe há muito tempo. O sistema é simples: o usuário faz uma compra em lojas online e paga pelo celular, com débito em sua conta corrente. Rápido, prático e seguro, assim como um débito automático.

Funciona quando a pessoa faz o pedido da compra: o sistema envia um SMS onde a pessoa precisa digitar a sua senha (que não é armazenada no aparelho). Recebe então uma ligação de uma voz eletrônica onde deve confirmar a compra. Ou seja, após duas confirmações é feito o débito.

Esse sistema chama-se MCASH e no Brasil só está disponível aos correntistas do HSBC. Mas no mundo já é bem utilizado e gera uma nova forma de compras, mais segura que através de cartões de crédito. Em breve o sistema estará disponível em lojas físicas como supermercados, shoppings entre outras.

Estamos falando aqui de convergência de mídias alinhadas a instituições financeiras, também sempre preocupadas com fraudes e hackers. Esse sistema evita o fornecimento de informações pessoais para efetuar uma compra e representa também uma segurança para o vendedor, pois o pagamento do seu produto é feito na hora. Esta é uma novidade importante que vem por aí e que merece atenção. [Webinsider]

.

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+

  1. mariano capote

    Parabéns.
    Simples e mostra novos ares para um público que quer consumir,mas está cada vez mais assustado com tanta restrição ou contra indicação para as compras onlines.

  2. Marcio Rodrigues

    Realmente o futuro está na palma de nossas mão, apesar de o Brasil está bem atrasado em termos de tecnologia se comparado com paises asiaticos e europeus, quanto a tecnologia de mbanking as operadoras japonesas utilizam um sistema onde o celular possui um chip que quando um cliente faz uma compra, o mesmo pode pagar passando o celular em uma pena maquininha (sistema parecido com o Bilhete ùnico usado em são Paulo)a fatura pode vir na conta telefonica ou se preferir o usuário pode comprar créditos tornando uma espécie de cartão pré pago. Este sistema é bem mais rápidos e fácil pois não depende de SMS nem de ligações.

  3. adalberto luis

    Boa tarde!
    minha duvida hé?se existe um programa ou algum site na internet que possa enviar fotos para o meu aparelho celular GSM sem taxa alguma?
    se tiver este recurso por favor me de esta informacão..
    muito obrigado!!!

    negrodal
    A.L.S…….

  4. gabi

    ola keria saber como posso enviar fotos do computador para outro celular mas nao é meu nao é de um amigo mas nao sei como enviar nao entao alguem pode me add no msn e enviar só me add alguem que saiba

  5. carla

    Se amar é viver, então porque eu não posso amar você.
    A distância não paralisa uma pessoa quem faz isso é o coração só uma nova paixão tem o poder de curar a doença do amar.

  6. Atualizar Boleto HSBC

    Esquecer e perder coisas durante o nosso dia a dia quase que torna-se um hábito constante na vida daqueles que desempenha ao longo do percurso várias tarefas e atividades. Um exemplo disso é o boleto bancário HSBC. Muitas vezes esquecemos de efetuar o pagamento na data correta e o desespero bate na porta.