Você tem oscilações de humor? Uma hora irritado, na outra mais calmo? Apesar de muito comuns, essas variações têm grande impacto no ambiente de trabalho e na forma como você toma decisões. Se você está feliz e confiante, pode agir de forma mais impulsiva do que quando está reflexivo, por exemplo.

Para lidar com isso, uma solução é criar o hábito de rastrear o seu humor. Isso significa tomar conhecimento do que está sentindo e encontrar maneiras e ferramentas para canalizar da forma certa, sem prejudicar quem o ama e convive com você, além de procurar maneiras assertivas de se sentir melhor.

Muitas pessoas mantêm um diário, onde colocam no papel todos os sentimentos do dia. Se você já teve ou tem um, sabe como é. O problema é que nem todos têm vontade de escrever ou encontram dificuldade em criar o hábito. Então, que tal utilizar uma ferramenta que está ao seu alcance para rastrear o seu humor? É isso que o Daylio propõe.

Trata-se de um aplicativo mobile que permite que você crie um banco de dados sobre suas sensações diárias. Você cataloga o que está sentindo, descreve as atividades daquele dia e pode acrescentar notas pessoais. Aos poucos, seus humores são rastreados e você tem uma visão geral sobre eles.

Mesmo se você ainda estiver cético sobre o rastreamento de humor, não deixe de ler. Vou falar sobre os benefícios que a prática traz e como o Daylio funciona, além de um pouco da minha própria experiência utilizando o aplicativo.

Por que rastrear o seu humor?

Alguns benefícios que podem vir do hábito de rastrear o seu humor todos os dias:

Lidar com a depressão

Quem tem depressão e outros desequilíbrios químicos no cérebro precisa reconhecer suas emoções e manter relatórios sobre elas. Dessa forma, é possível identificar crises se aproximando e compreender o que faz seu bem-estar crescer. Divida os resultados com seus médicos para avaliações ainda melhores.

Reduzir estresse e ansiedade

Mesmo quem não lida com doenças mentais encontra momentos de ansiedade e estresse em alta. Segundo o Centro Médico da Universidade de Rochester, rastrear o humor pode ajudar a identificar as causas e criar um plano para evitar que essas sensações roubem o seu dia.

Criar estratégias para o bem-estar

Todos nós procuramos formas de melhorar cada dia mais. Rastrear o seu humor ajuda a identificar o que exatamente fazer para se sentir melhor, seja no trabalho ou na vida pessoal.

Aumentar a sensação de felicidade

Rastrear suas emoções auxilia a aumentar a felicidade. Isso porque quando você observa seu humor, percebe que ele foi melhor do que parecia ter sido. Tendemos a nos concentrar nos episódios negativos e nem sempre percebemos a quantidade de momentos felizes que tivemos.

Como rastrear o humor: Daylio

Uma das melhores formas de rastrear o humor é utilizando aplicativos. Como estamos sempre com o celular ao alcance, fica mais prático abrir o app e descrever o que está sentindo. Para quem tende a esquecer de realizar o acompanhamento ou precisa de algo mais visual, o Daylio é perfeito.

Além de ser gratuito e disponível para Android e iOS, oferece humores variados, já que o que sentimos é mais complexo do que apenas triste/feliz. A fim de não deixar nenhum dia passar, você pode ativar lembretes em horas determinadas, para catalogar quando o expediente termina, por exemplo.

daylio
Escolhendo o humor

O app ainda permite que você determine quais atividades foram executadas no dia (trabalho, academia, encontro, família). Assim, é possível encontrar pistas sobre o que fez mal ou bem em cada dia. Tudo é personalizável, para que caiba na sua rotina e estilo de vida. Para quem tem medo dos bisbilhoteiros, o aplicativo permite criar uma senha para acessá-lo.

Escolhendo as atividades

Ao final de cada semana, você tem acesso a um relatório completo, demonstrando humores mais comuns, variações ao longo dos dias, atividades mais populares, etc. Para incentivar o uso, o Daylio utiliza técnicas de gamification, e você pode ganhar badges conforme utiliza o app com frequência.

daylio
Estatísticas de humor

Um dos pontos negativos do aplicativo é a quantidade de propagandas. Mas isso pode ser resolvido pagando o premium, que custa R$19,90 para sempre (não se trata de assinatura mensal).

Como eu utilizo o Daylio

Você pode catalogar até 9 emoções diferentes na versão gratuita. Cada uma delas é dividida entre cinco níveis de intensidade. Ao escolher uma delas, o app abre a janela de atividades (são quinze pré selecionadas, que podem ser alteradas da forma como quiser).

No momento, eu utilizo a versão paga, e cataloguei dez emoções, duas para cada nível. Determinei algumas atividades principais, como academia, trabalho e estudos. As outras entram mais esporadicamente, como viagem ou compras. Também procuro explicar um pouco mais o que estou sentindo na caixinha de texto embaixo. Esse exercício é importante para colocar nome no que está acontecendo.

Salvei dois lembretes, um para o início do dia, o outro para o final. Acredito que o humor pode se alterar muito rápido, e é interessante perceber sua variação durante o dia. Posso começar a manhã um pouco “para baixo” e ter um dia surpreendente, acabando mais calma e feliz. É incrível perceber isso!

daylio
Configurações do app Daylio

Procure fazer o teste durante uma semana. Ao final dela, o aplicativo oferece estatísticas e você vai encontrar insights importantes sobre seus sentimentos.

Pronto para utilizar o Daylio?

E aí, gostou da proposta? O Daylio tem me ajudado bastante a navegar minhas emoções e escolher o que me traz mais paz no dia a dia. Ter alguns segundos para perceber o que está se passando também se mostrou necessário – a pausa virou um hábito!

Se você tem vontade de rastrear o seu humor mas não gostou tanto do Daylio, procure outros aplicativos no estilo, como o Cogni ou MoodKit. Existem aplicativos que se conectam com as pulseiras, a fim de monitorar batimentos cardíacos, que também são indicativos de humor. O bom e velho diário também não está fora de jogo, basta criar lembretes no celular para não se esquecer de anotar!

Mas não se esqueça: para manter a saúde mental em dia, conte sempre com profissionais. Se você experimenta episódios de ansiedade ou depressão com frequência, procure ajuda especializada. Aplicativos como o Daylio são um adicional ao tratamento, não podem substituí-lo.Caso você queira saber mais sobre ansiedade, recomendo o post: O que é ansiedade e como controlar essa doença.

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+