Frequentemente nos deparamos através da literatura e em nosso cotidiano com os termos administração, gerenciamento e gestão sendo utilizados como sinônimos.

Cada autor tem sua própria definição. Cada colaborador dentro de uma organização normalmente utiliza os termos da forma que herdou. Um diz isto, outro diz aquilo e não se chega a um consenso.

Longe de entrar em discussões filosóficas, para a qual a maioria das pessoas não dispõe de tempo, pretendemos fornecer definições simples e práticas para a utilização dos três termos. Cada um poderá se localizar por si mesmo.

As definições a seguir estão baseadas no livro Moderno Gerenciamento de Projetos do autor Dalton Valeriano (Editora Pearson, 2005).

Administração

Trata dos problemas típicos das empresas, como os recursos financeiros, recursos patrimoniais e recursos (ou talentos) humanos. É a responsável pela criação de um ambiente favorável. Palavras correspondentes: administrar, administrador.

Gerenciamento

Trata de níveis específicos da organização, como departamentos ou divisões (marketing, produção etc.) ou projetos. Palavras correspondentes: gerenciar, gerente.

Gestão

Trata de níveis especializados tanto no que diz respeito à administração quanto ao gerenciamento. Por exemplo, em projetos, temos a gestão dos custos, gestão da qualidade, gestão dos riscos etc. Palavras correspondentes: gerir, gestor.

Em português, o termo administração parece carregar algo de arcaico e pesado, enquanto que o termo gestão soa como algo moderno e flexível.

Alguns intuem que gestão é algo superior à administração e isto é verdadeiro no sentido que o termo gestão vem sendo utilizado, isto é, por envolver mais técnica, habilidade, engenhosidade. Entretanto, enquanto hierarquia dentro das organizações, a administração permanece acima da gestão.

Vamos exemplificar: quando o pessoal de RH (administração) coloca a folha de pagamento para rodar ou faz a checagem da frequência de seus colaboradores, está fazendo a pura administração, ou seja, atividades simples que não exigem maior aperfeiçoamento.

Mas, quando este mesmo pessoal de RH estabelece planos de carreira baseados em detalhados critérios de avaliação e promoção, quando promovem cursos e treinamentos de acordo com as necessidades específicas da organização e de seus colaboradores, quando entram em uma rede social para acompanhar seu pessoal, está fazendo gestão.

Até mesmo quando resolvem examinar o mapa natal de seus colaboradores para encontrar características interessantes que podem ser confirmadas e utilizadas, temos aí um legítimo trabalho de gestão, gestão de pessoas.

A administração engloba a alta administração. É a responsável pelo destino da organização como um todo. Sem o apoio da alta administração, departamentos e projetos ficam comprometidos.

No contexto de projetos, para resumir e interagir a utilização dos três termos, podemos dizer que:

  • o todo é gerenciado (gerenciamento) enquanto os níveis especializados são geridos (gestão).

Um projeto ocorre quando a administração proporciona um ambiente que permita e, principalmente, apoie sua realização (alinhamento ao planejamento estratégico). [Webinsider]

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+

  1. Vera Golbi

    Vou confessar…
    Estes termos sempre confudiram a minha cabeça.
    E da forma como você escreveu e exemplificou, ficou muito mais fácil entender.

    Abraços!! 🙂

  2. Raimundo José Cunha Araújo

    As definições de administração, gerenciamento e gestão, apresentadsas pelo André Luiz, proporcionam uma melhor compreensão do significado de cada termo, facilitando, de certa forma, uma abordagem correta sobre o significada dessas palavras, não obstante as diversas acepções encontradas nos diversos trabalhos da área de administração.
    Muito significativa essa contribuição para todos nós da área de Adminbistração.
    Abs Rai

  3. Jovino Moreira da Silva

    Caro André
    Gostei de sua abordagem distinguindo os termos Administração, Gestão e Gerenciamento. Venho batendo nesta tecla de diferenciação entre eles desde a década de 90 do século passado, tanto em aula quanto em palestras. Concordo que para o senso comum é mais fácil usar o termo GESTÃO que ADMINISTRAÇÃO. E assim o primeiro se popularizou entre o pessoal de operação e entre as pessoas quase que de um modo geral. Penso que seja um pouco difícil, agora, mudarmos este modelo mental, mas continuarei insistindo. A dificuldade que vejo está no próprio profissional de Administração que se formam com este modelo já fixado, tendo em vista também, o “comodismo” dos professores. Visitem meus Blogs nos quais fiz algumas postagem tratando deste assunto. É um prazer ler textos como o que você apresenta aqui. Blog: http://blogs.universiabrasil.net/dialogos e http://jovinodash.blogspot.com.

  4. Marcelo Lucio Ferreira

    Estou montando uma distribuidora de bolsas e calçados.Fico muitas vezes atrapalhado no gerencamento do tempo de cada parte e atrasa muito na montagem de um todo,por isso nunca pego rítimo.Estou a procura de uma solução.

  5. MARCIO D. CORREA

    Caro André,
    Procurava uma definição mais exata e achei seu texto, parabéns pela abordagem.

    Não sei se minha contribuição será útil, no entanto, se há diferenças entre os termos (Administração, Gerenciamento e Gestão), após pesquisar sobre o assunto, cheguei a conclusão que a Gestão é e uma abordagem mais recente e que veio incorporar aquilo que chamamos hoje de Gestão de Projetos. ( estruturas Matriciais). Assim, a característica da Gestão, se baseia em algo com começo, meio e fim ( assim como um projeto).Podemos exemplificar a Gestão de um Presidente, de um Governo de estado, ou Gestão de uma parceria com um clube de futebol (começo , meio e fim). Entendo “Gestão” como uma evolução da tradicional Administração. (com as características presentes na Administração, incorporadas das diversas habilidades exigidas pelo mercado competitivo).

  6. juliana espindola

    a minha duvida e
    sou gerente minha equipe tem 19 funcionarios e gostaria de fazer um curso ou ate mesmo uma faculdade so não sei qual fazer!!!! administraçao , gestão ou gerenciamento!!!
    o que faço.

    aguardo a resposta.

    att juliana

  7. Iabel Cristina Sampaio

    Até hj não consigo ver a diferença. Se formos observar as funções da administração veremos que se assenta no planejar, organizar, orientar e controlar. Quando você vê os fundamentos da gestão de projetos, eles estão baseados nestes principios da administração. Independente de ser matricial, clássica, ou qualquer tipo de estrutura, estas funções permanecem, mudando apenas como as interações serão feitas.

    No fundo, ainda não vejo uma evolução consistente, e sim variação sobre o mesmo tema, causando uma enorme confuão como relatado pelos que aqui fizeram comentários. Não importa se é alta administração, média ou supervisão, cada instância organizacional usará os fundamentos da administração supracitados com as ferramentas apropriadas ao seu nível.

  8. Sergio

    A ÚNICA diferença que consigo encontrar, e que realmente faz sentido é que GERENCIAMENTO é em português do Brasil, e GESTÃO é em português de Portugal.
    O RESTO É TUDO “BALELA”!!

  9. aNUAR aLFAI

    No meu ponto de vista a Administracao e gestao tem sim um diferencia no que tange as tarefas a serem executadas.
    Quando imainamos o trabalho eficiente e eficaz duma organizacao no seu todo estaremos perante a Administracao. e se basearmos nas actividades concretas da organizacao estaremos perante a gestao. em suma a Administracao e a fruta e gestao o suco.

  10. Izabel Augusta da Silva teixeira

    Para mim são palavras que tem sentidos iguais, só trabalhadas de maneiras diferentes, eu posso administrar bem, mas não gerenciar bem. Por exemplo posso aministrar bem minha empresa, ali olho a parte contabel, mas gerenciar meus funcionários já não consigo bem. Ai preciso de alguém que saiba lidar mais com o ser sujeito.
    Não sei se consegui explicar minha opinião.

  11. moress amor

    Bom dia e agradeço pela informação e conhecimentos adqueridos por esse endereço, gostaria da vossa colaboração de semre transmitir esses conhecimentos todas vezer que eu for a pesquisar.

  12. Gideone Rosa

    O Mestre Stephen Kanitz não concorda com nada disso a respeito de que GESTÃO é uma palavra aplicável na administração. Um dos comentários em seu blog até disse, em um de seus comentários, que o Mestre está errado pq GESTÃO é derivado de gerir. Cada qual com sua opinião.

  13. neiber marques de almeida

    sou,consultorimobiliario de projetos imobiliarios compro e vendo imoveis,advogado consultor em direito comercial,empresarial,familiaetc.,sou econômista e administrador de empresas,empresario etc estudo e trabalho

  14. Epri

    Muito bem explicado! Parabéns!

    Quando usou o exemplo da hierarquia, ficou bem mais fácil de entender.

    Poderíamos até mesmo exemplificar usando cargos:

    O diretor administra a empresa como um todo, enquanto o gerente se encarrega de supervisionar e orientar na gestão das tarefas (projetos) realizadas por seus encarregados.

    Cabe ainda ressaltar que o significado, ao pé da letra/ origem, das três palavras (administração, gerenciamento e gestão) não possuem distinção. Más, numa linguagem, diria, técnica comercial, se diferenciam hierarquicamente.

    Outro ponto importante, o que talvez confunde, é que apesar da hierarquia, não se altera o grau de especialidade, como por exemplo: O diretor e o gerente nem sempre possuem conhecimentos da gestão de um projeto gerido pelo engenheiro. Assim como o engenheiro não possui experiência para gerenciar um departamento ou administrar a empresa.

    Podemos concluir também que a hierarquia, na maioria dos casos, é originada da experiência das atividades exercidas, mas aí entram outras variáveis, como a capacidade intelectual e personalidade de cada profissional.

    Tem gente que nasce com o dom pra mandar, enquanto outras para executar.

    Cada um com a sua especialidade e experiência de trabalho.

    Acredito que um ótimo administrador é aquele que possui grandes experiencias de gerenciamento e gestão.

  15. Luiz Fernando Mirault

    Meu caro André

    Vc mais que ninguém, como administardor de empresas sabe que o termo Gestão vem sendo usado para que outros profissionais possam furar o bloqueio do corporativismo da Administração. Mesmo baseando-se no livro em pauta, Gerenciar, Administrar,e Gestionar, Gestar ou Gerir tem o mesmo significado. Em qualquer das áreas da administração aplica-se os princípios ou funções da Adminsitarção- Planejar, Controlar, Dirigir,e Organizar, o que significa dizer que não existe diferenças em projetos como o citado no caso de RH. Quando vc diz que o RH administrar é preparar a folha… e Gestão de RH é fazer projetos, planos de carreira. Em outras palavras vc está afirmando que um administrdor tem tarefas e rotinas e um gestor tem um tarbalho especializado, usano a cabeça. Basta ver que Gestão ou administração em ingles ou frances tem o mesmo significado. Os grupos de engenharia inventaram tais termos para assumirem as tarefas dos administradores de empresas, enquanto esses não podem exercer um atividade de engenharia. Gestão ed Qualidade, de TI, de Custos e outras ´são tarefas da formação do administrador. Inclusive existem os que advogam que a damisnistração é uma carreira técnica e bacharel de administração é um aformação para dar aulas no 3o Grau e não para exercer cargos em empresas. Devemos ter cuidado ao dar aval a definições e conceitos de pessoas que não estão habilitadas e qualificadas como nós, bachareis em administração de empresas

  16. Ábia

    Pela primeira vez na internet pesquiso por uma comparação específica e encontro algo justo (perfeitamente adequado a minha busca) e realmente bom.
    Parabéns pela explicação.
    Seria ótimo que todas as pessoas buscassem aprender seu próprio idioma e que foi justamente nisso que seu texto me ajudou.
    Obrigada pela contribuição ao meu TCC.

  17. sergio

    Gostei das diferenças estabelecidas, pelo que eu tambem ja acreditava que existe uma diferença, só que, o que cria constragimento é o facto de não existir um fundamento que aprior decifra essas diferenças mediante as difinições antigas, isto é, aquelas que fundamentam que administrar é igual a gerir pois tudo é o acto de planejar,dirigir, controlar….,.
    Nb: gostaria que dessem uma definição que me ajude a diferenciar mediante essas difinições antigas, pois muitos dos que têm discutido comigo acerca do assunto não acreditam que a diferença na verdade existe. ajude só pra ver se consigo ter um bom suporte na minha defesa!

  18. Decio Grohs

    Concordo com o colega Luiz Fernando Mirault.Profissionais de todas as áreas querem furar nosso corporativismo que também não existe.Para advogar tem que se cursar direito, para der médico cursar medicina e por aí vai.Para ocupar o cargo de administrador não é necessário cursar administração, basta dizer que é. Está na hora deste conselho si mexer e exigir a obrigatoriedade da formação para se postular tão nobre profissão.

  19. Elvio Antunes de Arruda

    Opinião: Administração é uma teoria TGA é macro (Um presidente da Empresa: Administra a Empresa e o Mercado da Empresa (Políticas, Sociedade, Leis e regimentos) Gestão é operacionalização (área operacional, mais técnica).

    O Gestor recebe ordens e repassa dados ao Administrador. O Administrador toma decisões, e as apresenta aos Sócios, resultados da Empresa, não dos setores.
    (ADM é o trem, Gestão é o resultado do trem nos trilhos)

    Elvio Antunes de Arruda