Dicionário de marketing: conheça 74 termos muito usados no meio

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dicionário de marketing

Palavras novas e outras que a gente não sabe o significado não faltam no dicionário de Marketing. Para ajudar você, quando estiver lendo sobre o assunto, nós preparamos uma lista com as definições bem sucintas. Vamos lá:

dicionário de marketing

Dicionário de Marketing – A

AIDA

Essa sigla significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação – que são as etapas do modelo de conversão. Tem como base o comportamento das pessoas na tomada de decisões e, por isso, é uma ferramenta eficaz para direcionar as ações do marketing de resultado.

Algoritmo

É uma sequência de instruções bem definidas que comanda o computador na realização de alguma função. Isso ocorre mecânica ou eletronicamente. Não é necessariamente um programa de computador, mas os passos para se realizar uma tarefa. Por exemplo, o Google usa um algoritmo para as buscas na internet e outro diferente para os anúncios no Google AdWords.

Analytics

É por meio da análise que se identifica os padrões significativos dos dados. No Marketing, esse trabalho foca nos relatórios de visitantes do site, PPC etc, checando as tendências e desenvolvendo ideias para tomada de decisões consistentes e não baseadas no achismo.

API – Application Programming Interface

Em português, significa interface de programação de aplicativos. São códigos que dão acesso a um aplicativo para utilização das funções ou sistemas de outro software.

Automação de marketing

Isso não tem nada a ver com trocar a equipe por robôs. O objetivo aqui é aplicar recursos e ferramentas que aumentem a eficiência dos profissionais, ou seja, automatizar os processos da estratégia, como a geração e nutrição de leads, envio e monitoramento de e-mail marketing etc.

Dicionário de Marketing – B

B2B

Business-to-business significa serviço ou comércio entre empresas. Nesse caso, o alvo não é o consumidor final.

B2C

Business-to-consumer significa serviço ou comércio entre uma empresa e o consumidor – de empresa para o cliente.

Backlink

Link posicionado estrategicamente e que conduz para uma página de destino. Existem basicamente três tipos de backlinks: de entrada (posicionados em páginas externas, fora do controle do administrador do site); de saída (posicionados em páginas internas e que levam para páginas externas); internos (posicionados em páginas internas e que levam para outra página interna).

Benchmarking

Significa estudar as boas práticas ou métodos que a concorrência ou o mercado estão aplicando, para repeti-las ou adaptá-las para a sua empresa.  

Blog

dicionário de marketing

É como se fosse um website pessoal, com postagens regulares de conteúdo em texto, fotos ou multimídia, sem a finalidade comercial.

Blog de negócios

Tem todos os atributos dos blogs pessoais, porém, é usado de forma estratégica, ajudando a direcionar tráfego de leads, estabelecer autoridade sobre um assunto específico e converter.

Bounce Rate

É a taxa de pessoas que entram em uma página da internet e saem rapidamente, sem interagir e navegar. Taxa de Bounce Rate elevada é indicativo de que o seu conteúdo não é atrativo e precisa ser melhorado.

Brainstorming

Brainstorming é uma dinâmica de grupo que associa uma abordagem descontraída e informal das pessoas para a solução de problemas. Ela encoraja os participantes a pensarem livremente em ideias sobre uma determinada situação, sem qualquer tipo de julgamento, explorando ao máximo a criatividade de cada participante. Muito usada na solução de problemas, planejamento ou desenvolvimento de novas ideias e projetos.

Branding

Conjunto de ações estratégicas focadas no posicionamento e percepção de valor da marca de uma empresa junto aos consumidores.

Budget

Significa orçamento. Você pode dizer, por exemplo, budget da campanha de marketing.

Buzz marketing

Trata-se de uma estratégia para gerar discussão positiva sobre um produto ou marca, semelhante ao marketing viral. Geralmente, envolve parcerias com influenciadores digitais de um determinado segmento.

Dicionário de Marketing – C

CAC – Custo de Aquisição por Cliente

É um cálculo que mostra quanto a empresa gasta para conseguir seus clientes. É um indicador estratégico, que ajuda a definir o orçamento e evitar que se gaste além daquilo que vai entrar com o negócio.

Churn rate

Churn significa agitar. Rate é taxa. No meio empresarial, churn rate é a taxa de rotatividade de clientes. Isso pode ocorrer em função de cancelamento de uma assinatura e conta, não renovação de um contrato ou a decisão do consumidor de migrar para o concorrente. É uma métrica que mostra, em percentuais, essa evasão de clientes.

CMS- Sistema de Gerenciamento de Conteúdo

Aplicativo que facilita a criação, edição e gerenciamento de um website por usuários não especialistas no assunto.

Co-Branding

É a estratégia de associação de duas grandes marcas, diferenciando-as ainda mais frente à concorrência. É o caso do Bobs e do Ovomaltine, na produção do milk shake.

Co-marketing

Nesse caso, trata-se da cooperação entre duas empresas com interesses comuns, mas que não são concorrentes diretas. Boa opção para organizações que oferecem produtos ou serviços que se complementam.

Conteúdo

Valiosíssimo no marketing digital, o conteúdo é qualquer informação disponibilizada para o consumidor, de fácil entendimento, que promove envolvimento e que pode ser compartilhada. O conteúdo pode ser na forma de texto, podcast, vídeo, foto, slides, TED etc. É muito usado para atrair clientes, criar autoridade e manter relacionamentos.

Conteúdo Dinâmico

É a estratégia de exibir mensagens personalizadas para cada tipo de visitante do site, com base nas informações que você já tem sobre eles.

Conversão

Toda vez que o visitante realiza uma ação diretamente relacionada com o objetivo principal da página, ocorre uma conversão. Isso pode ser um preenchimento de cadastro, a solicitação de um orçamento, inscrição em uma newsletter, download de algum material, como e-book, inscrição para um teste gratuito etc

CPA – Custo por ação

O anunciante paga apenas quando o objetivo final de sua campanha é atingido. Isso pode ser o fechamento de uma venda, um pedido de orçamento, download de um e-book etc. É a mais complexa forma de pagamento de anúncios patrocinados.

CPC – Custo por Clique

É mais uma forma de se pagar por anúncios na internet. Nesse caso, o anunciante paga por cada vez que um usuário acessa o link. É uma ferramenta simples de usar e monitorar. Indicada para os marinheiros de primeira viagem.

CPM – Custo por Mil Impressões

Aqui, o anunciante paga a cada mil vezes que o anúncio é exibido. Mais apropriada para empresas que têm uma estratégia de marketing bem desenhada e grande fluxo de visitantes em seus websites.

CRM – Customer Relationship Management

Também chamado de Gestão de Relacionamento com o Cliente, trata-se de um conjunto de ferramentas para acompanhamento, de forma organizada, de todas as ações que a empresa realizou com os clientes atuais e potenciais.

CRO – Conversion Rate Optimization  

Em português, significa otimização da taxa de conversão. É um processo para otimizar a conversão em clientes de um número maior de visitantes ou seguidores.

CTA- Call-to-Action

É um convite para seguir adiante. É qualquer chamada, imagem ou texto que leve o visitante de uma página da internet a realizar alguma ação, depois de interagir com um conteúdo.

Dicionário de Marketing – E

E-book

Tipo de conteúdo produzido para internet, geralmente usado para gerar leads. Na maioria das vezes, é um material mais detalhado e mais extenso que aquele publicado nos blogs, por exemplo.

Edge Rank

Algoritmo do Facebook que determina a relevância das postagens das páginas e, consequentemente, o que aparece ou não no feed de notícias de cada usuário da rede.

Engajamento

É uma métrica de marketing digital relacionada à interação do usuário com elementos de uma página. Regularmente é atribuída às redes sociais, onde são comuns os cliques, curtidas, comentários, compartilhamentos e outros sinais sociais. Mas existem diferentes canais de engajamento, como blogs, email marketing etc.

Dicionário de Marketing – F

Fee

Valor fixo mensal que a empresa desembolsa para pagamento à agência de marketing, por um determinado pacote de serviço. O escopo do trabalho e os valores são acordados previamente entre as partes.

Funil de vendas

O funil de vendas é a representação do percurso que uma pessoa faz até se tornar um cliente de fato. É construído estrategicamente, desde o primeiro contato dele com a sua empresa até a concretização da compra – e depois dela.

Dicionário de Marketing – G

Google Webmaster Tools

Ferramenta de administração de sites e páginas internas que permite encontrar erros e elaborar estratégias de melhorias em páginas pessoais ou corporativas.

Google+

É uma rede social que permite publicar e compartilhar conteúdo e gerar novos leads, além de fornecer grande valor de SEO aos profissionais de marketing, devido à crescente importância do compartilhamento social nos algoritmos dos mecanismos de pesquisa.

Growth Hacking

Ações coordenadas para fazer um negócio crescer rapidamente, mesmo frente a diferentes desafios.

Dicionário de Marketing – H

Hashtag

dicionário de marketing

As hashtags são uma maneira de interagir nas redes sociais sobre um determinado conteúdo. Elas interligam conversas públicas no Twitter, Facebook e Instagram em um único fluxo. Para fazer um post com hashtag, basta colocar o sinal de jogo da velha (#) junto de uma palavra ou frase sem espaços, criando assim um link automaticamente. Se você segui-lo, verá todos os posts com a mesma hashtag em um feed especial.

Dicionário de Marketing – I

Inbound Marketing

Inclui qualquer estratégia de Marketing Digital que visa chamar a atenção das pessoas, sem imposições e agressividade. Por meio da criação e compartilhamento de conteúdo relevante para o seu público, a estratégia de Inbound Marketing faz com o que as pessoas venham até você (e não o contrário) e lhe dêem autorização para o envio de mensagens.

Dicionário de Marketing – K

KPI – Key Performance Indicator

Esse Indicador Chave de Performance é uma métrica usada para medir os resultados e o progresso das metas estabelecidas.

Dicionário de Marketing – L

Landing Page

É uma página dedicada exclusivamente a uma oferta, que pode ser a venda de produto, liberação de material gratuito etc. Sabe quando você clica em um banner ou link patrocinado e é direcionado para uma página sobre o produto que estava sendo anunciado? Esta é uma landing page.

Lead

Todo cliente em potencial do seu negócio. São as pessoas que entram em contato com a sua marca, em busca de mais conhecimento ou informações. Elas estão de olho no que você faz e querem saber mais. Apesar de não ter concretizado nenhuma compra, ainda, o Lead está disposto a lhe fornecer dados pessoais em troca de algum conteúdo relevante para ele.

Link Building

É a estratégia de colocar links para outros artigos relacionados ao tema em questão, geralmente, acrescentando ou detalhando alguma informação. Com isso, o usuário fica mais tempo no seu blog e, ainda, ajuda a aumentar a sua autoridade nos mecanismos de busca.

Links patrocinados

Esses são anúncios disponibilizados na forma de links, no topo dos sites de busca. São chamados de patrocinados porque são anúncios pagos.

LTV – Lifetime Value

Também conhecido como Valor Vitalício do Cliente. Trata-se da média do valor total que se pode esperar dos clientes até o momento que eles deixarem de usar o produto ou serviço.

Dicionário de Marketing – M

Market Growth Rate

É a Taxa de Crescimento de Mercado de uma empresa em um determinado período de tempo.

Market Share

É o grau de participação de uma marca dentro de um mercado específico em termos de vendas de um produto ou serviço. Em outras palavras, é a fração de mercado que ela abocanhou.

Marketing de Conteúdo

São as estratégias para atrair clientes por meio de conteúdo relevante. Podem ser usadas por qualquer tipo de empresa, B2C ou B2B, de variados portes, seja ela pequena, média ou grande. E entenda por conteúdo relevante toda informações que você disponibiliza para um público, específico, com o objetivo informá-lo e/ou educá-lo, e não de fechar uma venda imediata.

Marketing de Permissão

É um conjunto de ações direcionadas a um público-alvo, porém, como o próprio nome diz, com a autorização dele.

Marketing Digital

Assim como no marketing tradicional, o marketing digital visa atrair clientes e gerar negócios para uma empresa ou profissional. A diferença é que o trabalho é feito na internet, usando ferramentas como blogs, redes sociais, vídeos e aplicativos para celulares etc.

Mídias Sociais

São os canais que conectam pessoas e onde elas compartilham opiniões e fatos do dia a dia. Exemplos: Facebook, Instagram, Twitter etc. Mas, no marketing, tão importante como conhecer essas redes é saber como usar cada uma delas corretamente a favor do seu negócio.

Dicionário de Marketing – N

Nutrição de Leads

dicionário de marketing

É uma automação que permite manter um relacionamento ativo com clientes em potencial e pessoas interessadas em seus produtos, até que eles decidam efetuar uma compra. Por exemplo, caso você baixe um e-book sobre Marketing Digital, receberá automaticamente uma série de e-mails com conteúdos relacionados a este tema.

Dicionário de Marketing – O

Outbound Marketing

É uma estratégia direcionada e até mesmo invasiva de anunciar o que a empresa tem para oferecer para seus clientes. Para isso, usam anúncios na TV, outdoors, jornais, revistas e até mesmo o telemarketing, entre outros canais. Ou seja, é a empresa que vai até o cliente.

Dicionário de Marketing – P

Pageviews

Total de visualizações das páginas de um site.

Palavra-chave

São palavras que resumem o tema que é abordado em uma página. Quando alguém faz uma pesquisa sobre determinado assunto, os buscadores mostram os resultados mais relevantes. A posição das páginas no ranking depende de vários fatores, inclusive, da qualidade da palavra-chave.

Palavra-chave de cauda longa

O que muda em relação à palavra-chave é que, aqui, trata-se de uma frase de pesquisa segmentada com três ou mais palavras. Geralmente, contém um termo principal. Exemplo: Termo principal – empreendedores; Palavra-chave de cauda longa – características comuns entre empreendedores de sucesso.

Persona

Representação do seu cliente ideal. Ao identificar sua persona, é possível saber o perfil do seu consumidor, buscando assim por assuntos do interesse dele, com uma linguagem específica.

Programa de Afiliados

Permite que pessoas divulguem produtos de terceiros em troca de uma comissão por cada venda realizada. Traz benefícios tanto para quem cria os produtos quanto para quem os divulga, pois, ambas as partes recebem dinheiro após a venda.

Prospect

É toda pessoa que entra em contato com sua marca em um determinado momento e por isso se transforma em um possível cliente.

Dicionário de Marketing – R

Remarketing

É uma estratégia de marketing digital usada para atrair de volta o consumidor, depois que ele acessa um site e sai sem converter. Ou seja, ele desconecta antes de pedir alguma informação, fazer uma comprar ou realizar qualquer outro tipo de ação.

ROI – Return on Investment

Retorno sobre investimento – é uma métrica que expressa a relação entre o valor investido em um negócio e o valor obtido em retorno. É um jeito de saber se o dinheiro usado no marketing está gerando lucro.

Dicionário de Marketing – S

Segmentação

Segmentar significa separar a sua base de contatos ou perfis de acordo com um critério pré-definido. Por exemplo, segmentar uma lista por idade.

SEM – Search Engine Marketing

Em Português, Marketing para Ferramentas de Busca. Une as táticas de SEO e links patrocinados para conseguir o máximo de resultados, no menor tempo possível.

SEO – Search Engine Optimization

Também chamado de Otimização para Motores de Busca, é uma série de técnicas que promovem um melhor posicionamento das páginas de um site em portais de buscas, como o Google. Ou seja, quanto melhor o seu SEO, mais visitantes sua página terá.

Smarketing

É o trabalho conjunto das equipes de vendas e marketing de uma empresa, como melhor caminho para otimizar resultados.

Dicionário de Marketing – T

Taxa de Conversão

É o percentual de conversão de visitantes para leads

Taxa de Engajamento

Métrica usada para descrever a quantidade de interações – curtidas, compartilhamentos e comentários na rede social.

Taxa de Rejeição do website

É o percentual de usuários que acessa uma página e, em seguida, sae sem clicar em mais nada. Uma alta taxa de rejeição, geralmente, leva a baixas taxas de conversão.

Testes A/B

É a estratégia de testar diferentes abordagens para verificar qual delas tem um resultado melhor junto aos usuários e que converte mais em uma página.

Tráfego Orgânico

Não possui custo direto. Os usuários chegam até o seu site ou blog por meio de pesquisas nos mecanismos de buscas, como o Google, por exemplo, ou quando ele clica em um link compartilhado por um amigo numa rede social.

Tráfego Pago

É uma estratégia de pagar, por meio de anúncios, para que os visitantes cheguem até a página de sua empresa.

Dicionário de Marketing – V

Viralizar

Termo que define as ações de marketing que se espalham muito rapidamente, geralmente na internet, e caem nas graças da população.

Dicionário de Marketing – W

Webinar

dicionário de marketing

A palavra webinar é uma abreviação da expressão “web based seminar”, que quer dizer “seminário realizado pela internet”. Nada mais é do que uma videoconferência, na maioria das vezes – mas não necessariamente – transmitida ao vivo

Agora que você já conhece os termos comuns de marketing, ficará mais fácil se aprofundar no assunto, seja você um profissional da área, um empreendedor ou mesmo um curioso. Recorra a esse post sempre que tiver alguma dúvida.

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