Comunicação é uma das quatro pernas do marketingEntre as boas e intermináveis conversas entre os amigos, ocasionalmente aparece a palavra mágica “marketing”.

Aí é que a imaginação fica solta e todos tentam conceituar. Marketing é uma área considerada encantadora. E o que surge? “Marketing é propaganda”, “fazer marketing é estar nas redes sociais”, “marketing e comunicação são sinônimos”.

Palpites, risadas e logo tudo volta ao normal. Interessante é observar que os conceitos incompletos que arriscamos escondem o verdadeiro papel do marketing e da comunicação para o bem estar dos negócios.

Marketing e comunicação caminham juntos, de mãos dadas, cada um na sua função. Quando a rota é traçada corretamente, minimizam as incertezas e os negócios se aproximam do sucesso.

Definição de Kotler

Segundo Philip Kotler, marketing “é o processo de planejar e executar a definição do preço, promoção e distribuição de bens e serviços com o intuito de criar trocas que atendam metas”.

Vamos traduzir. Pense em uma cadeira. A cadeira tem uma base, onde sentamos. Há cadeiras de diferentes formas, assim como as empresas. O assento é apoiado por quatro pernas, que sustentam o peso.

Fazendo uma analogia, as pernas são as quatro estratégias de marketing que fornecem equilíbrio e força para a empresa alcançar os objetivos. São elas: produto (atributos, benefícios, funcionalidades), preço (estratégias de precificação, formas de pagamento, descontos), praça (canais de venda e distribuição, cidades de atuação, lojas offline ou online) e… o que está faltando? A promoção!

Comunicação

Sem confundir promoção com desconto. Promoção neste caso refere-se às formas de promover, ou seja, a comunicação.

A comunicação ocorre nas mídias, que podemos dividir em eletrônicas (televisão, cinema, rádio e telefone), impressas (jornais, revistas e outdoor) e digitais (websites, redes sociais, e-mail e SMS).

Até aqui já sabemos que o marketing é composto por quatro estratégias essenciais e a comunicação (ou divulgação, termo mais popular) é apenas uma delas. Não são sinônimos.

Onde entra o marketing digital?

E onde entra o marketing digital? Ele utiliza a mídia digital para comunicar e comercializar produtos e serviços.

As métricas do marketing digital indicam quais estratégias e canais online geram negócios e trazem resultado. O digital também promove exposição da marca com menor investimento.

E se uma empresa mantiver presença constante nos meios eletrônicos, impressos e digitais? Ela comunicará seus produtos e serviços de forma integrada e poderá potencializar mais negócios, pois alcança novos consumidores e impacta uma mesma pessoa em diferentes mídias, o que gera mais lembrança.

Agora é a sua vez de sentar na cadeira. Sente-se, acomode-se bem. Identifique oportunidades, trace uma rota e lucre com elas.

As quatro estratégias – o marketing – serão sua bússola nessa jornada para a vitória. E #ficaadica: uma agência especializada deixará o caminho mais curto e menos turbulento. [Webinsider]

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https://webinsider.com.br/2012/06/25/sua-empresa-esta-preparada-para-uma-visita-de-philip-kotler/

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