E-commerce descentralizado é uma boa opção para as franquias

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Investir em uma franquia tem sido uma opção bastante recorrida por brasileiros na busca de uma expectativa por resultados mais seguros, escorados no conhecimento operacional, de marketing e de negócio como um todo repassado pela franqueadora. Realmente, aproveitar toda a bagagem oferecida pela matriz é uma decisão sensata. No entanto, ao iniciar as vendas em sua loja física, você notou que a marca está fora do comércio eletrônico, justamente em um momento em que o e-commerce cresce a taxas significativas a cada ano.

Uma vez que a franqueadora confiou em você para representá-la em sua região e não no Brasil inteiro, pode-se notar que, para um franqueado, ingressar no e-commerce exige um modelo diferente, já que uma mesma marca estará presente em lojas físicas em vários lugares do país, com diferentes donos de lojas, cada uma com o seu estoque independente e processos alinhados de forma local, que variam para cada empreendedor. Uma das saídas de e-commerce voltado para franquias, para quem está interessado em ingressar no ramo, é o e-commerce descentralizado.

Mas o que é o e-commerce descentralizado?

A partir desta tecnologia, a ​franqueadora, que investe em e-commerce para venda direta ao consumidor final​, pode​ oferece​r​ para cada unidade da rede uma loja virtual já montada e estruturada. A loja online pode ser hospedada no mesmo portal da marca ou em um site ​com endereço ​eletrônico exclusivo na web. A parte logística é administrada por cada unidade da franquia, com base em um estoque próprio.

​Quando o estoque do franqueado ​é administrado somente por ele, ​com total independência, ​a franqueadora torna-se mais enxuta, imobiliza menos capital, padroniza a exibição dos produtos e da marca e tem informação disponível sobre toda a sua rede, enquanto o franqueado ganha independência administrativa e maior domínio sobre a sua região.

A condição ideal quando falamos de franquias, e que é exigência quando mencionado o e-commerce descentralizado, é a integração total. É prudente dar ao franqueador informações centralizadas da posição de estoque e das vendas online de todos os franqueados. Com isso, é possível integrar todos os estoques​ e receber alertas de reposição de estoque de cada produto. O e-commerce descentralizado deve viabilizar essa concentração de dados, com transparência para todas as partes envolvidas na franquia.

A estrutura descentralizada cria uma alternativa para evitar a “pedra no sapato” chamada conflito de canais dentro das franquias. A empresa tem uma série de franquias e um bom portal de e-commerce com ​funcionalidades para as vendas no atacado e no varejo. Nesses casos, o franqueado pode se tornar um “representante” do franqueador, atendendo uma determinada região caso cheguem pedidos de lá. Todos ficam integrados e não há problemas no relacionamento entre as partes.​ Assim, cada um ganha a sua parte da cadeia de vendas e todos saem satisfeitos.​

Com o e-commerce descentralizado implantado na sua franquia, tire proveito dos materiais de marketing compartilhados pela rede para impulsionar o seu ponto de vendas na internet e atingir em cheio o seu cliente.

O problema é que nem toda franquia conhece o e-commerce descentralizado e, sendo assim, amarram, por exigência contratual, o franqueado só ao offline.​ Se este for o seu caso, mostre ao franqueador que é preciso inovar.​ [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo

>>> Veja como atuamos.

Cristiano Chaussard, especialista em e-commerce, diretor da Flexy Negócios Digitais, de Florianópolis, e diretor-fundador do Grupo Digital de Santa Catarina (GDSC).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *