E-mail marketing: faça um layout exclusivo para mobile

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A adaptação do design do e-mail marketing aos diversos modelos de dispositivos móveis tornou-se indispensável diante do crescimento do tráfego de dados nessa plataforma, que, nos últimos dois anos, aumentou sua participação em 300%, segundo pesquisa da Return Path, divulgada em dezembro de 2012. Além disso, a abertura de e-mails em dispositivos móveis chegou a 14% no mercado nacional.

Quem alerta é Alexandro Okubo, gerente de entregabilidade da Akna, empresa especializada no desenvolvimento de softwares inteligentes para marketing digital, lembrando que esse crescimento, apesar de ser uma grande oportunidade para os canais de comunicação online, gera outra dificuldade: a criação de conteúdo adequado aos inúmeros formatos de celulares, tablets e outros dispositivos móveis usados para a abertura dos e-mails.

Segundo Okubo, o Responsive Design (Design responsivo), que já é utilizado há algum tempo por desenvolvedores de sites, é uma das alternativas para viabilizar esse conteúdo específico e começa a ser aplicado também no e-mail marketing. “Ele oferece técnicas de estruturação, que permitem adequar o conteúdo facilmente em todas as resoluções de tela, de acordo com o tamanho do display, além de melhorar a usabilidade do e-mail”.

Por ter muitas limitações, o HTML para e-mail marketing deve ser construído dentro de uma série de regras, que permitem visualização adequada e diminuem o risco de classificação de spam. Para melhor resultado, seguem algumas dicas de uso do Responsive Design:

  • Trabalhe com imagens de no máximo 320px.
  • Use fontes com tamanho determinado em “px” ou “em”.
  • Coloque o tamanho mínimo de largura para seu template.
  • Deixe os links visíveis e grandes, facilita o clique nos dispositivos mobile.
  • Faça testes em vários dispositivos para evitar erros muito graves.

Vale ressaltar que é muito importante realizar um estudo inicial sobre o público, para avaliar se vale a pena criar esse tipo de template. Além disso, é preciso analisar as estatísticas do site, comparando com as ações de e-mail marketing, que fornecerão as informações necessárias sobre a forma de acesso dos clientes.

Caso o mobile seja significativo, o Responsive Design é a opção mais adequada. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Depois de ler esse artigo, estou mais convicto de que preciso criar email maketing de melhor qualidade para a loja especializada em comprar flores, onde trabalho com comunicação. Há tempo estava pesquisando algo desse gênero. Aliás, acho que não é importante somente para mobile, mas também para o site como um todo, melhorando a navegação. Obrigado pelos esclarecimentos tão úteis para o nosso trabalho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *