E você diz que não tem tempo para criar

Nova Escola de Marketing
21 de dezembro de 2013

O pintor Rembrandt produziu mais de 650 quadros, contrariando aqueles que acreditam que trabalhar em uma profissão “comum” é algo que inibe a criatividade, já que ele próprio era corretor de imóveis.

Rembrandt_aux_yeux_hagardsUma boa receita quando nos sentimos girando em falso na vida em relação aos nossos objetivos é observar a história de gente que, mesmo vivendo em tempos mais difíceis que o nosso, ainda fizeram diferença.

Essas pessoas, hoje tidas como gênios, possuem alguns fatores em comum. A motivação frente às adversidades é um deles. Outro, é a paixão e a dedicação pelo que faziam. Um terceiro é a capacidade de transformar horas que poderiam ser usadas apenas para atividades de passatempo em horas produtivas, fazendo aquilo que se gosta.

A cientista Marie Curie, por exemplo, foi laureada com dois prêmios Nobel, curiosamente em áreas diferentes: química e física. Leonardo da Vinci empenhou-se na produção de tantas ideias em tantos campos diferentes, que quantificar todo o seu trabalho tornou-se uma missão praticamente impossível.

Charles Darwin enfrentou duras críticas para quebrar paradigmas com as mais de mil páginas da Teoria da Evolução, além de outros 119 trabalhos científicos. Thomas Edison testou 9.000 experimentos para aperfeiçoar a lâmpada elétrica. Um número pequeno perto dos mais de 50.000 que realizou para inventara bateria. É dele o recorde mundial de patentes, 1093 ao todo.

Além de um legado de mais de 350 cadernos de anotações, Albert Einstein visualizou a Teoria da Relatividade, abrindo à época um novo horizonte para a física. Além desta teoria, Einstein ainda publicou outros 240 trabalhos científicos. Sigmundo Freud elaborou mais de 350 trabalhos em psicologia.

Nas artes, chegamos a Mozart, que criou mais de 600 peças musicais, incluindo 40 sinfonias. Pablo Picasso, em diversas fases, produziu mais de 20.000 obras nas mais variadas expressões artísticas. William Shakespeare, em menos de 20 anos, produziu 154 sonetos e 37 peças consideradas clássicos da literatura e do teatro.

Já o pintor Rembrandt produziu mais de 650 quadros e 2000 desenhos, contrariando aqueles que acreditam que trabalhar em uma profissão “comum” é algo que inibe a criatividade, já que ele próprio era corretor de imóveis.

Agora, pare e pense, especialmente se você acredita que não tem tempo para criar, não importa se obras de arte ou oportunidades. Será que resultados assim, frutos evidentes de foco e dedicação intensa, foram obtidos no “horário comercial”, em “dias úteis”? [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Avalie este artigo:
Share this...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Uma resposta para “E você diz que não tem tempo para criar”

  1. Marco Agner disse:

    Que otimo post, Eduardo! Vi pelo facebook umas duas vezes e cliquei na segunda. Nao me arrependi 😉 Abracos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *