9 ações para tomar antes de ser um empreendedor digital

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Com o avanço da tecnologia e a rapidez com que as informações chegam até as pessoas, é possível perceber mudanças de comportamento na sociedade. Essas mudanças ficam ainda mais nítidas quando pensamos na construção de uma carreira profissional.

Atualmente, além de um bom salário, a maioria dos profissionais estão buscando também boas condições de trabalho, flexibilidade de horários, e, o mais importante, eles querem realizar uma atividade que gere satisfação.

Em função disso, o empreendedorismo digital tem se destacado e as pessoas passaram a encontrar novas maneiras de desenvolver um negócio próprio, que necessita de um baixo investimento inicial e que gere resultados reais.

É nesse contexto que surge a figura do empreendedor digital.

O empreendedor digital é uma pessoa que cria um negócio que funcione de forma totalmente online, ou seja, que seus processos sejam realizados por meio da internet.

E-commerces, cursos online, serviços oferecidos virtualmente e blogs com conteúdos interessantes são alguns exemplos de negócios digitais.

Esse tipo de empreendimento tem sido muito explorado porque mesmo sem uma estrutura complexa ou uma grande equipe, é possível se tornar um empreendedor digital.

Mas não se engane!

O caminho para o empreendedorismo não é uma mágica. Assim como qualquer empreendimento que tem como objetivo prosperar, é preciso ter um bom planejamento para que um negócio digital não gere mais dor de cabeça do que lucros.

Está disposto a ser um empreendedor digital e ter seu próprio negócio online?

Continue lendo este artigo e confira as 9 principais ações que você precisa tomar antes mesmo de iniciar no empreendedorismo digital.

Acompanhe!

1. Tenha uma ideia

Parece clichê e até óbvio falar sobre isso, mas acredite: a primeira ação que você precisa tomar para ser um empreendedor digital é ter uma mente empreendedora e uma boa ideia de negócio.

Antes de começar, é importante pensar no que você é melhor e no que mais gosta de fazer. Depois disso, procure entender se sua ideia pode ser executada de forma digital.

Isso te ajudará a dar o primeiro passo ao pensar em criar um negócio, que é escolher um nicho de mercado para atuar.

Apesar da internet oferecer a possibilidade de atingir pessoas com perfis variados e de diferentes lugares, é essencial que você foque em um produto ou serviço que atenda apenas um público específico. Ou seja, escolha uma área para atuar.

Ofereça algo que resolva os problemas de um grupo específico de pessoas, pois se você tentar ajudar todo mundo, vai acabar não ajudando ninguém.

Por isso, ao pensar em algo para fazer como empreendedor digital, lembre-se de encontrar uma solução realmente efetiva para um problema ou necessidade que você identificou.

2. Desenvolva sua ideia

Ter apenas uma boa ideia não é suficiente para se tornar um empreendedor digital de sucesso. Para isso, é preciso desenvolver sua ideia e pensar em uma maneira de transformá-la em um projeto.

Existem incontáveis ideias incríveis que não deram resultado nenhum porque não saíram do papel.  

Contudo, não adianta começar a empreender na internet sem definir os objetivos que você pretende alcançar com seu negócio, como ele vai funcionar, se sustentar e os riscos que ele corre.

Portanto, é extremamente importante desenvolver sua ideia estabelecendo algumas metas.

É necessário agir com cautela para que os primeiros passos sejam dados com segurança. Por isso, organize sua ideia e documente tudo.

Um plano completo de negócio também pode te ajudar muito. Ele pode fazer você enxergar o verdadeiro potencial de sua ideia, mostrar os ajustes necessários, os pontos vulneráveis e indicar a maneira ideal de seguir em frente.

3. Valide sua ideia

Depois de ter planejado e desenvolvido sua ideia, faça uma pesquisa de mercado e teste sua hipótese antes de iniciar seu negócio. Isso é muito importante para conseguir resultados positivos.

Afinal, você pode considerar sua ideia sensacional, mas se os possíveis compradores não acharem que ela é realmente útil, todo seu esforço será em vão.

Por isso, antes de se lançar como empreendedor digital, é preciso confirmar se o que você quer fazer é realmente viável.

Para começar a entender isso, responda as perguntas a seguir:

  • Seu produto/serviço resolve um problema? Qual?
  • Você consegue executar essa ideia de maneira melhor do que seus concorrentes?
  • Sua ideia é fácil de entender?
  • Se você estivesse no lugar do consumidor, você compraria seu produto/serviço?

Se você respondeu não em alguma das alternativas, talvez seja melhor rever seu planejamento e pensar em soluções que atendam a esses requisitos.

Caso você tenha respondido positivamente todas as perguntas, é hora de criar um MVP (Mínimo Produto Viável), que é uma versão mais simples de sua ideia, feita para teste.

Para validar seu MVP, faça pesquisas de opinião, peça ajuda de um especialista de mercado e faça testes A/B.

Com os feedbacks recebidos de seu MVP, você conseguirá promover as melhorias necessárias e lançará um produto/serviço que atenda às exigências dos consumidores. Consequentemente, seu negócio digital terá maiores chances de sucesso, já que foi pré-aprovado pelo público.

4. Atinja um público

De nada adianta ter uma ideia que seja apenas sensacional para você. Para empreender digitalmente e conseguir retorno com isso, é preciso pensar em uma maneira de alcançar um público específico, que chamamos de persona.

Depois de definir sua persona, a principal forma de atrair um público é oferecer a solução para o problema das pessoas e ter uma proposta de valor.

Sua ideia precisa ser a grande solução para o problema de um público, pois as pessoas precisam de um motivo para comprar o que você vai vender.

Há cada vez mais pessoas conectadas e ideias diferentes na internet. Por isso, fazer com que seu negócio ganhe visibilidade e impacte diferentes pessoas é uma tarefa que precisa ser planejada e executada diariamente.

Parece complicado, não é mesmo?

Porém, se você fizer um produto/serviço de qualidade, combinado com um bom uso de técnicas de marketing e publicidade, você conseguirá fazer com que pessoas de qualquer lugar do mundo conheçam seu negócio.

As redes sociais e um blog com conteúdo de qualidade costumam ser estratégias incríveis para alcançar um público.

É preciso conhecer bem o público que você deseja atingir para realizar as ações corretas. Você pode ter o melhor produto ou serviço do mundo, mas se você divulgar para as pessoas erradas não conseguirá obter bons resultados.

5. Prepare-se financeiramente

Este é um ponto muito importante e que você precisa levar em consideração antes de se tornar um empreendedor digital.

Para começar um negócio, mesmo que digital, é preciso fazer alguns investimentos. Por isso, é essencial ter uma verba guardada para cobrir possíveis gastos adicionais e, principalmente, os gastos fixos.

Além das contas pessoais como aluguel, alimentação e os gastos com a casa, um empreendedor digital também precisa pagar por algumas ferramentas online que ele usará.

Mas, apesar desses gastos, um negócio digital é muito mais acessível do que um tradicional, que conta com uma burocracia imensa e custos bem maiores.

Por exemplo:

Em um negócio tradicional, você precisa arcar com uma estrutura física, funcionários, investimento em equipamentos, mobília e fazer vários outros investimentos.

Já o empreendedor digital não tem nenhuma dessas exigências, principalmente no início, que costuma ser o momento mais difícil.

Para se tornar um empreendedor digital, na maioria das vezes, o que você vai realmente precisar é de você mesmo e um computador com acesso a internet.

É claro que isso varia de acordo com o tipo de negócio que você pretende criar, o que sua ideia precisa para ser colocada em prática e a verba que você tem disponível para começar.

Além disso, com o empreendedor digital, grande parte dos custos que você teria com algo físico deixam de existir, como aqueles referentes à manutenção da equipe, espaço, deslocamento para realização de reuniões ou mesmo chegar ao local de trabalho.

Mas, apesar das vantagens que o empreendedorismo digital pode oferecer, você precisa considerar que está abandonando o mercado de trabalho tradicional e os benefícios trabalhistas para investir em uma ideia que você não tem certeza absoluta que dará certo.

Portanto, se você não tem nenhum dinheiro guardado ou investido para tirar sua ideia do papel, sugerimos que fique mais atento à gestão de seus gastos e comece a economizar dinheiro daqui para frente.

O ideal é que você poupe o valor necessário para suas despesas fixas. Caso você tenha família, é interessante conversar com todos eles, expor sua ideia e explicar que serão feitos alguns ajustes no orçamento. Assim, você deixa todo mundo ciente e evita que gastos desnecessários sejam feitos.

6. Pesquise os meios de divulgação

Entender de marketing digital e aprender a aplicar suas estratégias é essencial para qualquer empreendedor digital que busca sucesso.

Quando você começa um negócio físico, precisa ser reconhecido em pontos estratégicos próximos a esse local. Para conseguir isso, pode usar tanto marketing tradicional quanto digital, afinal, é desses lugares que a maior parte de seus potenciais clientes virão.

Entretanto, no empreendedorismo digital, não há limites para quem pode acessar seu negócio, mas você precisa garantir que, além de atingir muitas pessoas, você vai chegar até as pessoas certas. E é o marketing digital que vai te ajudar a fazer isso.

Portanto, é preciso aprender, entender muito e atualizar-se sempre sobre marketing digital.

Conheça suas diferentes utilizações e estratégias mais eficientes e, então, faça um planejamento de marketing com as principais abordagens que seu negócio utilizará e os resultados que você pretende alcançar com cada uma delas.

Utilize canais e estratégias diferentes como blog, redes sociais e vídeos. Cada uma delas funciona e pode ajudar seu negócio de uma maneira diferente. Quanto mais formatos de conteúdo você produz, maior o número de pessoas que você alcança.

No empreendedorismo digital, o importante é saber fazer sua mensagem chegar nas pessoas certas pelo canal certo.

Apesar da facilidade em superar barreiras geográficas, é preciso entender que cada estratégia atinge um público diferente, que se comunica de maneira diferente e tem desejos diferentes.

Pensando nisso, você deve aprender a divulgar seu negócio de forma efetiva, atingindo as pessoas certas de acordo com o canal que você está utilizando.

Nós já dissemos que você precisa encontrar o público certo para seu negócio. Mas, não é apenas isso. Você tem que, principalmente, entregar um conteúdo útil para seu público, exatamente no momento que ele precisa.

Além disso, essas pessoas precisam entender a importância do produto ou serviço que você está oferecendo e serem convencidas de que precisam dele. 

Por isso é muito importante pensar na forma como você divulgará seu negócio digital para planejar toda a parte de marketing e adotar estratégias efetivas que te ajudem a alcançar compradores em potencial.

7. Estude o mercado

O mercado online passa por mudanças constantemente. Por isso, é importante se manter-se atualizado e estudá-lo sempre. Caso contrário, você ficará para trás e sua ideia não será aproveitada.

Conhecer sua concorrência é a melhor forma de obter uma vantagem competitiva sobre eles e oferecer produtos/serviços realmente diferenciados.

Essa etapa pode parecer um pouco trabalhosa, mas é extremamente necessária e, com o auxílio de algumas ferramentas online, como Google Analytics e Google Trends, torna-se mais simples.

8. Conheça pessoas

Conhecer outras pessoas com a mesma mentalidade tanto para se inspirar quanto para fazer parcerias quando necessário é algo que pode ser um diferencial para o empreendedor digital.

Por isso, participe de eventos relacionados a seu nicho, tente se comunicar com as pessoas que mais te inspiram e continue acompanhando o trabalho delas.

Dê atenção também às pessoas que têm você como inspiração e faça amizade com outros empreendedores.

Nesse mercado, trocar experiências e ajudar o próximo pode fazer com que você se torne uma verdadeira referência em seu nicho.

Conhecer pessoas importantes é legal, mas não faça isso apenas por interesse. Busque ajudar de alguma maneira e não fique apenas pedindo ajuda.

Esse relacionamento profissional em ambientes diversos é muito importante e também é chamado de networking.

9. Arrisque!

Por último e não menos importante, um bom empreendedor digital precisa saber arriscar.

É claro que é possível ter sucesso da noite para o dia, mas você não pode contar com essa sorte e esperar que tudo caia do céu em suas mãos.

Por isso é preciso se arriscar, tentar, acertar, errar e fazer tudo da melhor maneira possível até alcançar seus objetivos.

E aí, você está pensando em ser um empreendedor digital, já tem uma ideia, mas ainda não sabe como colocá-la em prática?

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Guest post produzido pela equipe da Hotmart.

Esse artigo foi produzido por uma equipe de redação convidada.

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Uma resposta

  1. O meio digital é muito amplo e permite que seja executada diversas atividades no meio dele. Hoje o marketing digital é uma atividade que cresce muito todos os anos e que dá resultados para empresas e clientes, algo que de fato vale muito a pena conhecer e investir.
    Parabéns, excelentes dicas e texto!

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