Conheça o conceito de endomarketing e saiba como a comunicação interna ajuda no crescimento do seu negócio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Todo empreendedor sabe que a essência da marca e os valores da empresa precisam estar no centro de todas as estratégias de comunicação. Mas muitas vezes esquecem do mais importantes: os funcionários. É aí que entra o endomarketing, ou marketing interno.

O marketing interno ou endomarketing, são estratégias direcionadas especificamente aos funcionários para gerar maior participação ou mudanças mensuráveis. E não é apenas um memorando ou um e-mail para todas as equipes.

O endomarketing tem como principal estratégia envolver intencionalmente seus funcionários em uma campanha, assim como você faria com seus clientes.

Por que isso é importante? Quando você utiliza o endomarketing, você alinha a visão da sua marca de dentro para fora. E quando os funcionários acreditam na sua marca, e estão engajados nas iniciativas de sua empresa, eles estarão mais motivados por seu trabalho e mais leais à organização.

Os dois principais tipos de marketing interno são:

  • Campanha ou estratégia de comunicação visando especificamente seus funcionários. Por exemplo, campanhas de engajamento de funcionários ou iniciativas de benefícios/bem-estar.
  • Campanhas criadas para socializar, educar e envolver os funcionários no lançamento de uma campanha externa. Como novos produtos ou serviços.

Um exemplo de empresa que adota o endomarketing é a Apple. A empresa possui uma cultura organizacional única que enfatiza a inovação, a criatividade e a especialização.

Para promover essa cultura, são altamente seletivos quando recrutam funcionários e são extremamente minuciosos quando os treinam.

A Apple percebe que a melhor maneira de promover a imagem de sua marca é que todos os funcionários, principalmente os que trabalham com clientes, representem essa imagem com precisão.

Qualquer pessoa que tenha ido a uma loja da Apple sabe que os funcionários são especialistas nos produtos que vendem e estão dispostos a responder a um número infinito de perguntas. Com raras exceções, os funcionários são inteligentes, acessíveis e informados, refletindo positivamente a empresa como um todo.

endomarketing 2

Como implementar o endomarketing na empresa?

Profissionais de recursos humanos normalmente lideram campanhas internas de marketing. Como o marketing interno se concentra em alavancar o valor dos funcionários. Uma comunicação forte entre a empresa e os funcionários é crucial.

Utiliza suas ferramentas e estratégias tradicionais de marketing para a força de trabalho, sua função é vender a imagem da empresa e seus produtos, aumentando o envolvimento e maior interação desses clientes internos com a organização, tornando-os engajados em transformar-se em verdadeiros embaixadores da marca.

O marketing interno se concentra nas pessoas, desenvolvendo e fortalecendo a equipe com um sentimento de orgulho para a empresa.

Este orgulho e fidelidade à equipe é otimizado por funcionários experientes da situação e desempenho da organização, através de recompensas como presentes, viagens, aumentos salariais e em troca, a empresa obtém mais compromisso de todos os que vestem a camisa da organização.

Sua principal responsabilidade será disseminar informações sobre as metas e estratégias da empresa e fornecer treinamento e suporte para ajudar os funcionários a atingir essas metas.

Comunicação interna é essencial

O foco da comunicação interna é fortalecer o planejamento estratégico e fazer com que todos entendam os objetivos e se identifiquem.

Unir todos os setores que são compostos de pessoas diferentes com pensamentos diferentes, faz com que a comunicação interna seja uma área estratégica e seu bom desempenho esteja ligado a uma maior lucratividade.

Ele também trabalha para melhorar o fluxo de informações entre todos os funcionários, para que todos possam falar e ser ouvidos pelos líderes.

Seu desempenho é mais social, trabalhando a partir do conceito de parceria e colaboração entre todos, ao fazê-lo, que todos saibam o objetivo da empresa, resultando em trabalho em equipe e no alcance de metas estabelecidas.

Como criar uma estratégia de endomarketing?

Uma estratégia de marketing interno é semelhante a uma estratégia de marketing externa, pois deve contar uma história que convença o público a agir.

No caso de uma estratégia interna, o público são seus funcionários, enquanto que, em uma estratégia externa, o público é um consumidor em potencial.

Ao criar uma estratégia de marketing interno, você deve criar mensagens que entrem em ressonância com seus funcionários. Para assim fazer com que eles queiram ajudá-lo a atingir metas de negócios específicas.  Não deixe de compartilhar sua estratégia com todos os funcionários para que todos possam ajudar.

O primeiro passo de qualquer plano é identificar metas claras para a estratégia de marketing interno. Isso pode ser qualquer coisa. Desde aumentar a conscientização sobre uma nova estratégia de marketing até promover a conscientização da marca entre os funcionários. Uma vez que as metas tenham sido identificadas, planos podem ser desenvolvidos para atingir esses objetivos.

Se uma empresa deseja promover a conscientização sobre um novo produto, pode fazer apresentações em reuniões de equipe. Mas, se precisarem mudar fundamentalmente a cultura de sua empresa, talvez seja necessário mudanças. Contratar mais pessoas, reorganizar departamentos ou desenvolver novos produtos ou negócios.

Ações para implementar o endomarketing

A comunicação é fundamental para o marketing interno, e a tecnologia hoje torna isso mais fácil do que nunca. Intranets e aplicativos podem ser configurados para tornar a comunicação entre equipes mais fácil.

Reuniões formais podem ser substituídas por atualizações semanais interativas, que permitem atualizações sobre o trabalho. A comunicação bidirecional é importante para a eficácia do marketing interno.

Além disso, é essencial fornecer treinamento adequado e deixar o funcionário realmente a vontade dentro da empresa. Saber ser um líder é essencial para o sucesso do endomarketing.

O objetivo geral do chamado marketing interno é garantir que todos os funcionários da empresa entendam que precisam cooperar plenamente para satisfazer os requisitos dos clientes. Para assim alcançar os objetivos corporativos.

A maneira como uma empresa trabalha com seus clientes na identificação, antecipação e satisfação de suas necessidades, é fundamental para obter e manter seus produtos e dinheiro.

O marketing interno não se refere a programas de comunicação ou venda interna. Mas a uma gestão de pessoal eficaz e inclusiva, motivação e liderança, que é responsabilidade do gerente de marketing sob a liderança do CEO.

E você, já conhecia o endomarketing? Pronto para implementa-lo na sua empresa? Comente abaixo como esta estratégia pode lhe ajudar!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Uma resposta

  1. Excelente artigo. Nos dias atuais ainda é um grande desafio a implementação do Endomarketing dentro das organizações. Mas certamente é um grande diferencial tanto no ambiente interno das empresas, assim como reflexão externa para sucesso das mesmas dentro do mercado competitivo. Todos tem a ganhar tanto funcionários, como o mercado como todo em si.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *