Se você tem uma página no Facebook, ou pelo menos é interessado em negócios na rede social, deve ter percebido as mudanças recentes. Uma das maiores foi anunciada no início de 2018: a prioridade mudou e agora posts de amigos levam o primeiro lugar, em detrimento das páginas.

As alterações não pararam por aí. A seção de trending topics foi descartada, as histórias (função parecida com a do Instagram) agora têm mais destaque e há também alterações na política de privacidade, de acordo com a lei.

Mas de tudo isso que está acontecendo com a rede de Mark Zuckerberg, onde ficam as marcas? É isso que mais tem preocupado anunciantes. O próprio fundador da empresa diz que sua vontade é que as pessoas passem menos tempo em seus feeds de notícias.

Em meio a essa confusão, como conseguir mais engajamento no Facebook? Bom, a criatividade dos profissionais de marketing pode com certeza superar alguns obstáculos. Vamos a algumas dicas para não deixar sua audiência cair na rede social mais famosa do mundo.

Invista em transmissões ao vivo

Se você tem conteúdo que vale a pena ser compartilhado em transmissões ao vivo, não deixe de aproveitá-lo. O algoritmo do Facebook costuma priorizar histórias que estão acontecendo agora e por isso pode ser ótimo para o engajamento.

Basta ter algo interessante para falar, que eduque seus usuários, além de um apresentador ou apresentadora. Procure criar deixas para as pessoas comentarem, solicitando perguntas, por exemplo. Mais algumas dicas:

  • Fale o nome das pessoas que estão comentando para que elas se sintam parte daquilo
  • Aproveite eventos “offline” ou notícias atuais para despertar o interesse
  • Promova a transmissão ao vivo para ganhar ainda mais destaque
  • A espontaneidade é importante, mas não deixe de ter um roteiro para não se perder

engajamento no facebook

Crie conteúdo de alta qualidade

Posts engraçadinhos, com memes, já fizeram muito sucesso. No entanto, hoje em dia, já não é tão fácil conseguir engajamento no Facebook. Foque em posts que despertem a vontade de comentar (evite aqueles no estilo “gostou curte, não gostou comenta”) e publicações que sejam úteis para o usuário.

Além disso, confie em suas análises. Faça testes frequentes para saber o que mais gera atenção e foque nesse tipo de conteúdo.

Se você ainda não sabe muito bem qual tipo de posts sua audiência gosta, faça testes “fora da caixa”. Se a sua página é de uma hamburgueria, você não precisa, necessariamente, postar sobre hambúrgueres. Inclusive, se fizer isso, as pessoas podem cansar da sua página.

Caso tiver dificuldade em criar conteúdos muito diferentes do que já fez, pergunte-se:

  • Existem eventos mundiais ou nacionais acontecendo que tenham um pouco a ver com minha marca?
  • Há fatos estatísticos interessantes sobre seus consumidores?
  • Tem a ver com minha marca fazer algum tipo de piada?

Analisando essas questões pode trazer alguns insights para novos posts.

Crie conteúdos para as redes sociais fora das redes sociais

Se você tem um blog, procure criar posts que gerem engajamento no Facebook. Isso significa produzir conteúdos que despertem a vontade de comentar e que incentive as pessoas a clicarem (sem clickbait, por favor!).

Algumas ideias:

  • Histórias emocionantes (conheça o storytelling)
  • Quizzes
  • Estatísticas intrigantes
  • Guia e passo a passo
  • Textos de opiniões

Não se esqueça de analisar quais posts do blog mais se destacam na fanpage. Assim, você pode reproduzir formatos e gerar ainda mais interações.

Crie e participe de grupos

Sem dúvidas, uma das funções mais utilizadas no Facebook é a de grupos. Lá dentro, as pessoas podem se conectar com outras que tenham interesses parecidos, vender coisas, debater assuntos interessantes e muito mais.

Mesmo com as mudanças, a rede social vai continuar a priorizar os grupos, afinal, é uma forma das pessoas se conectarem, o que é o foco principal agora. Por isso, crie um grupo de discussão com assunto que tenha a ver com sua marca, se não tiver. Depois, sempre que puder, compartilhe conteúdos e comente o que as pessoas postam.

Com certeza, vai trazer mais engajamento no Facebook e, de quebra, você ganha destaque como referência no tema.

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Aposte em boas imagens

Conteúdo visual consegue muito mais engajamento no Facebook e a maior parte dos posts da plataforma é de fotos. Isso reflete uma preferência dos usuários e não é à toa: fotos são mais fáceis de consumir.

No entanto, não adianta colocar fotos que não sejam visualmente atrativas. Em alguns momentos, os bancos de imagem são ótimos – mas também não podem estar em todos os seus conteúdos, para evitar o tom de “falso”.

Se puder, separe um orçamento para contratar fotógrafos profissionais que possam produzir imagens capazes de mostrar a personalidade do seu negócio. Utilizar imagens gráficas também é interessante, desde que tenha a ver com a linha visual da marca.

Imagine uma pessoa passando pelo feed rapidamente. Você quer que ela pare em uma imagem sua, certo? Produza conteúdo capaz de fazer isso.

Priorize comentários e respostas

Com todas essas dicas, é bem provável que você consiga melhorar o engajamento no Facebook da sua empresa. Mas não pare no conteúdo e na estratégia. Torne parte de sua rotina responder comentários e interagir com usuários. Afinal, ninguém gosta de ser ignorado.

Se um usuário reservou um tempinho de seu dia para comentar no seu post, retorne o favor. E, se você for criativo na resposta, pode aumentar ainda mais o engajamento. Isso inclui todos os pontos de contato da sua marca nas redes sociais com clientes, como o Messenger.

Você tem dúvidas quando o assunto é gestão de mídias sociais? Não deixe de ler esse post.

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