Entenda a função da metamensagem nos websites

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Você já deve estar saturado de notícias sobre grooving, reversos, Airbus e caos aéreo. Não se preocupe, nesse artigo não trata do maior acidente aéreo do país, mas das mudanças que provocou no layout do site da TAM.

Durante muitos anos encontramos no site da empresa uma imagem do avião A320 no local onde normalmente deveria existir o logotipo. Por que um Airbus ao invés do logotipo? E, na imagem do avião, o logo da TAM não era muito visível.

site_tam_01.jpg

.

Normalmente o logotipo da empresa fica no topo, do lado esquerdo, pois sabemos que a leitura do ocidental é feita da esquerda para direita, de cima para baixo. A leitura se inicia na esquerda e no topo, portanto este é o local mais importante, mais bem destacado e visualizado de um layout.

Será que a TAM pretendia destacar os modernos aviões A320 e sua pintura?

Nada que se coloca em uma página entra de graça. Todo elemento visual tem seu sentido. Você nunca verá um site de uma grande empresa colocando uma “sombra” em algum elemento só porque fica “bonitinho”. Tudo tem seu motivo. Através dos elementos visuais, a empresa procura despertar em você determinada sensação a partir daquilo que você está vendo. É o que chamamos de metamensagem.

Atrás de tudo que você vê existe uma metamensagem. Tannen define mensagem como a informação transmitida através das palavras e metamensagem como aquilo que rodeia as palavras:

“Informações transmitidas por meio de significados de palavras são a mensagem. O que é comunicado sobre o relacionamento ? atitudes de um para com o outro, a ocasião, e o que estamos dizendo ? é a metamensagem. E é à metamensagem que respondemos mais incisivamente.”

Quando você via o A320 da TAM no lugar onde deveria estar o logo do site, você não estava vendo um avião. Você estava vendo a modernidade da frota TAM, com aeronaves novinhas; esse tipo de conceito traz algo que toda empresa aérea deseja: confiabilidade, segurança e credibilidade.

Portanto, ao colocar a imagem do A320 ao invés do logotipo, a TAM buscava despertar em você idéias positivas sobre a imagem dela e não um avião simplesmente “bonitinho”.

Geralmente as metamensagens são percebidas de acordo com experiências passadas de quem está vendo. Quem teve alguma experiência desagradável com um A320 jamais pensaria de forma positiva ao ver uma foto deste avião. E provavelmente foi por causa dessa experiência passada que a TAM mudou rapidamente o layout de seu site.

Uma semana após o acidente da TAM em Congonhas com um A320, o site da empresa estava diferente. Cadê o avião no topo, do lado esquerdo?

site_tam_02.jpg

.

Saiu o avião. A lembrança que todo brasileiro tem neste momento ao ver um A320 não é muito boa. A metamensagem que este avião desperta hoje é inevitavelmente falta de segurança, confiabilidade e proximidade da morte. Graças à experiência passada que todos nós tivemos ao ver tantas notícias sobre o acidente, algumas até detalhando o funcionamento de um A320 e levantando a hipótese de falha mecânica como uma das razões do acidente, relacionamos imediatamente o avião a sentimentos negativos.

O mesmo ocorreu no acidente de 96, quando o Fokker-100 ficou tão mal visto pelos brasileiros que a empresa precisou substituir todas essas aeronaves por A320.

A TAM, sabendo muito bem da imagem negativa que o A320 passou a despertar, tirou imediatamente o avião do seu site e colocou no seu lugar o logotipo da empresa. Notem que não é o logotipo vermelho, mas um logotipo apagado, branco com um fundo cinza claro, quase não dá pra ver. Por que será?

A empresa passa por um momento delicado, principalmente em relação à sua imagem. A visão que as pessoas têm da TAM nesse momento não é das melhores. Então, por que destacar o logotipo da TAM? O vermelho que eles utilizam é forte, chama a atenção facilmente. E nesse momento o que a TAM não quer é chamar a atenção. Durante os próximos meses ela deseja ser esquecida.

Depois começarão a trabalhar novamente a imagem de segurança e credibilidade que toda empresa aérea deseja despertar em seus clientes. Terão alguma dificuldade no início mas, como brasileiro tem memória curta, logo conseguirão se reerguer.

Além disso é importante passar a imagem de que estão de luto, abalados e tristes com o que aconteceu. Por isso esse logo sem vida.

Note também que foi retirado a chamada para o cartão Fidelidade TAM. Realmente nesse momento ninguém pensa em ter fidelidade a uma empresa que enfrenta problemas com a imagem de credibilidade e segurança. Além disso, a chamada possuia no seu lado direito a cauda do avião da TAM. Justamente a imagem que mais ficou gravada em nossas mentes, fotografada e filmada por toda a imprensa, foi a cauda do avião PR-MBK, que tornou-se uma espécie de símbolo desse trágico acidente. Logo, associamos a cauda do avião a sentimentos negativos.

Daqui alguns meses aquele logotipo voltará a ser vermelho e tudo voltará ao normal. Pode ser até que o layout do site mude completamente, como tentativa de apagar uma época ruim e dessa forma eliminar as experiências negativas relacionadas ao acidente.

Fiquem atentos. Nada é por acaso nesse mundo. Tudo que você vê em um site tem sua razão de ser. Comece a ver os layouts desse ângulo e procure identificar as metamensagens que os elementos visuais tentam passar para você. E vamos seguindo, com segurança, sempre para o alto e avante. [Webinsider]

.

<strong>Bruno Ávila</strong> (brunoavila@gmail.com) é webdesigner e mantém um <strong><a href="http://www.brunoavila.com.br" rel="externo">site</a></strong>

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38 respostas

  1. Vale observar também que existe uma fábrica de aeronaves por trás no caso Airbus, que além de compromete-la a mesma pode ter sido responsável pelo acidente por motivos técnicos.No que respondem solidários perante o judiciário

  2. foi uma grande jogada de marketing da empresa, é lógico que a TAM não ia querer que todos aqueles que acessacem seu site se deparacem com o avião que matou centenas de pessoas, concerteza viria a pergunta daquele que estivesse acessando, será que vale a pena viajar nos aviões dessa empresa ? será que é seguro pra mim, pra minha familia?
    Emfim, são detalhes que apesar de não parecer fazem uma diferença enorme, por isso a TAM ao meu ver foi muito feliz ao substituir a imagem do A320
    por seu logotipo, mas como o próprio autor do artigo observou, não era um logotipo comum, daqueles que chamam a atenção, mas um logotipo que de ceta forma tentava mostrar luto pelo acidente, mas a principal finalidade do logotipo estar apagado era para que da empresa ser esquecida de certa forma pelas pessoas até que o fato fosse esquecido, pois como o próprio autor ressaltou as pessoas tem memória curta, ou seja, a iamegem negativa do acidente seria apagada da memória das pessoas assim como a imagem do A320 foi apagada do site.

  3. Boa Noite
    Acredito que se a Tam utilizou mesmo a metamensagem foi um trabalho ótimo, pois consegue tirar totalmente o foco sobre a empresa, deixando a entender que ela compactua com a dor das familias e não é somente uma empresa que visa lucros.

    A utilização de metamensagem é uma poderosa ferramenta, pois se bem utilizada consegue induzir ao usuário, seja fazendo com que a empresa tenha mais credibilidade, seja pela beleza, que faz com que o mesmo fique mais tempo no site ou uma propaganda bem elaborada que faz com que o usuário compre mesmo não precisando do mesmo.

    Alessandro
    5° Periodo SI
    MAT 60618

  4. Parabéns pelo Post Bruno,

    As metamensagens concerteza é uma das maiores estratégia de transmissão de informação já usada nos web sites. Como as informações dos sites tem que ser passadas de forma objetiva mas com total conteúdo, as metamensagem se tornam eficazes nesse sentido, pois com pequenos detalhes visuais elas trasmitem informações suficientes para os usuários refletirem e entenderem qual é a intenção real dos seus recursos visuais como logos e banners.

    Régis José Monteiro Debona
    5°SI – 62136

  5. A atitude da Tam foi viavél a situação da qual a empresa esta passando, é normal a empresa querer se resguardar por um determinado tempo, com isso a modificação de sua metamensagem para um novo layout no momento é uma forma da qual certas lembranças do voô venha ser esquecidas, apesar de não modificar o acontecido.

    Elayne Scherrer
    13861
    Sistemas de Informação – 5° Período

  6. Uma empresa de grande porte como a Tam , precisa ter uma boa imagem. No caso do artigo, foi preciso usar o recurso da metamensagen para que seus clientes nao penssem de forma negativa a respeito da empresa. Dessa forma foi retirado a imagem do avião, para nao causar lembranças do acidente, ocorrido tempo atras; logo em seguida posto TAM na esquerda da pagina na cor sinza claro , desta forma desviando mais uma vez o penssamento do cliente, uma boa estratégia de Marketing da empresa.

    Alex Carlete
    62231
    Sistemas de Informação
    5° periodo

  7. Para mim, a meta-mensagem tem uma função semelhante à da mensagem subliminar, com a diferença que a meta-mensagem deve ficar em um lugar de destaque e representando fielmente sua real intenção, seja ela passar uma impressão positiva, negativa ou expressar ao usuário/leitor o que ele deve pensar. É uma forma inconsciente à esse leitor de passar uma vontade, de tentar força-lo a algo sem que ele perceba. Mas isso não se limita a imagens. A tipografia também influencia na visão que a pessoa terá ao ver ou ler aquela mensagem. Em fim, construir uma mensagem aplicando o conceito de meta mensagem é cria-lo pensando em cada detalhe: uma diferença na cor ou uma imagem em local diferente pode mudar a forma com que o usuário irá interpretar aquela mensagem.

  8. A metamensagem é largamente utilizada no nosso cotidiano, sendo visível em quase todos os lugares. Acredito que, o meio que mais utilize desse artifício é a publicidade, pois, como dizem, uma imagem vale mais do que mil palavras. As pessoas estão acondicionadas a prever a mensagem que o texto passa, apenas visualizando uma imagem. O artigo retrata muito bem o uso da metalinguagem pela TAM, não ficando apenas pelo logotipo. Todos os outros componentes também estão envolvidos pela metamensagem, com o intuito de facilitar a interação do usuário com o site.

    Sylvio Sebastião Malacarne Júnior – 62.538
    Sistemas de Informação – 5º Período

  9. A chamada metamensagem é nada mais nada menos que, a linguagem visual. Como assim? Ela faz com imagens o que poderia ser feito com palavras. Como dizem: Uma imagem vale mais que 1000 palavras… Esse é o conceito dessa forma de comunicação. Quando conseguimos juntar 2 formas de comunicação: a escrita e a visual. Temos um excelente trabalho. Com ela podemos passar para um cliente ou para uma pessoa o estado de espírito como foi o caso da empresa TAM. No inicio passando uma imagem de modernismo, qualidade e excelência de serviço. Porem depois do acidente fizeram todo um trabalho de marketing para mostrar que a empresa estava muito sentido com o incidente.

    Lucas Santana 62330
    SI 5º

  10. Bom, a metamensagem, é básicamente a compreensão das atitudes e dos sentimentos da pessoa/coisa que faz o comunicado. Segundo o artigo, a remoção do Avião(A320) do Logo e a aplicação do Logo TAM meio apagado, demonstram preocupações da empresa com a imagem da mesma.
    Concordo quanto a idéia de expressar os sentimentos de uma forma digamos que oculta. Há pessoas que reparam nesses detalhes pequenos e ocultos, por isso a preocupação em modifica-los após algo tão repercurtido negativamente quanto o acidente.
    Salvo que, isso também pode ser uma jogada proposital de Marketing.

    Nome: Thiago Salvador
    N° Matrícula: 62061
    Curso: Sistemas de Informação
    Período: 5°

  11. Artigo muito interessante.

    Realmente os detalhes de um site fazem muita diferença. Podem ser uma boa estratégia de marketing, uma opção para interagir indiretamete com os clientes. Estou estudando essa área de construção de sites web e as observações a respeito do site da Tam foram muito proveitosas. Programar considerando a visão do usuário me parece uma tarefa difícil.
    Mesmo que as intenções do criador deste site não tenham sido exatamente as citadas no texto, imagino que a formatação e demais recursos usados por um programador sejam importantes para expor alguma intenção entre-linhas.

  12. O trabalho de metamensagem está totalmente claro no artigo acima, nos dias atuais esse é um fator fundamental para uma boa aceitação de qualquer software. Deve-se saber que a metamensagem não envolve somente as imagens,acredito que esta esteja envolvida com um conjunto de fatores que completam a mensagem final. Este site da TAM por exemplo tem a imagem como grande fator, mas ao mesmo tempo, tenta mudar o foco do internauta para outros pontos que dispersem a atenção ao acontencido. O ponto fundamental para a criançao do mesmo, tem haver com a união de fatores que seriam favoraveis e desfavoraveis para a boa imagem da companhia, e assim a criançao de um site diferente, amenizando a situação do ocorrido.

    Ana Paula – 60561
    Sistemas de Informação – 5ºperiodo

  13. Muito bom. Isso é parte de um grande trabalho de marketing e publicidade. Vemos que mesmo a empresa sendo mal vista, ainda sim tem funcionários que trabalham para o bem da empresa.
    Mas por outro lado com a atitute tomada cria-se até uma revolta nos amigos e familiares, percebendo que a empresa quer se safar das responsabilidades e das críticas.

    Fernando Missi
    62194
    Sistemas de Informação
    5° Periodo

  14. O uso das metamensagem são de grande importância para os banners, slogan e imagens de sites, pois neles você pode explicitar informações que diz respeito a confiabilidade, credibilidade, segurança, dentre outros fatores, como por exemplo o citado acima, existem várias maneiras de construir uma metamensagem, outro exemplo pode ser de uma transportadora de mercadorias, mostrando várias fotos dos principais pontos turísticos de cada cidade e de suas filiais cheias de mercadorias, de funcionários embalando mercadorias e de seus caminhões transportando-as, isso indica que a transportadora está em vários lugares, e que é bem conhecida e querendo ou não gera uma certa segurança para os clientes, pois mostra que as embalagens são boas e os caminhões são de ótima qualidade e você poderá pedir o produto de qualquer lugar que tenha o serviço de tal tranportadora, isso também pode se intender como uma metamensagem.

    Matricula: 62049
    Curso: Sistemas de informação
    5 Período

  15. Caro Bruno, é interessante seu texto e acredito que muitas coisas que encontramos nos sites tenham uma mensagem.

    Mas acho que o caso do site da TAM é falho, pois a retirada da foto do avião queria passar uma mensagem de luto pelo ocorrido e também não retiraram a imagem pelo fato do avião acidentado ser um A320 o que não coincide com a foto em questão, pois a imagem é de um A330, um avião de vôos internacionais da cia.

  16. Caro Bruno (e demais leitores do Webinsider)

    Adorei o seu artigo e concordo plenamente que essas mudanças tenham sido motivadas devido ao acidente. Se a equipe de marketing da TAM não tivesse uma estratégia preparada para situações como essa, qual seria a competência dessa equipe? Pensando em uma empresa do tamanho da TAM é lógico se pensar que exista sim plano de reposicionamento da marca. Acredito que não estaria falhando muito se antecipasse que em breve (depois do caos) seremos surpreendidos por mais ações de branding e até mesmo uma mudança radical. Claro que a equipe pode ter passado por cima e esquecido de fazer mudanças na página Trabalhe Conosco, ou outras, são seres humanos que estão trabalhando sob pressão,e pior, estão preocupados em reparar o que é mais imediato, mais urgente…

    Bom, essa é apenas a opinião de uma estudante…e não de uma especialista em criação de Websites.

    Abraços,

  17. Bela materia, deve atingir em cheio os micreiros que nao entendem nada de design e se metem a fazer o layout dos sites.
    Nao duvido nada que este site nao estivesse engavetado, como disse Tetri. Por um motivo: para quando tivessem um acidante na TAM. Existem planos de emergencia para casos de acidentes e a parte de comunicação é fundamental. E o site e 0800 são decisivos nessa hora.

  18. Bruno,
    estou aqui para parabenizá-lo, por esta análise, e dizer que o que vc diz tem fundamentos, lógicos, para qualquer um que tenha um pensamento racional, (com certeza você é uma ótima pessoa),
    o mesmo não se pode falar de pessoas que visam apenas o capital, não estou acusando a TAM, mas é como comentou TETRI MESQUITA Aí fica a seguinte pergunta no ar: será que isso realmente foi pensado desse jeito ou o novo layout era apenas um projeto engavetado há tempos?
    pode-se reparar isso clique institucional e depois em TRABALHE CONOSCO, bom, se a mudança no layout, foi pensada como você disse, é uma tremenda falta de atenção, de quem fez a mudança no layout, pois a imagem do A320, está lá, aparecendo para quem busca uma oportunidade nesta empresa aérea,
    Fique com DEUS, e continue com suas análises.
    Parabéns.

    Carlos Alberto Soares Meireles

  19. O artigo é interessante. Suposição ou não, valeu pelo exercício mental. E se o pessoal da TAM não fez as modificações pensando em branding, tá aí uma boa sugestão para um próximo incidente que, deus nos livre, demore muito para acontecer!

    Agora, prezado Raúl, fique tranquilo. Os sarcásticos e os irônicos deixam de sê-lo quando assim se anunciam.

    Em vez de analisar a essência e coerência da mensagem, você ficou detido na fonte das informações. Será que isso importa, neste caso? A discussão maior é se as modificações foram ou não interessantes.

    O fato de escrever em demasia, e de forma enjoadamente repetitiva, faz-nos supor (aproveitando o ambiente propício para tal) que você ficou é com dor de cotovelo por não ter espaço aqui no webinsider.

  20. Bruno, parabens pelo post. esta ótimo!

    Raul Oliveira, Nós estamos falando de uma pequena mudança que poderia ter realmente uma mensagem a passar como se estivessem querendo apagar a imagem da TAM, acredito que eles tiraram o aibus com o titulo da tam em vermelho… é uma jogada de marketing isso é comun. e nada mais justo eu apoio a equipe de consultoria que efetuou esta alteração no site deles.

    O momento da empresa é de caos, nada melhor do que se encolher atras da mesa e resolver as coisas e depois voltar a ativa novamente.

    wwww.suspensa.info

  21. Não vou comentar muito sobre o assunto, quero apenas dizer algo sobre as colocações do Raul e sua tese central para troca de ?layout?, na verdade troca de imagem.
    Imagine se a TAM não tiver um link com banda descente ou suficiente para atender a demando quanto de dinheiro não é perdido?
    O retorno que o comércio eletrônico leva para companhia é muito elevado, já o gasto para manter um link da embratel/telefonica/intelig/a&tt, sejá lá qual for é pífio se contarmos o retorno do investimento.
    Acredito que uma empresa deste porte não deixará de investir 30 mil reais em um link, para rebuscar a sua identidade por míseros 30 mil.
    Sem contar que poderiam ser tirados itens ?menos importantes? na composição do layout como planos de fundo títulos em img ou até mesmo as animações em swf/flash.

  22. Cláudio,

    Hum… Ok, fui um pouco apimentado na minha postagem de maneira alguma queria deixar o Bruno em um momento pouco confortável, mas já que pediu um retorno meu. Cá estou.

    Primeira pergunta? Que novo layout? Repare que o posicionamento de cada item, bloco ou coluna continua o mesmo. Faça um wired frame dos blocos e veja que ele continua o mesmo.

    Minha opinião foi o excesso de acesso e o número de banda disponível o responsável pelas alterações, mesmo assim, o meu é mera especulação, teriamos que perguntar a alguém da tecnologia e dúvido que responderiam.

    creio que com sensibilidade e informação você sabe que decisão tomar sobre a marca da TAM.

    Sensibilizado ou não, você tem que pensar que a TAM é uma corporação e visa lucros, que o impacto sofrido pelo acidente prejudica e muito a carteira dos acionistas, acho que em nível tático a ação seria até modificar a visualização e os elementos do site, mas isso deveria ser feito depois de um planejamento estratégico e depois de resolver outros problemas. Assim, a informação quem pode dar é a TAM ou quem está lá. E não sensibilidade no negócio.

    Não que não tenha sido uma tragédia, e bla bla blá, mas sepere as coisas e veja-se no lugar dos principais executivos, eles iriam pensar no visual do site agora ou em mantê-lo no ar tirando imagens se a banda estivesse no gargalo?

    Coloque-se no lugar de quem dirigiu a criação do novo layout?

    Coloque-se no lugar dos acionistas, presidentes e quem paga o salário de quem tomou a decisão de tirar as imagens do site, pois novo layout não há.

    ?Está na hora de aproveitar a grande audiência ao site!??

    Por que não aproveitar o problema para transformá-lo em oportunidade e conseguir ambos? É uma empresa não uma associação de caridade. Desculpe a franqueza.

    posso parecer irônico, mas acho um tanto simples e não especulativo, uma suposição pode ser sim, mas creio que mais se encaixa em feeling, reflita um pouco sobre a marca e o público?

    Posso parecer sarcástico ou insensível, mas acho um tanto deslocada a idéia da modificação de branding em um momento como esse. Você mexer na imagem da empresa que já está em foco (por sinal péssimo) e tentar mudar. Concordo com a idéia no texto que serve para amenizar um pouco a chamada da marca, mas se fosse realmente esse o intento, ela teria que repintar os aviões, modificar todas as imagens do site, etc etc etc…

    Concordo que possa ser feeling, mas reflita um pouco que é o momento de uma ação tática ou estratégica agora.

    Agora me diga, qual sua idéia para o layout? Manter o mesmo? Re-novar? Aguardo.

    Acho que é um péssimo momento para trabalhar o layout do site, é um tiro nos pés você mexer na imagem da empresa que já está desgastada. Você pode trabalhar campanhas de outros modos e formatos muito mais proveitosos para a empresa e para quem necessita dela no momento do que o branding.

    Não acho que deva-se manter o mesmo, ou talvez deva, sinceramente não sei te dizer, não estamos lá para sentir na pele a tristeza dos funcionários, os problemas que foram gerados e a pressão que está acontecendo lá dentro. Fora o prejuízo, que não deve ser pouco. Ações despencam, passageiros com medo, aeroportos em caos, o caos aéreo (controladores, CPI, etc…). Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Infelizmente não tenho uma opinião formada e precisaria de muito mais informações para falar, mas uma coisa reforço, e ACHO, não tenho certeza e não elucubro em cima disso: o layout não foi mudado pensando em metamensagem, até que me venha o gerente de operações tecnológicas me dizer isso com uma carta assinada pelo diretor do mesmo.

    Espero não ter sido irônico ou sarcástico em demasia, mas separe e penere, quem sabe saímos do onanismo mental para as coisas reais em um assunto tão sério?

    Um abraço.

    []s
    Raul Oliveira

  23. Permita-me responder Raul, creio que com sensibilidade e informação você sabe que decisão tomar sobre a marca da TAM. Coloque-se no lugar de quem dirigiu a criação do novo layout…

    Está na hora de aproveitar a grande audiência ao site!? posso parecer irônico, mas acho um tanto simples e não especulativo, uma suposição pode ser sim, mas creio que mais se encaixa em feeling, reflita um pouco sobre a marca e o público…

    Agora me diga, qual sua idéia para o layout? Manter o mesmo? Re-novar? Aguardo.

    Abraços!
    Cláudio Hickstein

  24. Sei não Bruno, acho que não é para tanto. Podem ser que outros motivos tenham levado a isso, de onde você pegou essa informação? Ou são meras especulações?

    Pergunto pelo seguinte: se foi propositamente devido a metamensagem, por que o default icon ainda é a cauda do avião da tam?

    Tbem pq a primeira imagem do institucional ainda é a tal imagem? Desculpe, mas outros motivos podem levar a esse tipo de atitude ao site.

    1. BANDA.

    Já pensou que devido ao número de acessos aquela imagem no topo poderia estar causando sérios transtornos ao pessoal de operações?

    2. Destaque

    Jà pensou que isso pode ser para destacar ainda mais os alertas, que é o que importa no momento?

    3. Repare que se você desligar todas as imagens do site o mesmo continuará funcioonando como antes, o que levanta minha dúvida.

    Em todo caso fica minha pergunta, de onde veio a sua informação ou é mera suposiçãoo?

    att.
    Raul Oliveira

  25. A Web é a área que mais gosto. Adorei sua análise e concordo plenamente com as atitudes realizadas no site da TAM. Popularmente os traumas demoram para passar. E nesta situação não há o que discutir né ???

  26. Bruno, eu tinha (ou talvez ainda tenha) um certo preconceito contra vc, mas esse seu artigo foi bem legal. Aliás, essas análises são bem legais. Parabéns.

  27. Olá Bruno,

    a análise que você faz tem relevância, porém o conceito de metamensagem que você usa é na verdade uma ciência com muito fundamento e secular denominada SEMIÓTICA e é nesta que você está se apoiando para fazer sua análise. Ainda, o fato de no ocidente a leitura se dar da esquerda para a direita, de cima para baixo (em todas é de cima para baixo), não faz com que o ponto mais importante da moldura analisada seja o Canto Superior Esquerdo. É como se ao olhar para um programa de televisão você pensasse primeiro onde está o Canto e não olhasse para o ponto de maior atenção pouco acima do centro da tela. Em computadores as métricas de IHC (Interação Homem-Computador) mostram que os olhos passam sim por este ponto (CIE), mas são atraídos pelo objeto de maior destaque. Observe o próprio site da TAM e verá um espaço destinado a RichMedias que estão numa posição privilegiada e de maior destaque no layout.
    No mais, sua análise é muito pertinente. Grande abraço,
    Edi Silva

  28. Essa situação já aconteceu diversas vezes em outras situações, mas bem que eles poderiam encontrar uma solução visual bem melhor.
    Usar o cinza em predomínio não foi solução…
    Cinza, explosão, pós-fogo.
    Vejam como ficou o prédio da TAM após o acidente…
    Penso que dar maior ênfase ao céu/azul seria mais adequado e não fugiria do enfoque.

  29. Boa análise. Afora a utilização da metalinguagem, o caso do site da TAM nos lembra que a construção e manutenção de uma imagem (boa) requer cuidado permanente e, principalmente, sensibilidade para perceber a conjuntura e fazer os ajustes necessários a tempo – ou seja, planejamento.

  30. Aê Bruno, muito boa a matéria, e muito bem feito o levantamento históirico sobre o site da TAM. Legal mesmo. Fez com que muitos que estejam lendo este artigo repense seu modo de inserir imagens e efeitos em sites.

    Um abração.
    T+++

  31. Gostei muito da matéria. Esse é o tipo de assunto que comento com todo mundo e ninguem acredita ou desdenha. Acredito fielmente na possibilidade de a TAM e qualquer outra grande empresa ter uma trabalho de marketing startado por alguma situação, seja que empresa for, principalmente as grandes.
    A TAM já tem um currículo interessante de desastres relacionados a seus aviões. Se colocarmos isso numa planilha talvés seja possível até calcular estatisticamente novas falhas (pra não dizer outra coisa). E isso os obriga a ter cartas na manga. Assim como qualquer outra empresa que brinca com a vida dos outros e depende do marketing para elas sim continuarem vivas.
    Parabéns pela matéria!!! Metamensagem é tudo!!!

  32. Aí fica a seguinte pergunta no ar: será que isso realmente foi pensado desse jeito ou o novo layout era apenas um projeto engavetado há tempos?

    Como sempre, muito bom o seu texto Bruno, parabéns!

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