Entender corretamente o contexto melhora as tomadas de decisão

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O contexto no qual uma decisão precisa ser tomada interfere na qualidade da decisão e no comportamento dos envolvidos. A disponibilidade de tempo para avaliar alternativas e a natureza do problema ou desafio que precisa ser solucionado são alguns exemplos de interferências no processo decisório.

Se desejamos escolher melhor, então é importante ter uma boa percepção do contexto. A boa percepção pode harmonizar expectativas e ajudar na aplicação correta dos esforços.

Para desenvolver o processo de percepção, podemos recorrer o modelo Cynefin, desenvolvido por Dave Snowden, em 1999, na IBM.

Veja o quadro abaixo:

cynefin

Snowden diz que os desafios, problemas ou projetos podem ser categorizados. Veja:

Desafios Complexos

Problemas com alto grau de incertezas. Causas e efeitos são parcialmente conhecidos. Faltam informações e clareza. Há grandes dificuldades para reproduzir resultados em contextos diferentes. As decisões tendem a ser uma aposta, um ato de fé.

Exemplos. Abrir um novo negócio, desenvolver uma nova tecnologia, mudar de profissão.

Recomendações: reduzir ao máximo o nível de incertezas levantando informações; monitorar constantemente os resultados; cercar-se de pessoas experientes; ser resiliente.

Desafios Complicados

Problemas com poucas incertezas, porém repleto de detalhes e especificações. As causas e efeitos são conhecidos. É possível reproduzir resultados em contextos diferentes. Contudo, trata-se de um desafio extenso que requer grande conhecimento, talvez de diferentes especialidades.

Exemplos. Construir uma ponte, projetar um avião, desenvolver um sistema, planejar uma longa viagem.

Recomendações: Dar liberdade e autonomia aos especialistas; certificar-se de que são devidamente qualificados, maximizando seus recursos e reduzindo interferências; verificar a existência de planos e documentações; verificar a existência e o envolvimento dos gerentes de projeto.

Desafios Caóticos

Problemas urgentes, repentinos. Há muita incerteza e as informações são escassas e desencontradas. Causas e efeitos são desconhecidos. Há pouquíssimas informações disponíveis. As pessoas estão perdidas e desorganizadas.

Exemplos. o principal cliente ameaça cancelar o contrato, queda repentina de todos os sistemas, o prédio está pegando fogo.

Recomendações: focar na estabilização; gerir a crise; isolar problemas; criar planos de prevenção; mapear riscos; extrair e difundir lições aprendidas.

Desafios Simples

Desafios já conhecidos e superados com frequência e facilidade. Requerem poucas informações e pouco conhecimento. Há facilidade para reproduzir os mesmos resultados em variadas situações.

Exemplos. fabricar mais unidades de um produto, rotinas administrativas, pintar a casa, fazer o almoço.

Recomendações: definir padrões e procedimentos de qualidade; otimizar produção; automatizar.

Identificar o contexto do desafio torna mais fácil o processo de investigação e solução. As mesmas categorias criadas por Snowden podem ser dispostas em um gráfico que cruza duas variáveis: certeza e consenso.

cynefin1

Analisando o gráfico, podemos prever alguns comportamentos. De acordo com o nível de certezas e consenso, identificamos o tipo de decisão que está em jogo:

cynefin2 O modelo também pode ilustrar o processo de mudanças. Toda mudança inicia-se com a ruptura de um contexto simples. Inesperadamente, algo interfere causando desorganização e discórdia. Então, o contexto torna-se caótico. Com o tempo, os envolvidos vão compreendendo o novo contexto e tornam-se capazes de identificar algumas causas e efeitos. O contexto torna-se complexo. Com o aprofundamento do estudo, fórmulas e sistemas são criados para organizar e agilizar. O contexto torna-se complicado. Até que um dia, os envolvidos reagem com facilidade e segurança, restabelecendo o estágio da simplicidade.

cynefin3

O modelo Cynefin é mundo rico e chega a descrever em linhas gerais os processos cognitivos necessários para tomadas de decisão em cada contexto. Trata-se de uma interessante ferramenta de formação de líderes e gestores. Pode-se utilizá-la para promover o entendimento e crescimento de toda a equipe. [Webinsider]

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Daniel Rodrigo Bastreghi é sócio administrador e Consultor de Marketing na DRB.MKT.

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