Você pode até não saber o que é um Erro 404, mas certamente já deparou com um ao usar a internet. A maioria dos internautas odeia quando isso acontece. O problema afeta negativamente, também, as empresas ou empreendedores que dependem do site para se relacionar com o cliente, divulgar conteúdo e, principalmente, vender produtos/serviços.

Mas o que significa Erro 404?

Erro 404

Sabe quando seu amigo lhe dá um endereço, no entanto, quando você chega no local a casa dele não está lá? Pois, no mundo digital é mais ou menos igual. Você digita um endereço (ou clica em um link), mas recebe uma mensagem de página inexistente.

Na verdade, um erro 404 pode aparecer para o usuário de várias maneiras. Muitas vezes, num fundo branco, sem muita diagramação. Mas você pode encontrar de tudo, inclusive, mensagens personalizadas.

Erro 404

Veja algumas mensagens comuns desse erro:

  • Not Found
  • Erro 404
  • 404 Error
  • 404 Not Found
  • 404 não encontrado
  • URL solicitado não foi encontrado neste servidor
  • HTTP 404 não encontrado
  • The requested URL was not found on this server
  • HTTP 404 Not Found
  • 404 Page Not Found

A raiz do problema

O erro 404 indica que Web que você quer abrir não foi encontrada pelo servidor. Existem várias causas para o problema e os mais comuns são:

  • você digitou o endereço incorretamente;
  • a página pode ter sido movida, mas esqueceram de ajustar URL;
  • a página pode ter sido tirada do ar e, assim, um endereço que existia antes não existe mais.

O Google Search Console é uma ferramenta grátis que ajuda você a identificar o erro 404 em seu site.

Mensagem de erro 404 personalizada

erro 404

Ninguém fica satisfeito ao se deparar com um erro 404 not found. Então, o que muitas empresas fazem é personalizar a mensagem para manter o visitante em seu site.

Funciona assim: uma pessoa acessa o site e, ao navegar por ele, encontra uma página de erro 404, com conteúdo indisponível.

O ideal é que isso não aconteça. No entanto, como nem sempre o problema pode ser evitado, o jeito é manter o visitante no seu site o máximo de tempo possível.

Para isso, uma estratégia tem sido adicionar links ou barra de buscas para outras páginas ou blogs – que estejam ativos, é claro. Nem pense em mandar o seu visitante para uma nova página também com erro 404, porque, se isso acontecer, provavelmente você não o verá mais.

Como resolver um erro 404

Erro 404

Uma dica comum é o “redirecionamento 301”. Isso nada mais é do que direcionar um endereço inexistente para outra página do site. É uma ação permanente para que o usuário saiba que a informação que ele procura mudou de endereço. Assim, ele é conduzido para o local certo, sem nenhum estresse.

É importante contactar o seu provedor de hospedagem para reportar o erro, corrigi-lo definitivamente (um erro 404 pode reaparecer) e se informar melhor sobre o problema.

Essa é uma solução simples, no entanto, algumas vezes, o erro 404 vai exigir ajustes mais avançados. Nesses casos, para quem não entende bem do assunto, o ideal é recorrer aos provedores ou à ajuda de especialistas. Quer ver alguns exemplos?

Problemas do .htaccess

O .htaccess é um arquivo de configuração que, entre outras coisas, controla redirecionamentos, protege pastas e altera aspectos de seus URLs. Especialistas recomendam aos amadores não “brincarem” com esse arquivo. A melhor dica é buscar ajuda junto aos provedores.

Problema de permissão

Nesse caso, aparece uma mensagem de um Erro 404 junto com uma frase que diz “Você não tem permissão para acessar …” As permissões variam de acordo com o host, portanto, cheque o problema primeiramente com elas.

Problema memory_limit

Se você tiver um erro que começa a frase “Erro fatal: sem memória”, a dica é ativar o relatório de erros e recarregar a página com o erro 404. E contate seu host para aumentar o seu limite de memória.

Mod_rewrite desabilitado

Omod_rewrite permite personalizar os URLs. Assim, se você receber um erro 404 ao ativar o URL amigável, é provável que você não tenha o mod_rewrite ativado em seu servidor. Ou o problema pode estar em alguns recursos de segurança que não permitem que o PrestaShop verifique a configuração do seu servidor

A vez do usuário corrigir o erro 404

Erro 404

Se você é um visitante e o erro 404 estiver no site, você não tem muito o que fazer, além de reportar o problema ao webmaster. Caso contrário, seguem algumas dicas simples:

  • Atualize a página que apresentou o erro 404. Para isso, pressione o botão Ctrl + F5. Isso resolverá o problema quando a causa está simplesmente em uma página não carregada.
  • Limpe o cache e os cookies do navegador. Essa ação pode levar alguns segundos para ser executada, porque todos os dados armazenados em cache anteriormente são baixados de novo.
  • Certifique-se de que escreveu o endereço (URL) corretamente – ortografia, barras, extensão de arquivo etc.
  • Realize uma pesquisa por palavra-chave no endereço, caso você saiba mais ou menos o endereço ou o nome do artigo.
  • Verifique se existe arquivo de Malware, porque alguns deles forçam um erro 404.

Agora, você já sabe o que é erro 404 e como corrigi-lo. Compartilhe essas informações com os seus amigos.

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+