Escreva em um blog e promova a sua carreira

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Os blogs vêm se tornando cada vez mais populares desde 1999. Atualmente, há quem diga que as redes sociais aos poucos eliminarão os blogs. Mesmo não concordando com isso, ainda que aconteça, haverá algum outro meio de “blogar” e da mesma forma publicar conteúdo na web.

Mas, por enquanto, os blogs são o melhor meio de fazer isso e, acompanhando alguns, você provavelmente já deve ter se perguntado: “Por que blogar?”; ou “Por que colaborar num blog?”. Fora a paixão que os blogueiros têm por escrever e publicar conteúdo, veremos porque escrever num blog pode ser valioso para alavancar a sua carreira e divulgar seu potencial profissional.

1. Um meio de promover-se

Por meio de um blog você pode compartilhar seu conhecimento na área em que atua, mostrar que é alguém com opiniões formadas, informado em relação às últimas novidades da área, às últimas tecnologias, interessado em ampliar e reciclar sua bagagem profissional. Além disso, os blogs costumam conter uma página sobre cada autor, descrevendo o que ele faz e em que ramos – um pequeno currículo. Sem falar que o blog pode ser um meio de promover outros links – seu currículo no LinkedIn, seus perfis em redes sociais, uma página pessoal com seus projetos, etc.

2. Uma porta aberta para contratos/clientes e colaboradores

Esse argumento é apenas um desenvolvimento do anterior, mas vale a pena ressaltar que um blog é um meio de exposição para contratadores/clientes. Por mais que você já tenha um emprego fixo ou uma boa carteira de clientes, é sempre bom manter o interesse de contratadores/clientes em potencial, e o blog é uma porta aberta para eles. E não só isso: através do blog, você também pode conhecer novos colaboradores: pessoas que atuem nos mesmos ramos da área e que tenham ideias e um jeito de pensar parecido com o seu certamente vão querer conhecê-lo melhor e, se isso não gerar um novo projeto, no mínimo vai render conversas ricas em troca de conhecimento.

3. Autoaperfeiçoamento

Você pode usar o blog como uma forma de adquirir ainda mais conhecimento. Na verdade, se você tem a intenção de blogar com alguma frequência (manter o blog ativo é essencial), é muito provável que tenha que fazer isso para sempre ter conteúdo novo. E isso é uma coisa positiva, porque você se envolve em pesquisas, leituras, interação com outras pessoas, etc., e no processo enriquece sua cultura profissional, que nunca é o bastante.

4. Estimula a criatividade

Para ter um blog ativo, você não apenas precisa ter uma bagagem de conhecimentos a serem compartilhados e estar informado, como também ter criatividade. Isso porque, se você quiser atrair leitores, é preciso ter um diferencial, e esse diferencial é exatamente o seu toque pessoal, suas opiniões, seu modo particular de explicar os passos num tutorial – enfim, o dedo da sua criatividade nos artigos postados. Dessa forma, o blog também é um meio de estimular e ampliar sua capacidade criativa, sempre um elemento essencial na vida profissional.

5. Ajuda a melhorar a escrita

A decadência da boa escrita é atualmente uma fonte de preocupação no mercado profissional. A fragmentação das áreas profissionais em campos bem delimitados de conhecimento levou muitos, especialmente pessoas que trabalham com ciências exatas, a acharem que basta ter conhecimento na sua própria área específica. Se você pensa dessa forma, está na hora de mudar de opinião. Contratadores, clientes, seu chefe atual e até seus colegas de trabalho observam SIM a sua escrita – aliás, os erros ortográficos em currículos levam muitos profissionais bem qualificados na sua área a serem dispensados. Assim, você pode unir o útil ao agradável e usar o fato de precisar escrever artigos para um blog para fazer mais consultas ao dicionário e à gramática da língua portuguesa e melhorar sua escrita.

6. A vantagem de colaborar num blog

Um dos pretextos usados por profissionais que hesitam em começar a blogar é a falta de tempo. Esse problema é consideravelmente reduzido, contudo, quando você pode contar com um ou mais colaboradores, seja num blog que você iniciou ou num blog já existente.

Quando o blog em que você escreve é um esforço conjunto, isso demonstra sua capacidade de colaborar e trabalhar em equipe – uma qualidade muito valorizada num profissional. Isso para não mencionar a vantagem já comentada de enriquecer sua bagagem profissional por meio da troca de conhecimentos e experiências pela colaboração.

E você? Ainda tem algum motivo pra não blogar? Acha que há outros motivos para ser um blogueiro? Discorda de algum dos argumentos apresentados? Compartilhe sua opinião e colabore também! [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.

Catharina Pinheiro (@catharinapin) é tradutora, revisora e redatora. Informações completas aqui: catharinapin.tumblr.com/.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *