Estratégias competitivas para a sua empresa se destacar

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Uma estratégia é um plano que deve ser posto em prática pelas empresas e de acordo com um dos maiores especialistas no assunto – Michael Porter – uma estratégia competitiva é ser diferente, pois ao estabelecer um diferencial competitivo e preservá-lo as organizações conseguirão superar seus concorrentes.

Mas, ser diferente não é tão fácil assim para empresas e produtos, pois é necessário ser inovador e exclusivo para melhorar a atratividade para o negócio, para os produtos e seus próprios serviços. Na verdade, os clientes necessitam reconhecer um determinado “valor” para eles, tanto na sua diferença como no estilo.

Diante disso cabe a seguinte pergunta: Por que um vestido do Versace vale R$ 50 mil e o da sua confecção vale R$ 80,00?

Por que uma tela com umas manchas de tinta do pinto Manabu Mabe vale quase R$ 100 mil e o seu pano de prato bordado com tanto carinho vale apenas R$ 3,00? Por que os seus produtos estão brigando somente por preço? Por que o seu salário é tão baixo?

Porque você é igual à maioria!

Isto é, não tem um diferencial que faça com que você seja único no mercado. Não tem uma “assinatura”, uma grife, um estilo ou até mesmo “um jeito diferente de ser” – para melhor, é claro.

Tudo o que é abundante é desvalorizado e, em contraste a isso, tudo aquilo que é escasso, certamente vale mais.

Se existe uma tendência abundante para a padronização de determinados produtos (ou serviços) e você sabe que o padrão desagrada medianamente à maioria, então procure personalizar seus serviços e seu trabalho.

Se todas as empresas caminham para o mercado global dedique-se a atender seus clientes do bairro, pois se a sua empresa for “única”, talvez os clientes do outro lado do mundo queiram comprar de você.

Se tudo agora é virtual… Também seja, mas saiba que os seus clientes estão cada vez mais carentes de contatos pessoais cara a cara.

Se no mundo moderno a maioria das empresas está plugada e conectada, então qual é a escassez? Isolamento, desligamento, volta à natureza; ou seja, volta à realidade. Se na realidade atual existem mil coisas a serem feitas no dia a dia, é a dedicação que deve estar em alta.

Ou seja, as pessoas passam a se dedicar mais a grupos de estudo, animais de estimação, projetos comunitários, filhos etc.

Na abundância material as pessoas se voltam para o humano, para o espiritual, para a criatividade, para os líderes ou heróis. Sendo assim, você deve vender mais o “estado de espírito” da sua empresa ou do seu trabalho.

Isto é, atenda seus clientes com mais paixão, mais atenção aos detalhes e trate seus funcionários como trata seus próprios amigos.  [Webinsider]

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Julio Cesar Santos (@profi59) é professor, consultor e palestrante. Autor do livro: “Qualidade no Atendimento ao Cliente” e coautor de "Trabalho e Vida Pessoal - 50 Contos Selecionados". Blog: Profigestão.

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