Ferramentas para monitoramento de redes sociais

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Desde o inicio do século XXI a internet ganhou maturidade e passou a ser um importante canal de vendas e relacionamento entre as empresas e seus consumidores, promovendo consideravelmente o poder de barganha para os clientes.

O poder de comunicação, que antes advinha de um canal de mão única através das mídias tradicionais, passou a advir de múltiplas mãos, ou melhor, bocas. Tivemos a explosão do boca a boca online e o surgimento das mídias sociais, que utilizam a tecnologia web para permitir que milhões de pessoas possam criar e compartilhar conteúdo, das mais variadas formas.

Estamos passando por uma verdadeira quebra de paradigma.

  • Sua empresa monitora alguma mídia social?
  • Você sabe quais são as mídias sociais que sua empresa deve monitorar?
  • Você sabe o que os clientes falam da(s) sua(s) marcas nas mídias sociais?
  • Você tem conhecimento de qual deve ser a postura corporativa nas mídias sociais?
  • Você sabe como utilizar as mídias sociais para alavancar o negócio?

Se sua resposta foi negativa em alguma das questões acima é melhor você começar a se preocupar.

É importante que a sua empresa encare as mídias sociais como ferramentas de negócios e se envolva de forma estratégica na rede, pois vivemos em uma era onde o compartilhador de opinião tem mais força que o formador de opinião.

Segundo pesquisa da Nielsen Media Research, abril de 2009, 70% das pessoas confiam em recomendações de outros consumidores na internet; 62% confiam em anúncios de TV; 61% confiam em anúncios de jornais; 59% confiam em anúncios de revistas; 25% dos resultados de buscas sobre as 20 maiores marcas do mundo caem em conteúdos criados por usuários e 34% dos blogueiros postam opiniões sobre produtos e serviços.

Vivemos um momento em que o poder de alcance de cada usuário na internet é algo conquistado através de sua reputação, seja esta pessoa conhecida ou anônima. E como medir isso tudo?

O mercado dispõe hoje de inúmeras ferramentas que possibilitam às empresas a mensuração de sua reputação online e um relacionamento mais ágil com seus clientes. Segue abaixo uma lista com algumas ferramentas e suas principais características.

Seekr

Desenvolvido para ajudar grandes empresas a descobrirem onde suas marcas são faladas nas mídias sociais, o Seekr é personalizado de acordo com as necessidades das empresas, auxiliando o sucesso das marcas no ambiente online, pois permite visualizar a saúde da marca e índices estratégicos.

Criada pela InMeta Agência Digital, a ferramenta Seekr é uma metodologia de planejamento, medição e desempenho através de cinco etapas – planejar, posicionar, focar, desenvolver e medir.

O objetivo do Seekr é monitorar e mapear a presença das marcas da sua empresa na Internet, gerando índices e porcentagens de saúde comparativos, classificação de agressores e evangelizadores e comparar e acompanhar a concorrência e o mercado.

O Seekr permite ainda:

  • Criar blogs para as campanhas. Armazena e discute os históricos diários, semanais, mensais e anuais entre sua equipe. Todos os posts do blog são salvos, fazendo com que a sua campanha tenha um verdadeiro diário sobre seus desempenhos.
  • Monitorar e responder os usuários em tempo real. Faz com que o relacionamento com os usuários do Seekr e o autor de uma ocorrência seja ágil e direto.
  • Relatórios avançados. A partir de relatórios básicos, você sabe ao certo quantas ocorrências negativas foram feitas, por exemplo. E há também os relatórios avançados, que permitem, por exemplo, analisar o nível de citações da sua marca e de um concorrente. Através disso, é possível avaliar qual marca é mais bem falada nas redes sociais e qual tem o maior número de citações.

Scup

Baseado em três necessidades das empresas (ouvir, interagir e compreender), o Scup faz o monitoramento das marcas em tempo real de forma cronológica em uma listagem simples e rápida.

A ferramenta permite classificar as ocorrências por negativas, neutras e positivas e tem o auxílio de tags para organizar os itens monitorados.

É possível:

  • Filtrar resultados. Para avaliar somente as citações negativas, por exemplo.
  • Realizar buscas dentro dos itens monitorados. Há uma listagem de usuários que falam bem e mal, organizada pela quantidade de interação.
  • Rápido encontro dos usuários. Permite acesso ao histórico do usuário e quantas vezes ele já foi detectado nas buscas.
  • Apresenta gráficos mensais, semanais e diários. Possível entender tendências de crescimento ou queda do seu produto/marca e ainda acompanhar os picos de comentários sobre eles que, porventura, ocorreram.

PostX

O PostX permite avaliar e classificar as informações, gerar gráficos e mensurar o buzz originado pelo consumidor.

É possível:

  • Gerar gráficos específicos para análise – através da avaliação e classificação das informações.
  • Monitoramento 24h – todo o conteúdo relacionado ao termo de interesse é capturado e armazenado.
  • Dados disponíveis organizadamente – os resultados ficam disponíveis em uma área restrita do sistema, prontos para serem consultados, avaliados e analisados.

Social Media Monitor

Baseado no rastreamento de palavras-chave, a ferramenta Social Media Monitor oferece em tempo real as citações encontradas nas mídias sociais que correspondem a um termo cadastrado.

É possível:

  • Analisar dados no Excel
  • Potencializa o controle da marca – você entende, analisa a marca e intervém ao seu favor

Social Metrix

Segundo a descrição, a ferramenta Social Metrix permite escutar, analisar e entender as opiniões das pessoas online sobre sua marca, produtos e serviços.

Mais funcionalidades:

  • Configuração personalizada de relatórios segundo as necessidades de cada cliente.
  • Detecção semântica de opiniões negativas, positivas e neutras.
  • Informação quantitativa e qualitativa sobre o texto completo escrito por cada pessoa.
  • Evolução de tendências e temáticas emergentes positivas e negativas.
  • Análises da informação geral e a opinião do usuário.

Radian 6

O Radian 6 possibilita o monitoramento de diferentes meios de comunicação social e outros canais de comercialização, além de blogs, websites e fóruns de sites de redes sociais.

Com o Radian6 é possível:

  • Avaliar o impacto da mensagem através de ferramentas de análise, gráficos e análises de tendências.
  • Obter informações detalhadas sobre todas as fontes na web social que mencionam os seus produtos ou serviços.

E-life

Na América Latina e Portugal, a ferramenta E-life tem a missão de entender as dinâmicas das redes sociais e a relação com a sua marca e seu segmento de atuação.

Oferece:

  • Monitoração qualitativa e quantitativa.
  • Gestão de relacionamento com clientes e prospects em redes sociais.
  • Ferramenta de análise e monitoração de buzz das marcas focada no Twitter.
  • Aplicativos para o Twitter que permitem a compreensão das opiniões de consumidores

Sismoweb

A CDN Análise e Tendências criou o SismoWeb, que acompanha, analisa e organiza o conteúdo gerado pelos usuários na mídia social. Além de identificar o cenário da exposição da marca, produto ou serviço na internet, a ferramenta quantifica e qualifica essa exposição, identifica temas e tópicos em evidência e mapeia temas sensíveis para prevenir crises.

A ferramenta possui também:

  • Alertas por e-mail e SMS – é possível receber um alerta sempre que um assunto de interesse for mencionado.
  • Gráficos e listagens – criação de gráficos e listas com dados e configurações escolhidas de acordo com a necessidade.
  • Relatórios analíticos – as informações captadas são analisadas e organizadas em relatórios analíticos que acompanham a evolução da percepção da marca.

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Nota do editor: o autor é sócio da empresa InMeta, que desenvolveu a ferramenta Seekr, citada no artigo. [Webinsider]

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Eduardo Luis Prange Junior é sócio da InMeta Marketing Interativo e mantém o Twitter @eduardo_inmeta.

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26 respostas

  1. Oi Eduardo, tudo bem contigo?

    O zMonitor, da Zubit também é uma ótima alternativa para o monitoramento de mídias sociais, com Visualização Rápida e fácil de resultados, identificação automática de sentimento, relatórios Comparativos, inclusive sobre concorrentes e assinatura de locais.

    Mande um email para mim que disponibilizaremos um trial da ferramenta!

    Abraços.

  2. “É importante que a sua empresa encare as mídias sociais como ferramentas de negócios e se envolva de forma estratégica na rede, pois vivemos em uma era onde o compartilhador de opinião tem mais força que o formador de opinião.”
    Muito bom o artigo! Todas essas ferramentas são boas, mais tem uma que é mais específica, que é o Planeta Y, para instituições de ensino. Recomendo!

  3. O melhor é o seekr http://search.seekr.com.br/ além de ser gratuito , rápido.prático ele mostra todos os resultados proveniente das redes sociais ,tanto como resultados on line como os mais antigos! O diferencial dele é que ele envia 1 e-mail toda vez que alguém postar algo sobre a sua marca ( ou site ) em questão! Fiz a pesquisa com meu site de compras coletivas http://www.cabidecompra.com.br e fiz também só com o nome do site cabidecompra e as 2 pesquisa me trouxe 1 resultado muito satisfatório com o http://search.seekr.com.br/ , desde já agradeço. Att Leonardo.

  4. Olá Eduardo,tudo bem?

    Parabéns pelo ótimo post!

    Gostaria de acrescentar algumas informações sobre a Aceita (@AceitaMS).
    A Aceita monitora mais de 16 redes sociais, incluindo Orkut e ReclameAqui!. Todas as citações do período são apresentadas sem limites, com abrangência e popularidade sem custos adicionais.Você tem uma grade de sentimentos para marcar como positivo, negativo, neutro ou oportunidade.

    Disponibiliza mais de 30 gráficos para realização de relatórios, por sexo, localização, tags, período, sentimentos, redes, e os mesmos podem ter informações cruzadas entre eles e você ainda pode exportar tudo para um Excel externo.

    No painel de monitoramento da Aceita, além de você ter a possibilidade de personalizar e das acesso exclusivo ao seu cliente, você pode interagir/responder diretamente aos usuários que mencionam sua marca. Caso deseje, pode monitora a concorrência também.

    O sistema da Aceita trabalha através da fonética, então você pode indicar que citações sejam marcadas automaticamente baseado na fonética da palavra.

    Você também encontra, alertas via e-mail, encrutador de URL com apresentação de quantidade de cliques de cada link, criação de Campanhas, paginação na linha de tempo do monitoramento, geração de Anotações, tabela de desempenho dos coloboradores caso você tenha uma equipe atuando no mesmo monitoramento.

    Você pode Personalizar o painel de controle, acessando através do seu dominio, inserindo o seu layout, utilizando o seu Encurtador de URL. Em fim, você pode apresentar o painel de controle ao seu cliente como um software da marca da sua empresa.

    E o mais importante, a Aceita tem pleno relacionamento com seu cliente. Se você, como cliente precisar incluir alguma informação no sistema, como algum gráfico novo, um botão que facilite seu trabalho, a Aceita inseri, sem custo algum, em um prazo mínimo.

    Então Eduardo, indico que você realize o teste de 7 dias da ferramenta de monitoramento em tempo real da Aceita e comprove tudo isso que acabo de falar.

    Grande abraço,
    Débora Pogorelsky

  5. Ótimo artigo Eduardo! Parabéns!

    Senti falta das ferramentas de uso free.

    Conheço a Social Mention [ http://www.socialmention.com ]. Você conhece mais alguma?

    Existe alguma que serve somente para o Facebook, ou, somente para o Twitter, ou, somente para o Orkut?

    Abraços.

  6. Ter o conhecimento de como sua marca é reconhecida e ao mesmo tempo poder comparar e acompanhar a concorrência e o mercado… Extremamente interessante!

  7. Uma ferramenta de monitoramento e análise, mais focada em métricas de Branding e análise completa da marca é o Brand-o-Meter.

    Esta possui um alto grau de granularidade e segmentações das informações encontradas.

    O endereço é: http://www.brand-o-meter.com

  8. Achei o artigo excelente e muito útil.

    Senti falta, porém, de ferramentas gratuitas, que viabilizem o monitoramento por parte de empresas de pequeno porte.

    Fica a sugestão: um artigo analisando as ferramentas “free”, considerando que há muitas micro e pequenas empresas no Brasil que não dispõe de verba para contratar uma ferramenta paga.

    Obrigada!

  9. Muito bom! Hoje em dia apesar de muitas empresas ainda não darem valor, a presença de uma marca nas midias sociais e na internet é muito importante. Pela simples razão de que muitas pessoas vêem a mesma como seu refúgio de expressão. Muito pode ser explorado para que uma marca chegue no caminho da excelência nos seus produtos, campanhas e na sua relação com os clientes. Sejam eles empresas ou pessoas físicas.

    Acredito que um ponto muito forte do Seekr são as redes sociais que ele atinge e a possibilidade de gerenciar várias funções além da usabilidade ser ótima!

  10. Muito bom o artigo. Duas das ferramentas eu desconhecia.
    Pretendo entrar em contato com as empresas para experimentar.

    Abraços!

  11. Ótimo artigo e ótima lista!

    Infelizmente, ela vai ficar obsoleta logo do jeito que o Seekr não para de adicionar funcionalidades….

  12. Ótima matéria grande Eduardo.
    Hoje mais que nunca a internet realmente esta partindo ao meio as barreiras de comunicação e recriando as formas das empresas atingirem seu alvo. O mercado já não suporta mais empresas estagnadas e pessoas bem como empresas podem surgir e explodir no mercado com a mais pura inteligência; tudo converge a ponto de termos que buscar atualização continua e forçarmos nossas capacidades além do que antes era necessário para atingir as nossas metas.
    Profissionais polivalentes que buscam constante evolução saem na frente deste mercado voraz.

    Parabéns mesmo!

  13. Excelente artigo sobre o potencial das mídias sociais sobre as marcas e seus negócios!

    O alcance dado pela internet para a comunicação e interatividade das marcas precisa realmente de monitoramento para um trabalho eficiente e eficaz!

  14. As novas tendências do marketing, sem sombra de dúvida, é o marketing digital. Cada vez mais as pessoas estão mais conectadas a internet, e é imprescindível que as empresas invistam no marketing digital através das mídias sociais. Para que se tenha um bom resultado é fundamental que haja o monitoramento através uma de uma ferramenta eficiente. Muito bom o artigo!

  15. Achei muito interessante a matéria! As mídias sociais são um canal muito importante com o cliente. O monitoramento é essencial para interagir e saber mais sobre o mercado.

  16. A forma de comunicação e relacionamento com o consumidor modificou paradigmas de marketing. O envolvimento das marcas nas redes sociais não é mais tendência,é realidade de mercado!
    Parabéns pela visão ao informar os diferenciais das ferramentas, muitas vezes desconhecidas pelas empresas. Excelente artigo!

  17. Muito bom!

    Além de ferramenta para relacionamento, a internet é hoje, uma ferramenta de divulgação das marcas, comparação que auxilia os consumidores e principalmente, uma forma de demonstrar opiniões em relações à produtos.

    E é ótimo saber a diversidade de ferramentas de monitoramentos disponíveis no mercado.

  18. Show de bola o comparativo! Já tinha lido lá no Outrolado.com.br e achei fantástico!

    Com a evolução da internet e das mídias sociais, é fundamental conseguir monitorar e acompanhar o que as pessoas estão falando e também saber sobre seus concorrentes, coisa que nunca conseguiríamos fazer com rádio e TV.

    Muito boa matéria, parabéns!

  19. Muito bom o artigo. Acredito que quanto mais ferramentas no mercado, maior será a profissionalização do setor.

    Abraços

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