Prepare a pipoca porque o assunto agora é cinema. Você é nosso convidado para conhecer excelentes filmes sobre empreendedorismo, altamente inspiradores.

Tem filme que nos faz morrer de rir, outros nos levam às lágrimas. Tem aqueles extremamente sérios… Enfim, independentemente do estilo, eles são verdadeiras aulas de como seguir uma meta, ultrapassar barreiras e comemorar o sucesso.

Está pronto? Vamos aos filmes!

filmes sobre empreendedorismo

10 filmes sobre empreendedorismo para você se inspirar

Nós selecionamos alguns dos mais fantásticos filmes sobre empreendedorismo que certamente vão lhe dar alguns insights valiosos. Eles foram relacionados de acordo com a  data de lançamento, para você mesmo escolher a sequência que pretende assistir.

1. O Poderoso Chefão – A trilogia (1972)

Essa é a saga de uma família de mafiosos, depois da Segunda Guerra, para manter a supremacia na América. A trilogia “O Poderoso Chefão” é considerada por muitos especialistas o melhor filme para empreendedores da história do cinema. Você vai conhecer o poder do networking no mundo dos negócios, aprender sobre controle emocional, alianças, aquisições, cobrança de resultados, retenção de pessoas estratégicas etc.

2. Wall Street (1987)

É claro que “Wall Street” integra a nossa lista de filmes sobre empreendedorismo imperdíveis. Os aprendizados aqui são na área de finanças, gerenciamento de carteira, mercados de capitais, fusões e aquisições etc. Conta a história de um jovem corretor ganancioso que se lança no sobe e desce da economia de Wall Street. Mostra como é fácil se corromper pelo glamour que vem junto com a riqueza.

3. Piratas do Vale do Silício (1999)

Essa é uma briga de gigantes. O filme revela os bastidores da rivalidade entre Apple e Microsoft, tudo sob o ponto de vista dos seus co-fundadores, Steve Wozniak e Steve Ballmer. Mostra a luta de Steve Jobs e Bill Gates, as conquistas e como eles se destacaram no mundo da tecnologia, transformando-se em inspiração para gerações inteiras.

4. Erin Brockovich (2000)

Filme biográfico de uma mulher para ganhar o maior assentamento já pago em uma ação direta nos EUA. E ela fez isso contraindo todas as probabilidades. O filme realça assuntos como responsabilidade social corporativa e preconceito de gênero entre outros. Você vai assistir também um mulher persistente e que não se dobra para as dificuldades e desafios. É uma produção muito premiada e que está em nossa lista dos melhores filmes sobre empreendedorismo.

5. O Senhor da Guerra (2005)

Aqui você vai aprender muito sobre mercado emergente, estratégias competitivas, gerenciamento de crise e criatividade na solução de problemas, negociação, retenção de clientes, coragem de assumir riscos e muitas outras habilidade necessárias para um empreendedor. Tudo isso enquanto assiste Nicolas Cage, no papel de um imigrante ucraniano, Yuri Orlov, buscar o sucesso por meio da venda ilegal de armas. Este também se destaca entre os melhores filmes sobre empreendedorismo.

6. À Procura da Felicidade (2006)

Esse é um dos filmes sobre empreendedorismo que faz muita gente chorar. Deixe o lencinho ao alcance das mãos. Ele conta a difícil história de Chris Gardner, antes dele se tornar um renomado empresário norte-americano, investidor e corretor da Bolsa de Valores. É uma verdadeira lição de superação e determinação. E também, de como usar a inteligência para vencer a concorrência. Imperdível.

7. O Diabo Veste Prada – 2006

Quer aprender um pouco mais sobre técnicas de vendas, relacionamento com a mídia e desenvolvimento de carreira? Divirta-se com a diabólica Miranda Priestly, interpretada por Meryl Streep, infernizando a vida da sua assistente e demais funcionários. É uma excelente aula de como lidar com pessoas e chefes difíceis e como se sobressair em um mundo totalmente novo. E você vai aprender, ainda, que dedicação e trabalho árduo podem valer a pena.

8. Obrigado Por Fumar – 2006

Na lista dos filmes sobre empreendedorismo está a história do lobista da indústria do tabaco, Nick Naylor. Ele cria argumentos para defender a indústria de cigarros a qualquer custo. Nesse caso, os principais ensinamentos são relacionados a gerenciamento de crises, comunicação corporativa, negociações e vendas.

9. Amor Sem Escalas (2009)

George Clooney interpreta um experiente e bem-sucedido executivo, que tem a tarefa de demitir funcionários de outras empresas americanas que estão em crise. Sua vida muda depois que ele conhece uma jovem decidida a revolucionar o seu trabalho por meio da tecnologia, reduzindo, inclusive, os custos. A trama mostra que a inovação é necessária mas, para dar certo, é essencial entender antes como funciona todo o processo. E mais: é preciso cuidar para que a tecnologia não nos leve a perder a sensibilidade em relação às pessoas.

10. O Homem Que Mudou o Jogo (2011)

Brad Pitt interpreta de maneira brilhante o personagem Billy Beane, ex-jogador de beisebol americano, que assume o desafio de reerguer um time. Depois de um corte brusco no orçamento do clube, Beane usa a estatística para selecionar os jogadores mais baratos, porém, com grande potencial. A lição valiosa para os empreendedores é que a inovação pode ajudar a vencer um jogo, mesmo quando o dinheiro é escasso. Não é por acaso que esse é um dos filmes sobre empreendedorismo mais importantes.

Mais dicas legais

filmes sobre empreendedorismo

Você já assistiu todos os filmes sobre empreendedorismo da lista acima. Veja, então, outras sugestões brilhantes:

  • Rocky (1976)
  • O Sucesso a Qualquer Preço (1992)
  • Jerry Maguire (1996)
  • O Céu de Outubro (1999)
  • O Startup.com – Documentário (2001)
  • Prenda-Me Se For Capaz (2002)
  • O mercador de Veneza (2004)
  • Tudo por Dinheiro (2005)
  • Carros Usados, Vendedores Pirados (2009)
  • A Rede Social (2010)
  • Margin Call – O Dia Antes do Fim (2011)
  • O Lobo de Wall Street (2013)

E então, curtiu a nossa lista de filmes sobre empreendedorismo? Você já assistiu algum outro interessante? Compartilhe conosco!

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+