Flash chega aos celulares no mercado americano

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Notícia muito esperada em terras ocidentais: a Verizon, uma das operadoras líderes em telefonia móvel no mercado norte–americano, com mais de 50 milhões de usuários, fechou uma aliança estratégica com a Adobe, proprietária da tecnologia Flash Lite, para a execução de conteúdo Flash em aparelhos celulares.

Neste acordo, Adobe e Verizon se compromentem a disponibilizar aos nossos vizinhos norte–americanos celulares com o player do Flash Lite pré–instalado, além de serviços baseados em Flash para dispositivos móveis. A previsão é que os aparelhos comecem a chegar nas lojas ao final de 2006.

Desde 1999 a tecnologia Flash Lite já é sucesso entre usuários asiáticos, principalmente no Japão, por meio NTT DoCoMo. A operadora de internet móvel conta com mais de 2 milhões de assinantes em seu serviço i–channel, uma forma de distribuição de conteúdo Flash Lite por meio da tecnologia Flash Cast da Adobe, sem contar outros milhões de usuários que já podem baixar conteúdo Flash para seus celulares através de milhares de catálogos oferecidos pela operadora e desenvolvedores independentes.

A revolução agora também chega ao Ocidente e caso a expansão seja mais rápida do que aconteceu no Japão, a teoria de que os japoneses “assimilam” mais rapidamente novas tecnologias por fatores culturais pode vir por água abaixo.

A vantagem para nós brasileiros será a maior proximidade geográfica em relação ao mercado norte–americano, o que facilita o contato com operadoras, publishers e agregadores de conteúdo.

Outro consequência interessante será o fato das operadoras presentes em nosso território poderem acompanhar mais de perto as vantagens e resultados trazidos pelo Flash Lite nos Estados Unidos. Se tudo correr bem, será apenas uma questão de tempo para que novos acordos com a Adobe cheguem ao Brasil.

Não foram divulgados maiores detalhes sobre a negociação envolvendo Adobe e Verizon, como por exemplo a versão do Flash Lite a ser utilizada e também se serviços serão oferecidos por meio do Flash Cast.

A expectativa principal é a de que o conteúdo Flash Lite será disponibilizado aos usuários por meio do Brew, tecnologia proprietária da Qualcomm para distribuição de conteúdo em dispositivos móveis. [Webinsider]

…………………………………………….

Adobe Mobile

Verizon

Luciano Ayres é engenheiro de software, pós-graduando em Marketing pela FGV e co-fundador da i2 Mobile Solutions. Mantém o #OrangeBlog.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *