Você sabe o que é freemium? Sabe aquele aplicativo que você usa até aparecer a mensagem de pagamento? Pois é. Vamos te explicar o que é o Freemium e como identificar os aplicativos que usam este método de cobrança!

O que é Freemium?

O termo Freemium tem sido cada vez mais exposto na mídia e no dia-a-dia das pessoas. A causa disso é simples: O modelo é amplamente usado e apps para smartphones e tablets, e cada vez mais se torna uma excelente opção para os fabricantes de software e produtoras de jogos que buscam ganhar dinheiro com seus aplicativos.

A expressão nada mais é do que a combinação das expressões “Free” (grátis) e “Premium”, e a modalidade de acesso ao produto permite que o usuário do freemium tenha grande parte das funcionalidades disponíveis para os usuários pagantes, com limitações de recursos mais avançados ou com empecilhos para a experiência perfeita no aplicativo.

Freemium é de graça?

Se você achou que um aplicativo freemium é um aplicativo gratuito, você está enganado. O freemium é apenas um método que os desenvolvedores de aplicativos usam para você ter uma boa experiência com um app ou software, mas com funcionalidades limitadas e liberadas apenas quando você assina um plano ou compra o software.

Os aplicativos freemium estão cada vez mais presentes em nossas vidas e você com certeza já teve contato com algum deles. O Spotify, por exemplo, é um aplicativo de streaming de músicas que te permite ouvir toda a biblioteca deles, mas insere propagandas durante as transições de faixas e limita a criação de playlists, o download de músicas para ouvir offline e o número de vezes que você pode pular uma faixa.

Slack: Um caso de sucesso no uso do Freemium

O Slack é um aplicativo de comunicação empresarial, muito parecido com o finado MSN e com o atual WhatsApp. Em uma palestra no SaaStock 2017, o CMO/CRO e membro do conselho do Slack, Bill Macaitis, disse que você poderia testar gratuitamente uma empresa de até 10 mil usuários.

Isso, além de ser um ótimo exemplo de Freemium, é um exemplo de Trial sem fricção, ou frictionless trials. Este conceito é muito usado para aumentar a conversão de aplicativos, permitindo que o usuário desempenhe várias tarefas e use o aplicativo sem muitos obstáculos.

O Slack hoje tem um valor estimado de mercado de 5 bilhões de dólares, o que nos prova que a estratégia deu certo.

A importância do Freemium

As pessoas andam cada vez mais propensas a usar os modelos de assinatura para consumir seus conteúdos e serviços. Portanto, o Freemium aparece como uma ótima alternativa para os que querem matar a curiosidade sobre algum serviço ou produto.

O 12minutos também disponibiliza um período grátis de testes de 3 dias com uso ilimitado ao aplicativo, além de permitir que o usuário leia ou ouça um microbook grátis por dia. Então, que tal conferir? Acesse agora o 12minutos e descubra uma nova forma de aprender.

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+