Em 2017, o Brasil bateu o recorde de número de inadimplentes. De acordo com o Serasa, 61 milhões de pessoas estão com o nome sujo, muitos por falta de conhecimento sobre como economizar dinheiro corretamente.

Além disso, temos no país um grave problema da falta de educação financeira, alinhado a falta de costume de economizar e investir. Um dos grupos que procuram investir são os estudantes de ensino superior.

Porém, muitos destes estudantes são estagiários ou estão iniciando agora no mercado de trabalho, ganhando pouco. Isso acaba se tornando uma “desculpa” para não economizar dinheiro e investir.

Veja 10 dicas sobre como economizar dinheiro

Claro, nós sabemos como economizar dinheiro nessa situação é difícil, mas é algo que não pode se tornar uma desculpa. Economizar e investir dinheiro, mesmo ganhando pouco, é possível sim!

Veja nossas dicas:

  1. Registre todas suas despesas

A primeira coisa a ser feita é registrar todas as suas despesas e descobrir o quanto e onde você gasta. Acompanhe todas as despesas, desde as contas fixas, até o cafezinho, o jornal e lanche que você compra.

Assim, você saberá onde está indo cada centavo. Anotando esses dados, organize por categorias, como compras, contas fixas e lazer. Utilize também extrato bancário e cartão de crédito para calcular todas as despesas.

Fazendo isto, conseguirá filtrar gastos desnecessários e o que pode ser diminuído ou cortado.

  1. Faça um orçamento para cada categoria

Depois de registrar as despesas, é importante definir um orçamento viável para cada categoria. Seu orçamento deve se adequar a sua receita, limitando o excesso de gastos.

Além das despesas mensais, reserve uma parte para possíveis emergências ou situações que não ocorrem regularmente, como o conserto do celular.

Existem vários aplicativos, como Minhas Despesas e Otto, que ajudam a planejar um orçamento e registrar despesas. Desta forma, você estará criando o seu próprio planejamento financeiro pessoal.

  1. Planeje como economizar dinheiro

Agora que você já sabe onde você gasta dinheiro e tem um orçamento para cada gasto, é hora de realmente começar a economizar dinheiro. Tente economizar entre 15 a 30% da sua renda.

Se suas despesas são tão altas que você não consegue economizar, talvez seja hora de repensá-las e reduzi-las.

Uma das formas de economizar, que ganhou bastante destaque nas redes sociais, é o desafio de 52 semanas, que ajuda a acumular R$ 6.890,00 durante este tempo.

  1. Escolha um objetivo para economizar

Quando temos um objetivo, somos mais motivados a cumpri-lo. Comece a pensar o porquê você deve economizar. Pode ser para fazer uma viagem dos sonhos ou para começar um curso novo.

Divida também esses objetivos em curto (1 a 3 anos), médio (4 a 6 anos) e longo (7+ anos) prazo. O prazo deste objetivo irá definir qual o melhor investimento para aplicar seu dinheiro.

  1. Evite gastos causados por estresse

É fácil justificar o gasto de dinheiro como algo para aliviar um dia estressante no trabalho. Quando passamos por algum conflito, temos tendência a tomar atitudes que visam somente a satisfação e as compras geram momentos momentâneos de prazer.

Em vez de sair comprando coisas apenas sentir-se melhor, você deve encontrar outras formas de desestressar. Exercícios físicos sempre são uma ótima opção, assim como meditar e até mesmo uma soneca.

Ler, assistir filmes ou cuidar de uma planta são formas de relaxar. Gastar dinheiro não irá reduzir seu estresse, só irá aumenta-lo a longo prazo.

  1. Compre usado sempre que puder

Muitas vezes, podemos encontrar itens de ótima qualidade em lojas de usados. Sites como Mercado Livre, OLX e outros especializados possuem boas ofertas.

Basta fazer disso uma rotina, sempre que precisar comprar algo, procure primeiro usados e economize um bom dinheiro.

  1. Procure por programas de lazer gratuitos

Uma ótima forma de se divertir e economizar dinheiro é indo em eventos e atividades que são gratuitas. Há vários espaços de lazer, teatros e parques com programas de lazer e sem custo algum.

Você também pode fazer trilhas, praticar esportes e outras atividades ao ar livre e de graça. Tudo o que você precisa é descobrir o que realmente gosta e procurar atividades gratuitas relacionadas.

  1. Faça uma lista de compras

Uma das maneiras mais fáceis de como economizar dinheiro é fazendo uma listra de compras e comprando apenas o que está nela. Sem uma para lhe guiar, você pode comprar coisas por impulso e gastando mais dinheiro que o planejado.

Criar uma lista antes de ir ao mercado é especialmente importante. Não só irá ajudar a planejar suas refeições, como também irá ajudar a evitar comprar alimentos que possam ser desperdiçados.

  1. Pague suas contas em dia

Pagar as contas em dia é uma ótima forma de economizar dinheiro. Você irá evitar multas por conta de atraso e ainda pode ganhar algum desconto por pagar antecipado.

Para pagar suas contas em dia, programe o pagamento em débito automático em uma data sempre próxima ao seu pagamento. Assim, saberá quanto investir cada mês.

  1. Faça escolhas saudáveis que irão ajudá-lo a economizar

Fazer escolhas saudáveis é manter a saúde mental em dia. Parar de fumar, manter uma alimentação equilibrada e tomar decisões que irão ajudá-lo no futuro irão ajudar a economizar dinheiro.

Como investir corretamente o dinheiro economizado?

Agora que você já aprendeu como economizar dinheiro, é hora de saber as melhores opções de investimento para quem ganha pouco.

  1. Poupança

A poupança é a forma mais acessível de investimento. Pode ser aberta por qualquer pessoa, em qualquer banco. Apesar de não render muito, é uma boa opção para quem não possui o hábito de investir.

  1. Tesouro Direto

O Tesouro Direto pertence ao próprio Tesouro Nacional, e assim como a poupança, é um investimento muito seguro. Além disso, o valor mínimo para começar a investir no Tesouro Direto é menor do que outros ativos de renda fixa.

Os tipos de Tesouro Direto são: Selic (rende de acordo com a taxa Selic, sendo uma boa opção a curto prazo), IPCA (rende de acordo com a inflação mais uma taxa, sendo boa para médio e longo prazo) e prefixado (taxa prefixada que não altera).

  1. Fundo de Investimento/Ações

O fundo de investimento é semelhando do de renda fixa, mas o foco é somente o mercado de ações. Você acompanha o crescimento da Bolsa de Valores, mas sem operar papeis.

O índice comparador é o Ibovespa, que é uma referência da renda variável. É considerada mais arriscada, porém pode render um bom dinheiro.

Com essas opções, você irá investir da melhor forma o dinheiro economizado. Sabemos que economizar dinheiro exige muita força de vontade, foco e sacrifício. Mas sempre que tomamos decisões saudáveis, tudo se tornará mais fácil e você ficará grato para o resto da sua vida.

Fica a dica dos artigos sobre Dinheiro do blog 12Minutos, que sempre traz sugestões de livros, como o mundialmente famoso Pai Rico Pai Pobre, de Robert Kiyosaki, e artigos com muita informação sobre o lado financeiro de sua vida.

E para você, qual é a melhor forma de investir e economizar? Compartilhe conosco sua dica e fique de olho para receber mais atualizações sobre finanças!

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+