A internet trouxe oportunidade para milhões de pessoas ganharem dinheiro sem precisar sair de casa para isso. Você tem um blog ou site com visitas frequentes? Já ganha dinheiro com ele? Se não, talvez seja hora de conhecer o Google AdSense.

O Google AdSense é uma funcionalidade oferecida pelo Google onde você pode liberar espaço no seu domínio online (com banners) e receber dinheiro pago pelos anunciantes em troca. Para utilizá-lo, você não precisa ser expert. Basta compreender seu funcionamento e encontrar estratégias para maximizar a renda.

É bom lembrar também que quem decide quais são os anúncios que aparecerão em seu site são os algoritmos do Google. Por isso, você não tem total controle sobre eles. A parte boa é saber que serão otimizados para receber mais cliques de seus visitantes.

Neste artigo, vamos entender melhor o que é Google AdSense e quanto ele pode pagar donos de blogs e sites. Vamos lá?

O que é Google AdSense

Posto de forma simples, o Google AdSense é uma forma de monetização de sites que paga por visualização e cliques em anúncios. Quando alguém visita seu blog com AdSense instalado, vê banners que podem estar em cima, embaixo ou na barra lateral, dependendo do design.

Não existe apenas esta forma de monetização, mas é com certeza a mais popular. Apesar de ser fácil de utilizar, é importante notar algumas regras de participação:

  • Ter mais de 18 anos
  • Ser dono do website
  • Produzir conteúdo original que não seja violento, de ódio ou pornográfico
  • Possuir conta no Google
  • Fornecer telefone e código postal

Com isso em dia, você pode começar entrando na página oficial do Google AdSense. Mas antes de se inscrever, você deve estar se perguntando: será que vale a pena?

google adsense

Quanto paga o Google AdSense?

Esta não é uma pergunta fácil de se responder. Primeiramente, entenda que o AdSense paga por duas métricas:

  • Cliques: você recebe pela quantidade de cliques que cada anúncio tem
  • Impressões: você recebe pela quantidade de visualizações de página (e, consequentemente, dos anúncios)

Digamos que, em média, o pagamento de R$0,10 a R$0,50 por clique seja uma boa meta. No entanto, o que mais conta nessa hora é o nicho em que seu site se encontra.

Alguns setores possuem mais conversão por clique e, por isso, o custo por impressão é maior. É difícil saber quais exatamente, já que as informações são secretas, a fim de proteger a integridade do leilão entre os anunciantes.

Para entender isso um pouco melhor, veja um exemplo: se você escreve um post sobre “Melhores ferramentas mecânicas para iniciantes”, empresas que vendem ferramentas vão competir para colocar seu banner no post.

Caso haja muita procura por conteúdo com essa temática, o preço aumenta. Quanto mais o anunciante pagar, mais você recebe.

Jamais tente burlar o sistema clicando em seus próprios anúncios.

O modelo do Google AdSense é baseado na quantidade de conversões que cada anúncio recebe. Por isso, cliques falsos resultam em baixas taxas de conversão. Assim, seu conteúdo pode perder o valor. Caso o Google suspeite desse tipo de ação, você ainda pode perder os benefícios de ter uma conta.

Fique de olho nas estatísticas e, se encontrar um aumento súbito de cliques, cheque um possível abuso de cliques. Se isso estiver acontecendo, notifique o Google AdSense.

Bom, se você não pode interferir nos cliques do seu anúncio, como pode fazê-los gerar mais renda? Conheça algumas dicas a seguir.

google adsense

Como ganhar mais dinheiro com o Google AdSense

Algumas estratégias lícitas podem ajudá-lo a criar conteúdo que converta mais, além de trabalhar para os anunciantes ajudando-os a trazer mais cliques. Veja só:

Encontre palavras-chave que valem mais

Uma das formas de criar conteúdos otimizados para anúncios é encontrando palavras-chave mais valiosas, ou seja, que serão mais disputadas pelos anunciantes. Para isso, utilize esta ferramenta do Google AdWords (serviço no qual anunciantes criam seus anúncios).

Com ela, é possível descobrir quais palavras-chave exatas estão sendo pesquisadas pelas pessoas, a fim de escolhê-las para seus posts. Além disso, clicando em CPC estimado, você descobre qual é o preço médio que anunciantes pagam por determinada palavra.

Escolha um bom lugar para os anúncios

Você pode até imaginar que não faz diferença o lugar onde ficam os anúncios em sua página. Mas não é bem assim. Colocar anúncios em qualquer lugar, ou muitos em uma só página, pode ter efeito negativo sobre a sua renda.

O melhor lugar depende do design do site e do tipo de negócio, mas considere alguns pontos importantes:

  • Os anúncios tomam conta da página? Se há muita poluição, os visitantes não ficam confortáveis lendo seu conteúdo, o que reflete nas métricas do site e acaba por interferir no pagamento por anúncio. Você quer que as pessoas consigam ler o conteúdo com boa usabilidade.
  • Também evite esconder demais os anúncios. Eles precisam estar em um lugar que possa ajudar o usuário de alguma forma, chamando a atenção com medida. Se é preciso rolar a página, pode não ser um bom lugar.

Ganhe mais produzindo conteúdo de qualidade

A verdade é que você precisa que as pessoas gostem de entrar no seu site e blog em busca do seu conteúdo. Para isso, tenha um carinho especial na hora de produzi-lo. Avalie os temas de acordo com o que mais agrada e mais pode ajudar a sua audiência.

Assim, você terá uma boa frequência de acessos e poderá ganhar muito dinheiro com o AdSense. Afinal, você merece ser recompensado pela criação de conteúdo cuidadoso.

Que tal uma visão dos criadores de anúncio para entender ainda mais sobre isso e gerar mais renda? Leia o post “Um método simples para criar anúncios que dão certo”.

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+