Quando alguém em um filme diz que vai “pegar um atalho” a tendência é pensarmos que algo vai dar errado. O protagonista vai entrar em alguma estrada de terra, se perder e passar por um aperto. Na vida real, sabemos que não é bem assim. Existem os atalhos do bem: aqueles que nos levam para o objetivo mais rápido, sem perdas e sem prejudicar ninguém.

É isso que o livro Hackeando Tudo, de Raiam Santos, ensina. O escritor é formado em economia pela melhor faculdade do mundo (Wharton Business School), foi jogador de futebol americano pela seleção brasileira e já viajou por mais de 70 países. O conhecimento adquirido nessa trajetória ele colocou em sua obra, além de outros livros que também se tornaram best-sellers (Wall Street é um exemplo).

Em Hackeando Tudo, Raiam explica como uma geração inteira pode se transformar por meio de hábitos e hacks cotidianos. Por meio dos ensinamentos, você é capaz de encontrar novos jeitos de acordar de manhã, ler sem parar, ser mais saudável e mais motivado ou motivada.

O livro foi escrito em um período complicado da vida de Raiam, onde ele perdeu um emprego nos EUA e voltou ao Brasil. Durante um tempo, ficou improdutivo – mas o sonho de escrever um livro não o deixou. Depois de ler O Poder do Hábito, de Charles Duhigg, ele compreendeu que tinha o controle da própria vida e poderia sair dessa. Ele pesquisou hábitos de pessoas bem-sucedidas e começou a aplicar em sua vida.

Quer saber mais sobre a obra de Raiam dos Santos? Neste artigo, falo um pouco sobre o livro, que está disponível no 12min, plataforma de leitura que oferece resumos, ou microbooks, baseados nas maiores obras de não-ficção do mundo. Não deixe de conferir o texto por lá também.

Pronto para hackear tudo?

hackeando tudo

Done list

Que tal, ao invés de criar listas de tarefas a fazer, você começar a fazer listas do que completou? Muitas pessoas tentam utilizar listas de tarefa para aumentar a produtividade, mas elas podem trazer ansiedade e apreensão, principalmente quando são longas. Por isso, na hora que você começa a olhar para o que conquistou, a história é diferente.

Imagine só chegar ao fim do dia e olhar para tudo o que foi feito. A sensação de culpa vai embora e você ganha o dia. Uma ideia é utilizar o Trello com dois quadros: um para o que precisa fazer e outro para o que já fez. Conforme uma for diminuindo e a outra aumentando, seu sentimento de conquista cresce.

Sistema de recompensas

Mas você não precisa se limitar às listas de tarefas concluídas para trazer o sentimento de plenitude. Para aumentar ainda mais a sua produtividade, adicione recompensas à sua rotina. Como nosso cérebro é condicionado a recompensas (as redes sociais, com seus likes e comentários estão aí para provar isso) e se você fizer isso por ele, conseguirá conquistar muito mais no dia a dia.

Não é preciso que seja nada grande, bastam coisas pequenas, como uma pausa para assistir a um episódio de série, um almoço gostoso, uma partida de videogame, ou seja, o que o fizer mais feliz.

Chega de multitasking

Já está mais do que provado que fazer muitas coisas ao mesmo tempo não só reduz a sua capacidade de completar tarefas, mas também prejudica o seu cérebro. Por isso, tente se livrar desse mal e se concentre apenas em uma tarefa por vez.

E isso não vale apenas para tarefas do trabalho. Quando você trabalha com o celular ao lado, também é multitasking. Por isso, deixe-o no modo avião para realmente conseguir passar pendências para a lista das “feitas”. Você ainda pode: limpar a sua mesa para evitar distrações e dizer “não” quando lhe convier.

Princípio de Pareto

O princípio de Pareto se tornou uma regra geral nos negócios. Na verdade, pode ser utilizado em muitas áreas: matemática, esporte, ciência e até software. Segundo esse preceito, existe uma lei do 20/80: 20% do trabalho é responsável por 80% dos resultados.

Mas como utilizar isso na sua vida? Tenha em mente que você deve gastar o máximo do seu esforço naquilo que tem mais potencial de dar certo. Priorize o que traz mais resultado, afinal, ninguém é de ferro e, se você tiver muito a fazer, pode não dar conta.

Regra dos dois minutos

Mais uma dica infalível da Raiam dos Santos no Hackeando Tudo: se algo leva menos do que 2 minutos, faça agora. Assim, se uma ligação vai resolver um dos itens da sua lista de tarefas, arranque o band-aid e faça de uma vez.

Dessa forma, o seu estresse vai reduzir significativamente e trazer um sentimento de conquista maior do que se deixasse para depois.

Rotina matutina

Você já deve ter ouvido muitos milionários falarem sobre suas rotinas a partir do momento em que acordam. O que comem, o que fazem, qual horário saem da cama. Segundo Raiam dos Santos, você deve seguir esses passos para hackear sua rotina de manhã:

  • Banho frio: já foi comprovado cientificamente que a água gelada desperta nosso corpo. Isso acontece porque ativa a circulação e o sistema linfático, nos preparando para um dia cheio no qual nossos sentidos precisam estar bem alerta. Mesmo no inverno, desafie-se e tome uma ducha de água gelada logo cedo!
  • Levante cedo: acorde sempre na mesma hora. E cedo. Para criar hábitos que sejam realmente benéficos para a sua vida e sua busca pelo sucesso, você precisa criar disciplina e isso envolve madrugar. Comece aos poucos, trazendo o seu alarme para um horário mais cedo e se conseguir fazer isso durante vários dias, verá seu relógio biológico respondendo e fazendo a tarefa ficar mais fácil. Outro truque: não olhe para o celular na hora de dormir e deixe-o longe da cama. Assim, você verá a mágica acontecer aos poucos.

Saúde

Todos sabemos sobre os benefícios de fazer exercícios físicos. No entanto, apenas esse conhecimento não basta para nos motivar a mexer o corpo e ter uma vida mais saudável. Além disso, é preciso ter uma alimentação saudável. A combinação desses dois fatores é um caminho para a produtividade, energia e motivação. Confira as dicas do Raiam para melhorar a sua saúde:

  • Crie um exercício diário: para ter motivação nos exercícios, escolha um que você goste de fazer. Não é necessário que seja algo tão complicado, podem ser abdominais que você executa da sala da sua casa. O importante é praticar todos os dias, sem falta. Com o tempo, aumente a intensidade e quantidade, a fim de continuar estimulando o seu corpo a ser cada vez mais resistente. A sua mente também vai aumentar a resistência, naturalmente.
  • Monitore sua alimentação: procure observar quantas calorias consome por dia e se sua alimentação fornece os nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo e da mente. A fim de alcançar isso, você pode consultar uma nutricionista e também contar com aplicativos para gerenciar esse monitoramento.

Raiam também indica o uso dos chamados “nootrópicos”, que são drogas reforçadoras de concentração e permitem utilizar melhor o cérebro. No entanto, esse tipo de remédio deve ser acompanhado por um médico a fim de não prejudicar a sua saúde. Você pode consultar um neurologista, por exemplo, e trabalhar junto dele em prol da melhoria da sua atenção, memória, etc.

“Pergunte a si mesmo honestamente, quem você quer ser e o que está disposto o fazer para se tornar essa pessoa?”

Motivação diária

Em Hackeando Tudo, Raiam dá algumas dicas para você se motivar a alcançar seus objetivos diariamente. São atitudes simples que pautam suas decisões a fim de conquistar algo. Podemos dividir em quatro passos:

  1. Coloque seus objetivos no papel: a primeira coisa a fazer é colocar o que você quer no papel e, de preferência, contar para alguém o que é (só isso já aumenta em 75% as chances de alcançar). Dessa forma, faça essa lista e olhe para ela sempre que puder, para mantê-lo no caminho certo. Todas as decisões que você tomar devem ser pautadas por esses objetivos. O que você fez hoje que o colocou mais próximo deles?
  2. Escute discursos motivacionais: Raiam costuma escutar palestrantes motivacionais que são verdadeiras sensações no mundo inteiro. Isso inclui Tony Robbins e Eric Thomas. Se essa não for muito a sua praia, procure por palestras de pessoas relevantes na sua área, como no TED, por exemplo. Observar ideias incríveis e como mudam o mundo vai ajudá-lo a ir atrás dos seus objetivos com mais gás. Sem contar que você acaba aprendendo algo novo, conhecendo negócios sensacionais e descobrindo os gurus do mercado.
  3. Agradeça: mas não adianta apenas focar no que você ainda quer conseguir. É preciso agradecer todos os dias pelo que já foi conquistado. Raiam dos Santos sugere que você crie um diário de gratidão, onde escreve tudo que já conseguiu e o quanto é grato ou grata por isso.
  4. Tenha um mantra: se você puder resumir em uma frase o que dá energia para continuar, qual seria? Faça dela o seu mantra e a repita para si todos os dias, sempre que estiver precisando de uma força.

Rede de contatos

Você não precisa fazer tudo sozinho. Contar com amigos é importante e conhecer pessoas que podem ajudá-lo a chegar mais perto dos seus objetivos também. Por isso, seu networking precisa ser afiado. Então, que tal hackeá-lo?

A primeira coisa a fazer é sempre almoçar com alguém novo. Isso porque dividir uma refeição é uma ótima oportunidade de reforçar relações e criar mais uma ponte entre você e seus objetivos. Não é à toa que Keith Ferrazzi escreveu um livro inteiro só sobre isso (Nunca Almoce Sozinho).

Nunca Almoce Sozinho

Por fim, sempre memorize o nome das pessoas. Faça um esforço, caso não seja muito bom nisso, ou anote no celular antes que o nome suma da sua cabeça. As pessoas gostam de ser chamadas pelo próprio nome e você ganha atenção especial delas quando o faz.

Controle e invista seu dinheiro

Dinheiro traz liberdade e isso é importante para alcançar muitas coisas na vida. Por isso, controle melhor os seus gastos (com planilhas, aplicativos, etc) e tudo que sobrar, aplique em investimentos inteligentes. Raiam aconselha que você economize pelo menos 10% todo mês.

Existem muitas informações sobre isso na internet e você também pode contar com uma consultoria para ajudá-lo, caso não seja algo fácil para você. O importante é colocar seu dinheiro para trabalhar para você enquanto se preocupa com o que é essencial no seu trabalho e na sua vida.

Leia pelo menos 30 minutos por dia

O hábito da leitura é muito importante para a sua vida. Pelos livros, você exercita a sua mente e descobre muitas coisas. Por isso, em Hackeando Tudo, Raiam fala que você deve colocar essa meta em sua vida e não deixá-la de lado.

O autor ainda conta que lê dois livros de não ficção por semana. Como ele faz isso? Utiliza métodos alternativos, como a leitura dinâmica e os audiobooks. Outra dica incrível é o 12min. A plataforma possui uma seleção extensa de microbooks, que são resumos críticos que contam com os ensinamentos de cada obra.

O mais legal é que, além de poder ler os principais pontos de cada livro, você também pode escutá-los. Todos os microbooks possuem versão áudio: assim, seu tempo no trânsito ou no trabalho também pode ser utilizado para aprender mais.

Acesse e comece seu trial hoje mesmo!

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+