Email marketing: descubra a diferença entre hard bounce e soft bounce

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Vamos falar aqui de um assunto importante no Marketing Digital. Trata-se do email marketing, uma ferramenta poderosa de comunicação direta com o consumidor, mas que deve ser monitorada bem de perto. Isso porque, um percentual elevado de hard bounce pode comprometer a reputação da sua empresa.

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Mas o que é um hard bounce? Vamos explicar. Bounce é o endereço eletrônico que não recebe e-mail. Isso pode ser um problema permanente (hard bounce) ou temporário (soft bound). Ambos os casos merecem a sua atenção.

O bounce é um indicador de qualidade da sua campanha e da sua base de leads. Se os seus email marketing têm um elevado percentual de rejeição, você precisa tomar uma atitude. Uma delas é rever a sua lista de contatos e, até mesmo, a forma de atrair os leads. É bom checar, também, se estão sendo respeitadas as leis de spam.

Entenda o hard bounce e saiba o que fazer

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O seu email marketing pode ser rejeitado pelo servidor de email do assinante por diferentes razões e são elas que indicam se o problema é um hard bounce ou soft bounce.

Como já mencionamos, o hard bounce é um status permanente e o lead não será reativado. Essa desativação é uma ação preventiva. Isso porque os servidores de e-mail, Gmail e Yahoo, por exemplo, classificam o domínio remetente de campanhas com altas taxas de hard bounce como um spammer.

Se isso acontecer com você, é grande a chance de todos os seus e-mails irem direto para a caixa de spam. Então, monitore e cuide-se para que a taxa de hard bounce fique abaixo dos 3%. Se passar desse ponto, o melhor a fazer é interromper o envio de emails.

Você pode evitar uma incidência elevada de hard bounce, relacionando-se apenas com os leads válidos e interessados em seu conteúdo. Para isso, evite comprar listas prontas. Construa o seu próprio mailing.

Os principais motivos de um hard bounce

Entre os inúmeros motivos de rejeição dos seus email marketing, destacam-se:

  • O endereço de e-mail não existe. É comum acontecer isso quando uma pessoa deixa a empresa e sua caixa de entrada é desativada. Existem ainda os casos em que o email foi escrito errado.
  • O nome do domínio não existe.
  • Caixa de entrada cheia. Atualmente, a maioria das caixas de entrada tem capacidade superior a 1G. Se ela está lotada, pode significar que tenha sido abandonada ou desativada.
  • Rejeição pela política de segurança do destinatário: o endereço de e-mail de envio precisa passar essa barreira.

O que é o soft bounce

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Depois de conhecer o hard bounce, dá pra perceber que agora vamos falar de algo mais leve. Nesses casos, geralmente, a rejeição é específica, temporária e indica que o problema pode ser resolvido.

Um soft bounce não descredencia os leads para futuros email marketing. Haverá novas tentativas mas, se o problema persistir e os emails continuarem retornando, o endereço do destinatário será convertido para a categoria de hard bounce e deverá ser excluído do mailing.

Geralmente, são permitidos sete soft bounce para um endereço de e-mail sem atividade e até 15 soft bounce para aqueles com atividade anterior.

Principais motivos que levam a um soft bounce

Nesses casos, também, existem inúmeras razões pelas quais os emails são rejeitados. As mais comuns são:

  • O servidor de e-mail do destinatário está inativo ou off-line.
  • A mensagem de e-mail é muito grande e o servidor demora para recebê-la.
  • A quantidade máxima de envios para o mesmo servidor em um período de tempo foi ultrapassada.

Outros tipos de rejeição

Falamos aqui sobre o hard bounce e o soft bound e certamente você entendeu a importância de se fazer um monitoramento dos emails marketing enviados. Nada de sair disparando para todos os lados, sem planejamento e controle.

Além do hard bounce e soft bounce, é bom você ficar atento, também, ao spam boucend e ao pending bounce.

Spam boucend são os emails que fizeram denúncia de spam, por meio do filtro automático. Não tem relação com o email cair ou não na caixa de spam. É uma denúncia que ocorre antes do contato receber a mensagem.

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Nesses casos, para elevar o índice de entrega dos seus e-mails, invista em relacionamento com os seus contatos. Oriente-os para adicionar você como remetente confiável e a clicarem sempre na opção “Não é Spam”.

Pending bounce mostra uma rejeição que ocorreu por um problema temporário. Se a mensagem reenviada não puder ser entregue em até 72 horas, ela migrará para um soft bounce.

Capriche no seu email marketing

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A taxa de entrega do seu email marketing é fundamental para o sucesso da sua campanha. Mas se você ficar enviando email a todo instante, com conteúdo que não interessa para a sua base de contatos, provavelmente seu esforço se transformará em spam. Ninguém quer isso.

O email marketing ainda se mantém em posição de destaque quando o assunto é criação e nutrição de relacionamentos no Marketing Digital. Se é assim, que tal fazer a coisa certa? Invista em um planejamento estratégico.

Mas, na hora de construir o seu email marketing, siga algumas dicas valiosas:

  • Capriche na elaboração da sua relação de contatos. Nunca compre lista pronta – é fria na certa. Construa o seu próprio banco, incentivando os seus leitores a se inscreverem para receber suas mensagens. Você não conseguirá uma super lista da noite para o dia. Esse é um trabalho de formiguinha.
  • Defina o objetivo a ser atingido e a ferramenta para medir os resultados.
  • Desperte o interesse, começando pelo título. Seja criativo. Faça o testes A/B, que funciona da seguinte maneira: você envia dois e-mails com títulos diferentes para uma parte dos seus contatos. Monitore qual deles teve um taxa de abertura maior. O “vencedor” será enviado para a lista completa.
  • Invista em conteúdo relevante para o seu público – assuntos que interessam a ele. Essa orientação vale ouro. Use linguagem simples e pessoal, sem exageros, despertando no seu público a vontade de visitar o seu site. Você pode aproveitar as postagens do seu blog e enviar para a sua lista todas as atualizações, por exemplo. Mas você somente terá resultados satisfatórios se souber quem é o seu público, o que ele quer e onde ele está.
  • Não menospreze o visual, no entanto, garanta um layout responsivo, cuja mensagem possa ser carregada em qualquer dispositivo, inclusive, smartphones.
  • Mantenha o seu “call to action” visível, usando cores e contrastes. Esse é o botão que direciona o leitor para a página que você deseja. Desperte a sensação de urgência para conduzir a pessoa a agir mais rapidamente.
  • Segmente a sua lista. Esse é um jeito de você mandar a mensagem certa, para a pessoa certa, na hora que ela quer – ou precisa.
  • Monitore os resultados. Assim você saberá se alcançou o objetivo e se está no caminho certo.

Carrinho abandonado

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Nas lojas virtuais, o percentual de compras que param no meio do caminho é grande. Segundo pesquisas, 67% dos carrinhos são abandonados com mercadorias. Busque recuperar essas vendas. Envie email oferecendo algum benefício ou use qualquer outro tipo de atrativo. Mas corra atrás.

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