Hoje SEO não é mais diferencial, é pré-requisito

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Mais de 110 bilhões de buscas são feitas mensalmente e pelo menos 80% dos internautas encontram o que precisam nas primeiras páginas do Google. Agora pergunto: como está sendo feita a otimização do seu site?

Definindo o que é otimização

Também conhecida como SEO (Search Engine Optimization), é um conjunto de técnicas que tem como objetivo melhorar o posicionamento de um site nos buscadores (Google, Ask, Bing, Yahoo, afins).

Através de um trabalho de “longo prazo”, o profissional de SEO consegue aumentar a encontrabilidade e o posicionamento de um site nas primeiras páginas do Google (o principal site de busca) para diversos termos relacionados com o serviço, produto ou diferencias da empresa. O site será encontrado por termos relevantes e por internautas potenciais, pessoas que realmente tem a intenção de compra.

Como está sendo feita a otimização do seu site?

Atualmente a otimização (SEO) está na boca de todos, desde os clientes, internautas, profissionais de marketing digital e principalmente das agências, que se intitulam “Agências SEO” e destacam o serviço como sendo o cargo chefe da empresa.

Por ter o melhor custo benefício, ser a principal fonte de tráfego e trazer resultados durante anos sem precisar qualquer investimento adicional, a otimização de um site sem dúvida deve ser destacada e apresentada como um dos principais serviços oferecidos por uma agência digital.

Será que eles realmente estão otimizando seu site?

É comum ver agências destacando, oferecendo e vendendo essa técnica. Mas, infelizmente, está se tornando ainda mais comum ver empresas que cobram pelo serviço, mas não o fazem, ou melhor, dizem ter realizado. Por incrível que pareça esta é a nova realidade. Se você “balançar” uma árvore caem diversas empresas supostamente “especializadas em SEO”.

Dicas básicas para analisar sua otimização

A SEO é composta por um conjunto de padrões, que vão desde uma programação limpa, semântica, conteúdo, relevância, afins. Embora o assunto seja muito complexo para detalhar em apenas um artigo, vou mostrar uma maneira simples que serve como parâmetro na hora da otimização: o estudo de palavras-chave, o título e a descrição da página.

Antes de começar qualquer job, o profissional de SEO precisa ter em mente o público-alvo, analisar os concorrentes e definir as palavras-chave a serem trabalhadas por meio de um estudo feito utilizando ferramentas profissionais, como por exemplo, a “ferramenta de palavras-chave” do Google Adwords.

Após ter feito isso, vamos definir os títulos e descrições de suas páginas utilizando os principais termos de buscas relacionados à sua empresa, levando em consideração o estudo de palavras e o comportamento do seu público-alvo (como e o que eles pesquisariam no Google).

Uma dica para saber se o seu site foi otimizado levando em consideração esses requisitos é acessar o código fonte. Basta entrar em uma página do seu site, clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção “exibir código fonte da página“. Encontre o “Title” e a “Description” e analise se os termos/palavras que eles usaram realmente são relacionados com seu produto/serviço, se são palavras muito amplas ou bem segmentadas para o seu público.

Por incrível que pareça algumas empresas não definem nem o title e description, mesmo não tendo feito um estudo minucioso das palavras-chave e comportamento do público-alvo, o preenchimento desses requisitos é essencial para que um site seja melhor posicionado nos buscadores. [Webinsider]

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Leonardo Machado é estrategista de marketing digital e redator do blog Marketing Review.

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4 respostas

  1. Bom dia pessoal… Quanto ao comentário anterior, eu gostaria de salientar que o artigo foi feito para “leigos” pessoas que não entendem nada de otimização, por isso o exemplo dado foi analisar os atributos “title” e “description”, pois apesar de básico influenciam diretamente no trabalho e resultados da otimização.

    Mas de qualquer forma, agradecemos seu comentário e respeitamos sua opinião.

  2. Pessimo artigo. Falou o basico do basico e ainda assim nao falou nada.

    Falar que abrir o codigo fonte e ver dois atributos ajuda e demais. Vc sim esta enganando o leitor com um artigo de tao ruim qualidade em um site considerado super influente do mercado.

    Peco que analisem melhor os artigos antes de publicar, pois pra mim foi pura perda de tempo.

  3. O grande problema é convencer grande parte dos profissionais egressos de outras mídias – principalmente jornalistas – a entender e aceitar certos princípios do SEO. Um dos mitos que existem é de que o SEO “empobrece” o conteúdo, com a suposta necessidade de sempre se repetir as mesmas palavras-chaves em um texto. Encontrar um meio termo entre a criatividade e a padronização dos textos na Internet é um desafio para os produtores de conteúdo.

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