A importância de se sentir capaz

Nova Escola de Marketing
18 de setembro de 2017

O papel do educador é fazer com que aluno e professor sintam-se capazes em seus papéis, o que pode trazer mudanças surpreendentes para a sociedade.

Com Camila Maria Gomes dos Santos e Milena Camilla Silva Fortunato da Cruz*

A discussão do por que o ser humano necessita se sentir capaz engloba o mundo da Educação em seu primeiro aspecto. A partir da postura profissional e social que transmite, o educador passa a ser um exemplo a se seguido dentro do meio onde está inserido.

O papel do educador

Adquirir o status de exemplo, principalmente dentro da sala de aula, está relacionado diretamente com a didática e a forma como as informações serão apresentadas.

E de onde virá esse conhecimento? Segundo o autor e professor Paulo Freire, em Pedagogia da autonomia (página 29; 1.2- Ensinar exige pesquisa), “não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino”.

O que podemos refletir diante dessa teoria é claro — o conhecimento vem através da busca pela pesquisa e o reconhecimento virá através do que foi adquirido através desta.

Um segundo ponto que podemos levantar seria a questão da ética profissional. O educador que passa para seus discentes junto com o conhecimento a certeza que estão na escola para aprender também em conjunto, cria uma relação professor-aluno que desenvolve no educando uma convicção de ser capaz de absorver todo o conteúdo proposto.

Trabalhar a autoestima do aluno é algo fundamental para seu desenvolvimento dentro da sala de aula e consequentemente no meio social. Segundo Vygotsky, em uma de suas bases teóricas: “o meio influencia o homem e o homem influencia, forma e transforma o meio”.

O papel do educador

Sendo assim, o meio não está relacionado somente ao ambiente físico, mas engloba o ambiente emocional criado pelo discente a partir das experiências que vive no cotidiano. O que poucos sabem é que o docente, através de sua boa relação com os alunos, pode moldar e controlar a estruturação desse “meio emocional”.

O educador capacitado forma educandos capazes, em todos os aspectos, desde um pedido de ajuda na atividade em sala, até sendo a voz de um aluno que necessita de ajuda ao sofrer com transtornos emocionais, onde entram o preconceito racial e o bullying, fatores que infelizmente estão cada dia mais frequentes no ambiente escolar.

Por conseguinte, se sentir capaz, no papel de discente ou do professor, pode trazer mudanças surpreendentes para a sociedade. A formação do ser pensante passa, portanto, pelas mãos do formador.

* Camila Maria Gomes dos Santos e Milena Camilla Silva Fortunato da Cruz são alunas do 2º semestre de Pedagogia da FECAF.

[Webinsider]

. . . . . .

Libras é a língua de dez milhões de brasileiros

O papel da escola através dos séculos

O papel do professor no processo do ensino para a aprendizagem

. . . . . .

Leia também:

A educação a distância reforça as bases do conhecimento

Avalie este artigo:
Share this...
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

27 respostas para “A importância de se sentir capaz”

  1. Alais Brito Santos disse:

    O professor é base do ser docente,o seu papel é fundamental dentro da sala de aula, ele e o cumprimento a ajuda necessária que todo aluno precisa,mas para ser um bom educador tem que a sua aula aconteça de uma maneira encantadora favorável e principalmente agradável.O educador pode realizar muitos sonhos ou muitas vezes destruir-las muitos deles.Concordo com o texto a cima, ser professor e trabalhar com amor.

  2. Michelly da Silva Teixeira disse:

    O texto apresentado mostra claramente o papel do educador e a importância dele na vida do educando, de fato que o professor é visto como exemplo e modelo para o aluno.
    Portanto todo conhecimento passado é valido, lembrando que segundo Paulo Freire,em Pedagogia da Autonomia “não existe ensino sem pesquisa”, sendo assim, nós como futuros professores e professoras temos sempre que estar buscando mais e mais conhecimento,descartando o pensamento de que já sabemos o suficiente ,pois temos que ter em nossa mente que somos seres inacabados e que estamos em constante mudança.
    Sabendo também aprender com os alunos,com as experiências e com o que eles trazem de novo.

  3. Taisa de Moura Bezerra disse:

    O texto mostra a importância do papel do professor enquanto formador, a postura do professor em sala influencia direta e indiretamente na formação do aluno, sendo assim um profissional a ser ou não seguido como exemplo.

  4. Denise Molica disse:

    Buscar sempre o conhecimento, para nós e para os outros. Nós como futuros pedagogos, é muito importante ter estes incentivos, como esse texto. Buscar sempre mais, todos são capazes de ir além.

  5. Cinia Ramos Sylvestre dos Santos disse:

    O texto enfatiza a importância do papel do educador. O professor não se caracteriza em repetir conhecimentos de forma mecânica. Um professor vai além, ele auxilia o educando na busca do saber e transcende identificando e apoiando-o na questão emocional. O professor é capaz de ajustar e abrir um leque de possibilidades de conhecimentos aos alunos, respeitando e o amparando.

  6. O texto nos mostra que o professor ele nos ajudar a melhorar nossa autoestima e que somos capaz de muito mas do que nos mesmo nos imagina .As vezes agente subestima a nossa capacidade de pensar pesquisar ,e nos diminuindo porém com pequenas palavras de incentivo do professor, um pequeno impurrao, podemos ir além com nossa capacidade que cada um de nós temos .

  7. Nayara Goes Ribeiro Ferreira disse:

    Educar não é transferir conhecimento ao educando, mas criar possibilidades para a sua construção. Ou seja, tornar o aluno crítico.
    A educação é um constante ciclo, onde engloba três itens: ensinar, aprender e pesquisar. Sendo assim, o professor precisa está em constante pesquisa para ter uma melhor didática e se aprimorar de novos conteúdos. Visando o senso comum e discutindo a realidade em que os alunos estão submetidos, para que possa despertar no educando um olhar crítico político sobre a sociedade e o meio que está inserido.

  8. Texto muito interessante.É muito importante que o educador,se mantenha sempre atualizado dentro de uma esola para passar todo seu conhecimento para seus alunos.Vale ressaltar que o conhecimento ou a pesquisa em sim vem dos dois lados,para o aluno é importante saber que pode compartilhar o que pensa,suas emoções na sala de aula.Vale lembrar que se construirmos um ambiente em que o aluno se sinta bem,ele consegue aprender de uma forma mais eficaz.

  9. Clara Bianca Assis da Silva disse:

    O professor e o aluno tem que trabalhar em conjunto assim ambas partes irá aprender um com o outro, o professor sempre tem que procura a melhor metologia para encinar o conteúdo para seu aluno assim o mesmo terá mais interesse em compreender o tema abordado. Como diz Paulo Freire sempre temos que procurar novos conhecimentos pois sempre temos algo novo para se aprender e conhecer . Excelente texto .

  10. Fabia mulina de oliveira disse:

    Ótimo texto, claro condiz com tudo que estamos vivenciando neste momento e nos dando ainda mais conhecimento e suporte para nossa escolhas daqui para frente , tudo resume em ensinar , aprender e a respeitar um ao outro buscando sempre a melhor forma de transmitir nossos conhecimentos.

  11. Fernanda Gomes Demarante disse:

    Ser professor,exige reconhecer e mais que isso,ter a sencibilidade de saber e conhecer cada aluno e procurar ajuda-lo, motivar-lo .Ser um bom professor exige pesquisar e estar preparado para as novas gerações do futuro,exige dedicação e busca po novos conhecimentos,exige pesquisas,como foi lido nesse argumento: “não há ensino sem pesquisa e nem pesquisa sem ensino”

  12. Antonio Fernando disse:

    Á necessidade que os educadores se atualizem e reflitam sobre as necessidades dos alunos, trabalhem a realidade dos mesmos e leva-los a desenvolver seu senso crítico, não só em sala de aula mas no meio onde ele esta inserido.
    A escola é meio adequado para o aluno desenvolver seu aprendizado, onde o educador faz o possível para o aluno ser um individuo crítico.

  13. Viviana Oliveira Martins disse:

    O professor tem papel de mediador ao conhecimento e aprendizagem, sendo ele o responsável por incentivar seu aluno a pesquisar criar suas próprias conclusões, mostrar com ênfase de que todos são capazes, o professor acaba sendo responsável pela auto estima de seu aluno quando o torna capaz de acreditar que é possível sim aprender e desenvolver o conhecimento através de estudo e pesquisas, nesta troca o professor além de ensinar obtém o resultado positivo de seu trabalho.

  14. Viviana Oliveira disse:

    O professor tem papel de mediador ao conhecimento e aprendizagem, sendo ele o responsável por incentivar seu aluno a pesquisar criar suas próprias conclusões, mostrar com ênfase de que todos são capazes, o professor acaba sendo responsável pela auto estima de seu aluno quando o torna capaz de acreditar que é possível sim aprender e desenvolver o conhecimento através de estudo e pesquisas, nesta troca o professor além de ensinar obtém o resultado positivo de seu trabalho.

  15. Maria Eva Barbosa Oliveira disse:

    Lindo texto nos mostrando que somos capaz e que juntos podemos fazer a diferença.

  16. Maria Eva Barbosa Oliveira disse:

    Professor e aluno buscando juntos o conhecimento do saber para ambos terem respeito e conseguir aceitar as diferenças e deveres de cada um .Que texto bom com um interessante valor, vindo nos dizer que somos capazes.

  17. Karine disse:

    Todo docente é responsável pela aprendizagem do aluno. Mostrando que é possível fazer com que o aluno desenvolva sua capacidade de aprendizagem a partir da compreensão e do incentivo do educador.

  18. patricia xavier disse:

    todos nos somos capazes de transmitir conhecimentos que contribua para o crescimento tanto do aluno quanto do educador.
    somos capaz de desenvolver autos conhecimentos atraves da leitura,pesquisas,despertar o que pensa que não pode fazer.Temos que buscar a cada dia o conhecimento pois a educação vai muito além de uma lousa cheia de lição. Necessitamos do professor para nós incentivar e mostrar que podemos ir além .A educação pode mudar o mundo por isso o governo não investe na educação, porque ele sabe que quanto mais agente aprende mas ficamos inteligente para questionar e não aceitar o que a mídia nos mostra ‘muita ilusão .

  19. Patricia xavier disse:

    Todos nos somos capazes de transmitir conhecimentos que contribua para o crescimento tanto do aluno quando do educador.Somos capazes de desenvolver autos conhecimento através de leituras,pesquisa,despertar td que vc acha q não podemos fazer,o unico obstaculo q impede nos seres humanos e ter o medo de tenta ou ate o medo de erras.E isso nos podemos vencer.Vencendo nossos medos nos tornará cada vez mais capaz.

  20. Gabriela da Silva Pigatto disse:

    O professor é o grande responsável pelo desenvolvimento do aluno. É ele quem incentiva o aluno a aprender e querer aprender cada vez mais. O aluno se sente capaz e mais a apto a novas informações quando o seu educador tem uma boa didática. O educador precisa de pesquisas para que possa auxiliar o aluno de maneira cada vez melhor.

  21. Ruana Prado disse:

    Ótimo texto, em que nos faz refletir sobre o papel do educador em sala de aula, papel esse, que não pode ser neutro, porque a neutralidade não transforma a realidade de ninguém, muito menos a de quem não está inserido na sociedade. Um dos papéis do professor é inserir o sujeito, transformar para que ele se torne um ser pensante, capaz de mudar a sua realidade, através da sua própria autonomia.

  22. Elenice dos santos Rodrigues disse:

    O educador é o principal responsável pelo crescimento e desenvolvimento dos seus educandos.o aluno aprende desde do seu nascimento e vai aprendendo cada vez mais ao longo dos anos.O aprendizado é entender para o mundo em que vivemos as formas de praticar sua transformação.Como professores o nosso principal papel em sala de aula é despertar a curiosidade, criatividade e o interesse de cada aluno a desempenhar suas atividades com eficácia.

  23. Kimberly Stephanie disse:

    O educador é o grande responsável pela auto confiança do aluno, é ele quem instiga e incentiva o educando a querer saber mais, a querer ir além. O profissional que está empenhado no seu trabalho, busca facilitar e motivar o seu aluno a querer buscar mais… É gratificante saber que seu trabalho valeu a pena, que um dia la na frente, um aluno seu venha te dizer que por meio da sua didática, que por meio do seu empenho e persistência nele, ele sentiu-se capaz de chegar a todos lugares que um dia ele almejou chegar…

  24. Bruna Vitória Araújo disse:

    Eu como estudante do primeiro ano de pedagogia me sinto muito inspirada e tocada com textos como esse. Como é importante ressaltar a importância de se sentir capaz. Como professores devemos estimular de uma forma natural a busca pelo conhecimento. Estimular a sua auto confiança.

  25. Cibele Barbosa De Oliveira Bezerra disse:

    Temos que buscar a cada dia o conhecimento pois a educação vai muito além de uma loza cheia de lição. Necessitamos do professor para nós incentivar e mostrar que podemos ir além .A educação pode mudar o mundo por isso o governo não investe na educação, porque ele sabe que quanto mais agente aprende mas ficamos inteligente para questionar e não aceitar o que a mídia nos mostra ‘muita ilusão .

    • Maria Eva Barbosa Oliveira disse:

      Muito bom o texto nos liberta , dando a nos o saber que somos capaz.E é aprendendo que se ensina e ensinando que se aprende.

      • odália de souza ribeiro disse:

        Muito bom,to dos os educadores tem que ser competente para ensinar.Ensinar com amor e a essência para o conhecimento,ter conhecimento é ter aprofundamento e pra ensinar e aprendendo prender em conjunto,professor e aluno .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *