Índice de engajamento é a métrica a considerar

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A melhor métrica do mundo é o clique/compra, mas nem sempre conseguimos monitorar por completo o momento em que o usuário recebe a ação até a hora em que ele compra.

Por isso levar em conta outras métricas é importante para saber a qualidade da sua ação, a resposta dos usuários e outras informações importantes para o resultado final.

Quando falamos de redes sociais existem algumas métricas que as empresas utilizam, como números de seguidores e respostas geradas, entre outras. Todas têm o seu valor, mas acabam que não fornecem um dado seguro de que determinada ação realmente está convertendo em algo positivo para a empresa.

Abaixo irei listar algumas das principais:

Post gerados: a agência pode estar gerando 20 menções por dia, mas quantas pessoas estão realmente lendo aquilo? Aquela informação está sendo interessante? Na verdade, eu nem considero menções próprias como métrica, mas há quem use como justificativa de investimento.

Usuários: a quantidade de usuários é uma das métricas mais utilizadas pelas agências, mas ter mais seguidores realmente significa algo para a marca? O perfil está lotado de pessoas, mas e consumidores dos produtos da empresa, tem pelo menos um por ali?

Outra métrica que não considero relevante, a quantidade de usuários é algo importante sim, mas como meio para conversão – se minha audiência é maior, tenho mais chance de vender. Agora, se mesmo com uma grande audiência não vendo nada, é melhor arrumar outros seguidores.

Respostas geradas: a quantidade de menções é um pouco mais difícil de conseguir, mas já é uma métrica mais profissional. Ela representa as respostas dos seus seguidores às suas ações geradas nas redes. Um post no Facebook teve quantos likes? Seus textos nos blogs foram comentados no Twitter? E suas promoções tiveram a participação de quantas pessoas?

Novamente, esta métrica sozinha também não se sustenta, apesar de importante, pois são clientes que estão se relacionando com a marca. A falha dela está na estatística de comparação, que é justamente o ponto que entra a ultima métrica:

Índice de engajamento: por exemplo, tenho uma rede com 10 mil usuários e 200 menções mensais; agora, meu concorrente tem mil seguidores e as mesmas 200 menções mensais.

Assim, relacionando estes dois fatores, usuários/menções, é possível saber qual a rede que os usuários estão mais engajados, que neste exemplo é o do concorrente.

Este é um dado muito interessante, principalmente para os gestores de marketing que não sabem como cobrar resultados de suas agências.

Peça o índice de engajamento, pois não adianta gerar muitos posts/conteúdo ou ter vários seguidores se os usuários realmente não estão participando em conjunto com sua marca. [Webinsider]
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Raphael Lacerda (raphael@mercadobinario.com.br) é sócio na empresa Mercado Binário, agência de automação e leads de venda

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