Conseguir investidores é o sonho de qualquer empreendedor. Não apenas pelo dinheiro em si, mas porque o investimento, especialmente inicial, é a chance de escalar e colocar o negócio para acontecer. Antes disso, as coisas podem estar um pouco mais complicadas, não é mesmo?

Mas a verdade é que se você tiver um plano de negócios sólido, uma boa ideia e alguns contatos certos, conseguir investidores não é tão difícil assim. Neste artigo, aprenda um pouco do básico de como ir atrás de investidores: entenda os tipos, como conciliar com o momento em que seu negócio está e algumas dicas para encurtar o caminho.

Boa leitura e boa sorte!

investidores

Tipos de investidores

Compreender quais são os tipos de investidores disponíveis por aí ajuda a conseguir investimento para seu negócio – afinal, você, como empreendedor, já deve ter entendido como ter um objetivo em mente faz diferença para os resultados alcançados. Confira:

Amigos e família

Nada como ter pessoas próximas que acreditam em você e no potencial do seu negócio. Não é a toa que muitas startups comecem assim, como um investimento vindo de amigos e familiares que têm fundos para apostar.

Porém, se você tem receio dessa opção, pense nisso como uma oportunidade boa de investimento para quem coloca o dinheiro. Formalizar as coisas aqui é importante: fazer um contrato que esclareça o que acontece caso a ideia não vá em frente e caso vá deixa tudo mais acertado. Assim, evitamos crises familiares, certo?

Bancos

Esse é o caminho mais convencional de conseguir investimento. Mas é preciso tomar cuidado – os bancos exigem pagamentos de juros que nem sempre são leves. Avalie a possibilidade de conseguir e se vale mesmo a pena pagar pelos juros.

Investidores-anjo

Esses são os mais queridos das startups. Tratam-se de pessoas que entendem de mercado e têm dinheiro para investir, além de ter um gosto por inovação e produtos legais. O mais bacana é que nos últimos anos foi formalizado esse tipo de investimento no Brasil. Agora, existem regras determinadas que protegem as partes.

Isso significa que, basicamente, o investidor-anjo precisa ser uma pessoa física (ou várias, como acontece em grupos de investimento tipo equity funding) e não tem domínio sobre qualquer decisão da empresa. As regras de saída são definidas em contrato, bem como os shares e dividendos que serão recebidos.

Saiba mais acessando o site da Anjos do Brasil.

Seed capital

São fundos de investimento onde investidores se unem para dividir tanto os lucros quanto os riscos de investir em empresas. Existem vários disponíveis pelo Brasil, cada um com sua especialidade de acordo com o setor. Para alcançá-los, você deve correr atrás ou ter contatos que apresente você a quem gerencia esse tipo de fundo.

Além disso, é bom ir preparado. Afinal, não é qualquer empresa que passa pelo crivo de um seed capital. No entanto, esse tipo de grupo investe em empresas que ainda estão no começo. se a sua está mais consolidada, o ideal é procurar fundos de venture capital.

Falando nisso, para saber como buscar investidores, é preciso conhecer a fase do seu negócio. Assim, fica mais fácil ir atrás de fundos e pessoas que tenham a ver com a sua proposta. Veja abaixo.

investidores

Escolha de acordo com o estágio em que seu negócio está

Antes de buscar investidores para seu negócio, é interessante compreender qual é o estágio da empresa.

Modelo de negócio

Vamos considerar a partir daqui: você já tem a ideia, a solução e montou o Canvas Modelo de Negócio, mesmo que ele vá mudar mais à frente. Isso quer dizer que há uma forma de demonstrar do que se trata ou vai tratar a proposta.

Você não tem um plano de negócios propriamente dito, com custos, por exemplo. Mas já temos como saber o que é a empresa. Nessa fase, você vai querer encontrar investimento com amigos e familiares e, com um pouco de dificuldade, investidores-anjo. Bancos também são possíveis, mas produtos inovadores têm menos chance. Além disso, não se esqueça dos juros.

No entanto, lembre-se de que você precisa do mínimo para colocar o negócio na rua. Evite gastos desnecessários e foque no seu objetivo.

Protótipo e primeiros clientes

Muito bem! Passamos para a próxima etapa: a empresa já foi iniciada e temos um protótipo e até mesmo os primeiros clientes fechados. Vemos que o conceito pode funcionar e os primeiros testes reais de aperfeiçoamento no processo podem ser feitos.

Quem está nessa fase tem mais chance de conseguir investimentos de investidores-anjo e, se o negócio for bem promissor com relação a lucros e possíveis vendas, seed capital. O objetivo é acelerar os resultados da startup ou empresa para escalar, ou seja, dar os primeiros passos rumo ao crescimento.

Lançamento

Aqui, seu produto já pode ser utilizado por grupos maiores de clientes e a empresa já começa a se pagar. Tem como gerar relatórios de fluxo de caixa e provar o seu ROI (retorno sobre o investimento).

Aqui, pode ser que os investidores comecem a ouvir falar sobre você e podem procurá-lo para negociar aportes. É a hora de utilizar bem os seus contatos e avaliar opções para escolher aquelas que vão trazer mais resultado.

Além disso, o ideal é ter objetivos claros para o dinheiro; onde investir para gerar mais crescimento, principalmente.

Dicas para conseguir investidores

Conhecendo os tipos de investidores e quais são mais adequados para o momento da sua empresa, fica mais fácil alcançar o tão sonhado dinheiro. Mais algumas dicas para você ficar bem afiado:

  • Seja capaz de mostrar a sua ideia: prepare um bom pitch e saiba demonstrar como a sua empresa pode ter alto crescimento.
  • Conte com uma boa equipe: o desenvolvimento da sua empresa depende muito de pessoas. Investidores com certeza vão olhar para a capacitação da equipe antes de apostar seu dinheiro nela.
  • Conheça seu propósito: conseguir investidores leva tempo. Tenha paciência e concentre suas forças, energias e passos para favorecer o seu propósito, sem perder o foco.

E aí, gostou das dicas? Pronto para ir atrás de investimento? Confira dicas para criar uma startup de serviço na internet.

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+