Leilão de Imóveis é um assunto que está ganhando cada vez mais interesse de investidores pois existem muitas oportunidades no mercado, em que um imóvel pode ser arrematado por um preço até 70% menor que seu valor.
Normalmente estes processos seguem dois formatos:
Leilão de Imóvel Judicial: Quando ocorre por uma decisão de um juiz , seja na justiça comum (estadual ou federal) ou na especial (trabalho, eleitoral e militar). Já o leilão de imóvel extra-judicial corre por fora da justiça, como resultado da execução de dívida em que o imóvel foi colocado como garantia em contratos que envolviam alienação fiduciária do imóvel em questão.
É evidente que existem riscos e problemas que precisam ser levados em conta e resolvidos, como dívidas, impostos em atraso, antigo proprietário que ainda ocupa o imóvel, etc.

Mas para quem é iniciante, como funciona um leilão de imóveis?

O processo é sempre feito via um leiloeiro de imóveis oficial, que garante que todo o processo esteja de acordo com as regras exigidas pela lei.
Normalmente o interessado precisa passar por um processo de cadastramento e habilitação para participar do leilão.
Após ter sido habilitado, o investidor de imóveis pode participar do leilão.

Como a Internet está revolucionando os Leilões de Imóveis?

Antigamente os leilões de imóveis eram sempre presenciais, o que limitava muito que os investidores pudessem participar em vários leilões, especialmente quando eram feitos em lugares mais distantes. Ou então precisavam contratar um preposto para participar do leilão por ele.
Hoje em dia, muitos leiloeiros já possuem um site e permitem que o leilão seja feito presencialmente e também online. Isso permitiu que investidores pudessem ter ciência das oportunidades de leilões no mercado e mais ainda, que pudessem dar seus lances pela internet. Tudo digitalmente.
Com isso, o mercado se aqueceu e tornou possível que muitos pequenos leiloeiros pudessem operar os leilões e ter mais interessados em seus imóveis.
Porém ainda existe o problema da pulverização de leiloeiros. Como cada imóvel só pode estar associado com um leiloeiro, garimpar as oportunidades em centenas de sites de leilão de imóveis ficou mais complicado. E este é outro problema que também foi resolvido. Sites como o Leilão Imóvel (www.leilaoimovel.com.br) fazem a varredura em diversos sites de leiloeiros e reúnem todos os imóveis que foram encontrados. Isto permite que o investidor encontre num único lugar milhares de oportunidades de imóveis sendo leiloados. E quando encontrar os imóveis que forem interessantes, vão direto até o site do leiloeiro para participar do leilão.

Respostas

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+