LinkedIn: use com moderação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O LinkedIn é, em minha opinião, a mais madura e útil dentre todas as redes sociais que já conheci. Eles vêm crescendo com consistência há anos e a cada nova reestruturação, o serviço se torna mais eficiente, útil e funcional. Pessoas interessadas em uma carreira de sucesso devem levar o LinkedIn muito a sério!

Resolvi escrever este texto como um alerta para os que o tratam como se ele fosse o Facebook. Primeira dica do dia: Facebook e LinkedIn são coisas completamente diferentes!

Ao contrário do que acontece nas tradicionais redes sociais, o LinkedIn não é lugar para colecionar amigos falsos ou invisíveis. Não é lugar para conectar suas contas de blogs e de redes sociais nas quais você fica tratando de banalidades do dia a dia. E finalmente não é um local para meias palavras! Ou seja, não deixe seu perfil incompleto!

Acredite em mim, vários profissionais sérios dão muito crédito ao LinkedIn no ato de uma contratação. Consultam sim o perfil e a rede de relacionamento dos entrevistados. Já vi isso acontecer várias vezes! Também é muito comum que possíveis parceiros e clientes consultem o seu LinkedIn antes de uma negociação.

Portanto, uma conta incompleta ou mal cuidada com todo tipo de contatos sem conexão com seu verdadeiro perfil profissional e pessoal é muito pior que uma conta inexistente. Se prefere não dar a devida atenção, pare de ler este artigo e exclua sua conta imediatamente! Sério, faça isso agora! Estar incompleto pode indicar sua falta de cuidado com a própria carreira. Se sua opção é ter uma conta, cuide muito bem dela!

Algumas dicas básicas

  • Primeiro passo: coloque uma foto. Por favor, uma foto séria! Não use fotos de biquíni, tomando cerveja e outras que você usaria sem constrangimento algum no Facebook. Especialistas sugerem uma foto colorida dando ênfase ao seu rosto, de preferência o mais atualizada possível. Isso facilita que você seja imediatamente reconhecido. A minha não está colorida. Preciso mudar isso!
  • Logo depois de colocar sua foto, preencha todo seu histórico profissional. Se está sem tempo, ao menos coloque os nomes, anos e cargos das empresas por onde passou. Depois – sem demora – vá adicionado tudo que fez na vida. Mantenha a conta sempre atualizada! Muitas pessoas reclamam que a rede nunca os ajudou a conseguir um emprego. Mas o LinkedIn é na verdade um histórico vivo das suas realizações. Sempre atualizado, ele te ajudará a encontrar um novo emprego antes que chegue a hora de procurar. Ou seja, faça com que as pessoas fiquem de olho em você o tempo todo!
  • Recomende e peça recomendações. O LinkedIn tem um sistema muito interessante de recomendações que certamente ajudará sua reputação. Mas seja sério. Não recomende pessoas apenas para ser gentil. Recomende aqueles que realmente merecem e peça uma retribuição. Não tenha vergonha, mas seja sincero e peça sinceridade de quem te recomenda.
  • Nunca – nunca! –, convide pessoas em massa. É extremamente deselegante. Em minha opinião, o LinkedIn nem deveria ter este recurso. Em um dado momento, quando você está preenchendo seu perfil, o sistema lhe pedirá nome e senha do Gmail, Hotmail etc. Pule esta etapa! Além de não ser recomendado sair incluindo sua senha por questões de segurança, é deselegante o que acontecerá posteriormente. O LinkedIn enviará um convite padrão para todas as pessoas da sua agenda de contatos. Evite isso ao máximo.
  • Convide com elegância. Você vai querer montar uma rede séria para refletir seu perfil profissional, portanto, seja sério nos convites. Convide um por um com mensagens personalizadas. Em apenas uma frase, seja ao mesmo tempo pessoal e educado.
  • Acesso direto é mais prático. Ao enviar seu currículo tradicional para uma vaga, nem sempre é possível incluir tudo que deseja. Há um limite aceitável máximo que as pessoas lerão. A dica é incluir seu endereço do LinkedIn para funcionar como uma espécie de “saiba mais”. Mas faça isso com elegância. Mude o endereço do link para que ele fique fácil de ser memorizado. Nas configurações do seu perfil você poderá transformá-lo em algo simples de ser memorizado pelo seu entrevistador. Ex.: linkedin.com/in/vladcampos
  • Utilize uma língua universal. O LinkedIn atualmente permite que você crie um mesmo currículo em várias línguas. Dependendo de seus objetivos profissionais, mantenha uma versão também em inglês. Multinacionais só chegarão a você se utilizar a língua franca, no caso, o inglês.

Diga-me com quem andas e te direi quem és

Uma das mais importantes práticas no LinkedIn é não transformar a rede numa competição para ver “quem tem mais”! No Linkedin as pessoas não são seguidores, amigos, conexões etc. São contatos! Cultive seus contatos gradualmente.

Eu costumo convidar e aceitar convites apenas de pessoas com as quais mantenho algum tipo de relação pessoal ou profissional. Não preciso conhecer a pessoa ao vivo, mas é necessário que tenha havido algum tipo de relacionamento. Não aceito todos os convites. Por exemplo, ignoro sem piedade os incompletos e tenho muita restrição com os que estão sem foto. Também não saio convidando qualquer um pelo fato do sistema de sugestões do LinkedIn julgar que conheço aquela pessoa.

É importante ser sério na sua rede, pois existe um sistema interno de conexão com pessoas que você não conhece, mas que podem ser contatadas. Isso significa que se você cultivar uma rede sólida, terá acesso a uma quantidade incrível de pessoas relevantes.

Como isso funciona? Ao procurar por alguém no sistema de busca, ele indicará qual dos seus contatos tem acesso àquela pessoa. O próximo passo é enviar uma mensagem que passará por toda rede de pessoas que te liga àquele contato. Cada um lerá sua mensagem e terá que aprovar o encaminhamento. Se você tem contatos sérios e se sua mensagem for séria, ela chegará ao destino! E chegar a determinadas pessoas pode representar um emprego, um fechamento de negócio, parceria etc.

Tudo isso me ajudou ao longo dos anos a ser contratado por empresas, entrevistado por algumas multinacionais importantes, fechar negócios, procurar por pessoas com as quais precisava me reunir etc.

As vantagens não aparecem da noite para o dia, mas ao tratar bem a rede, em breve você começará a tirar proveito de tudo que ela tem a oferecer. Digite http://www.linkedin.com e mãos à obra! [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo.

Acesse a iStockphoto. O maior banco de imagens royalty free do mundo.

Vladimir Campos é escritor. Veja mais sobre ele.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *