Conheça o Marketing de Guerrilha e veja exemplos

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Marketing de Guerrilha

Pensou em batalha, rebelião, conflito? Apesar do nome, Marketing de Guerrilha não é uma estratégia combativa. Mas certamente é uma forma nada tradicional de captar clientes, aumentando a notoriedade da marca.

Marketing de Guerrilha

Marketing de Guerrilha trabalha com o elemento surpresa. A ideia é chamar a atenção das pessoas de maneira inesperada, no decorrer das suas rotinas diárias.

Entendendo o Marketing de Guerrilha

Imagine a seguinte situação: você está indo para o trabalho e aí se depara com um copo enorme caído na rua, com o café derramado. Não tem como ignorar e seguir adiante, como se nada tivesse acontecido.

Foi assim que a empresa de toalhas de papel Bounty decidiu chamar a atenção dos pedestres, em Nova Iorque. Ela distribuiu grandes “bagunças” pelas calçadas, usando copos, xícaras e picolé derretido.

De forma rápida e sem muitas palavras a empresa deu o seu recado. Ela anunciou o seu produto por meio do impacto visual. Esse é um exemplo que ajuda a entender bem o que é Marketing de Guerrilha. E existem muitas outras ideias brilhantes pelo mundo afora.

Sem pesar no orçamento

Marketing de Guerrilha

O  Marketing de Guerrilha inclui ações de alto impacto e custo relativamente baixo. O peso maior está no quesito criatividade e não nos custos. 

Sem gastar muito, a empresa busca atingir objetivos como reforçar a lembrança da marca, feedback positivo, referência e lucro, entre outros.

O termo Marketing de Guerrilha foi criado pelo escritor Jay Conrad Levinson, autor de vários livros sobre táticas de guerrilha em diferentes áreas profissionais.

A expressão foi criada no início dos anos 80 e, é claro, que desde então muita coisa mudou. A estratégia continua sendo usada, mas de cara nova, especialmente no marketing digital.

Por que o Marketing de Guerrilha dá resultado?

Marketing de Guerrilha

  • As estratégias de guerrilha não se prendem aos métodos convencionais e têm como foco garantir que os compradores se sintam positivamente surpresos e entusiasmados com a interação proporcionada pela marca. E é porque mexe com a emoção das pessoas que o Marketing de Guerrilha consegue chegar mais perto delas e obter resultados. Tem um ganho expressivo, também, com a repercussão boca-a-boca que geralmente é maior, quando comparada com as campanhas tradicionais.
  • A apresentação das campanhas de maneira não convencional e inesperadamente faz do Marketing de Guerrilha uma experiência agradável e memorável.
  • O Marketing de Guerrilha associa a marca à imagem de inovação e autenticidade.
  • O Marketing de Guerrilha é rentável. Representa uma redução de até 90% em gastos com anúncios.

Tipos de Marketing de Guerrilha

Ao ar livre: adiciona algo temporariamente aos ambientes urbanos, como foi o caso dos copos nas calçadas, ou peças removíveis em estátuas, pinturas chamativas em muros ou fachadas etc.

Marketing de Guerrilha

Indoor: a diferença aqui é que as manifestações ocorrem em locais fechados, como estações de trem ou metrô, aeroportos, lojas etc.

Marketing de Guerrilha

Emboscada: a campanha é desenvolvida no ambiente de um evento que está em andamento. Por exemplo, uma partida de futebol. Geralmente, sem autorização do organizador.

Marketing de Guerrilha

Experiencial: as ações podem ser realizadas em qualquer situação mencionada anteriormente. A diferença é que elas promovem interação do público com a marca.

Marketing de Guerrilha

Dicas para fazer o seu Marketing de Guerrilha bombar

Nem sempre uma estratégia de Marketing de Guerrilha dá certo. Existem situações em que as ideias não foram bem aceitas pelo público. Nesses casos, o impacto que era para ser bom, transformou-se em algo negativo para a marca.

Ninguém quer passar por isso, não é mesmo? Então, ao planejar sua campanha de guerrilha, fique atento. Veja algumas questões importantes:

Saiba quem é o seu cliente

Se você quer impactar o cliente, você precisa conhecê-lo muito bem. E não estamos falando apenas das pessoas que já compram de você ou têm algum relacionamento com a sua marca. Os potenciais consumidores são tão importantes quanto os demais. Para isso, você deve desenhar as personas do seu negócio e focar todas as energias para atingi-las, respeitando as necessidades e valores desse público.

Seja coerente e autêntico

Sua campanha pode ser engraçada, extremamente séria, provocativa ou desafiadora… Existem muitas maneiras de impactar o público, com sucesso. O cuidado que você precisa ter é na coerência com os valores do seu negócio e com o tipo de segmento de atuação. Por exemplo, um hospital que trata de câncer infantil, deve redobrar a atenção com ações muito engraçadas. Atente-se ao tipo de emoção que você quer despertar nas pessoas.

Originalidade é fundamental

Provavelmente, você não vai conseguir impactar as pessoas se repetir o que elas já conhecem. Tudo bem em inspirar-se nos casos de sucesso, mas faça algo novo, diferente. Use e abuse da sua criatividade.

Faça a coisa certa

Certamente você vai planejar o seu Marketing de Guerrilha muito bem. Isso é fundamental. Mas atenção na hora de colocar a sua ideia na rua. Falhas na execução do projeto podem colocar tudo a perder.

Monitore os resultados

Sua campanha pode ter sido um sucesso aos seus olhos. Mesmo assim, monitore profissionalmente os resultados. Use métricas em geral e ferramentas específicas para avaliar o impacto das suas ações nas redes sociais.

Exemplos inspiradores de Marketing de Guerrilha

Depois de tudo o que você leu sobre o Marketing de Guerrilha, veja alguns exemplos:

Frontline

Marketing de Guerrilha

A fabricante de produtos para prevenção de pulgas e carrapatos para cães ocupou o chão de um local público de grande movimento com a foto de um cachorro tomado por insetos.

Unicef

A organização distribuiu garrafas de água suja nas ruas de Nova York. O objetivo era chamar a atenção para os problemas enfrentados pela população que não tem água potável.

https://youtu.be/Ug5OdN3QpJI

Coca-cola

A empresa lançou uma campanha para o dia dos namorados, em que a máquina de refrigerantes, controlada remotamente, só “funcionava” quando os casais se beijavam.

https://youtu.be/z8YVgGhm92w

Uber vs. Lyft

A Uber trabalhou a campanha de guerrilha para convencer os motoristas do Lyft, seu principal competidor, a trocar de plataforma, usando os bigodes cor de rosa do rival.

Kit Kat

Marketing de Guerrilha

A Nestlé pintou um banco de madeira com as cores do Kit Kat, metade chocolate e metade embalagem.

Os exemplos de sucesso estão por todos os lados. Use a criatividade da sua equipe e impressione!

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Uma resposta

  1. E aí Gostei do seu blog. Queria indicar o Programa Classificados Grátis (PCG) para os seus leitores. O PCG é um programa web que permite anunciar em mais de trezentos e cinquenta sites de classificados grátis, e pode ser uma excelente forma de ampliar a visibilidade de serviços e atrair novos consumidores. Vale a pena conferir.

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