Mas por que exatamente usamos o Twitter?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Nestes últimos dias me deparei com uma questão simples, porém ainda sem resposta: por que a gente usa o Twitter? Mas, a questão poderia ser também “o que eu estou fazendo?”

Pense bem. Apesar de uma interface bonitinha, clean e até moderninha, o site não tem muito mais a oferecer que tão-somente insights, reflexões e simples desabafos – coisas que a gente pode muito bem fazer (e com mais propriedade) num blog! O que, então, o Twitter tem? Confesso que não sei e estou a refletir, mas que o negócio realmente vicia, isso não há como negar.

No meu caso, já estou cadastrado por lá há alguns meses. Jamais havia feito planos de usá-lo, tal como faço com o bem bolado Orkut ou com meu blog. Mas, sem que me lembre bem o porquê, há umas duas semanas, não deixo de acessá-lo uma vez sequer quando estou diante do computador. Daí, esta reflexão.

Pensei em algumas razões pelas quais “brincamos” no site, que podem ser as minhas e as de muitos mais, veja:

  • Será que é pela quantidade limitada de palavras num post? Acredito que o limite de 140 carateres tira a pressão de escrever e desenvolver uma idéia, uma argumentação, dos ombros de qualquer um.
  • Por que é possível escrever bobagens que vêm à mente, sem mais cuidados, sem compromisso?
  • Ou ainda, por que a gente sabe que tem alguns que vão ler e acompanhar seus “pensamentos altos”? Se você é popular e tem muitos “followers”, então está ótimo!

Mas pode ser que o poder deste simples site, que usa de uma forma inovadora e simpática algumas noções da chamada web 2.0, como criação de conteúdo, participação e compartilhamento, seja a divulgação de links e mensagens de uma forma mais rápida e direta que os agregadores RSS ou até mesmo e-mail.

E é simples: escreva um post por lá, com uma bela frase de efeito e cole o link. Vai sair algo do tipo “http://tinyurl…”. Vai dizer que não será tentador clicá-lo?

Assim, não duvido nada que, dentro de algum tempo, o pessoal do marketing de alguma agência esperta faça uso do Twitter para criar uma nova forma de campanha viral. Ou, um teaser-virtual. Por que não?

O desagradável é que você corre o risco de ser inundado por uma nova forma de ?spam?, recém-criada pelo site, sob a forma de uma extensa conversação de terceiros. Já pensou nos seus contatos comentando o fato uns com os outros? Aliás, este talvez seja um grande inconveniente do Twitter.

Além disto, com todo o hype deste site na atualidade, pode ser que tenhamos menos gente escrevendo em blogs e menos gente ainda lendo blogs. Não por falta de interesse, mas por preferência ou uma certa praticidade.

Porque à primeira vista o site oferece tudo o que muitos de nós precisamos na internet hoje em dia, que é simplicidade e objetividade para que a comunicação seja eficiente. Escreveu, recebeu na hora, leu! Nada mais fácil.

Já pensei até em possíveis usos numa sala de aula, em reuniões online à distância ou como meio de comunicação nos lugares onde não se pode usar os incensados ?messengers?, como em algumas empresas. Mas isso já seria uma outra história.

Ao menos para mim, o Twitter passou a ser uma opção a mais ? bem interessante, por sinal ? para manter meus vínculos sociais online e offline. Em todo caso, na dúvida, fico com o Twitter e com todos os demais.

Assim, bom networking pra você! [Webinsider]

.

Alexandre Bobeda (@dezbloqueio) é redator, professor, designer instrucional, autor publicado. Criou o dezbloqueio conteúdo & ideias.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

6 respostas

  1. Apesar de ainda não ter me inscrito no twitter,tenho a impressão de que em cidades grandes ele seria de utilidade,como o caso do notebook,ou de transito como acontece muito em São Paulo,ou mesmo numa emergência ou mesmo num evento que valeria a pena participar.
    Acho que o SMS ainda é pouco usado e como alguém comentou já que o messenger e o skype estão sendo retirado das empresas por ter funcionários que não sabem lidar com isso.

  2. Hum…

    Eu tento manter a mente aberta… mas definitivamente o twitter é um hype sem utlidade *pra mim*

    Num mundo em que já sofremos de uma super-dosagem de informação, desejar ler a ejaculação precoce e sem reflexão de textos, definitivamente não é pra mim…

    Ademais, a menos que você esteja num leilão, a diferença de tempo entre algo realmente útil passe no twitter e nos blogues é irrelevante!

  3. Tenho mas não utilizo, ainda, mas vejo pelo menos uma boa utilidade para o twitter, ficar informando meu cliente em que pé está o projeto sem ele ficar me ligando, como estou parado…fica encostado.

    Qto a exploração de marketing:
    M&M?s verdes com twitter pra divulgar o Valentines Day. (http://twitter.com/msgreen)

    Isso apenas começou, creio eu.

  4. Na verdade, Alexandre, já houve sim tentativas de exploração de marketing no Twitter. Talvez por estar recentemente usando a ferramenta, você tenha perdido o caso gossip girl no fim do ano passado, uma estratégia de marketing bem bolada que seduziu os blogueiros e conseguiu divulgar amplamente (e gratuitamente) o lançamento da série no Brasil.

    Mas para que existam outros casos de sucesso como este, é necessário esbanjar criatividade e ser inovador. Ou será perca de tempo.

    Bom artigo!

  5. Confesso que o Twitter nunca me encheu os olhos, sempre me pareceu algo bobo. Mas como diz o próprio Evan Williams – criador do Twitter e também do Blogger – , são justamente as idéias simples mas que funcionam. Por que será que a empresa dele se chama Obvious?

    Um dia resolvi testar o Twitter, me cadastrei e nunca consegui receber a mensagem de confirmação. Não sei se era culpa da Oi ou o quê, mas o resultado é que nunca tentei outra vez. E acho que jamais tentarei de novo.

    Também não sei dizer se, um dia, o Twitter poderá ser utilizado como ferramente de marketing, só quem já recebeu spam pelo celular sabe o quanto isso é irritante. Teria que ser algo muito bem bolado. Eu não duvido, só acho improvável utilizar algo já desgastado que é o SMS.

  6. Hoje mesmo, um amigo meu, twittou o seguinte: Alguém que tem Acer (marca de notebook) já teve problemas com a placa wireless?. Como eu sigo-o através do bot para gtalk, no mesmo instante pude ajudá-lo, pois já enfrentei situação semelhante. Como se não bastasse, mais uma outra pessoa (que o segue no twitter) também se prontificou a ajudá-lo. Em menos de 30 minutos, um problema intransponível (para o dono do notebook) virou coisa do passado, graças ao Twitter e a sua plugabilidade.

    É muito útil seguir pessoas/blogs/agendas/empresas que tenham algo a acrescentar ao menos 1 vez por dia. Experimente seguir uma agenda cultural qualquer, ou um mac maníaco, ou um hi-geek. A novidade já será velha quando chegar para os outros através de meios passivos como RSS, E-mail ou visitas ao próprio site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *