Mercado de seguros tem muito a evoluir no e-commerce

Nova Escola de Marketing
27 de julho de 2013

O consumo de seguros pelos brasileiros vem crescendo bastante e apenas uma das maiores seguradoras tem loja virtual. Sabendo investir em cultura digital e equipes logo haverá um boom.

Sabemos que o comércio eletrônico brasileiro vem crescendo a cada dia que passa. Qualquer pesquisa que é divulgada sempre destaca este crescimento. Até aí não temos nenhuma novidade.

Recente pesquisa divulgada pelo Ibope Media (10/jul/2013) revela que o número de pessoas com acesso à internet no Brasil ultrapassou, pela primeira vez, a casa dos 100 milhões. Os dados referentes ao primeiro trimestre de 2013 indicam que o país tem 102,3 milhões de internautas. Até aqui nenhuma surpresa, certo?

Quando comparamos nosso e-commerce com o dos Estados Unidos fica nítido que o Brasil ainda tem muito espaço para crescer. No mercado americano a internet representa cerca de 8% das vendas totais do varejo; no mercado brasileiro está em 3%.

Tudo isso não é novidade!

É neste momento que precisamos pensar e fazer apostas.

Mas qual o mercado que pode favorecer o comércio eletrônico brasileiro a continuar batendo os recordes? Minha aposta é o mercado de seguros online.

Buscando referências e números em outros países sobre o e-commerce de produtos de seguros, a Inglaterra demonstra uma evolução. Lá 50% das vendas de seguros são realizadas pela web. Aqui no Brasil a expectativa é chegarmos em 2016 com 10% das vendas de seguros sendo realizadas pela internet.

Desafiador, não?

Sabemos que o consumo de seguros pelos brasileiros vem se destacando e já aponta como um dos mercados que mais cresceram nos últimos anos.

Em recente pesquisa divulgada pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg) e Fundação Getúlio Vargas no Brasil, 16% da população possuem algum tipo de seguro.

Microsseguros

O que também fica a favor do comércio eletrônico para este mercado é o surgimento do microsseguro, modalidade que tem como finalidade proporcionar cobertura indenizatória à população de baixa renda em caso de sinistro. Esta modalidade desponta como um dos maiores potenciais de crescimento.

Como destaque de microsseguros há o auxílio funeral, que teve um crescimento de 115%. O produto registrou R$ 26,8 milhões em volume de prêmios, de acordo com a Fenaprevi.

E quando falamos em acesso à internet das classes D e E os números ainda são modestos, porém também estão em crescimento, surgindo assim um casamento próspero e de muitos frutos, não acha?

Como visionário e empreendedor deste “e-ecossistema” enxergo uma excelente opção para aqueles que estão buscando apostas e novos mercados para ampliarem seus conhecimentos e negócios.

Esta análise foi a mesma que eu fiz para trocar o mercado imobiliário digital — que me ensinou muito e para mim é o mercado que desenvolve o digital no Brasil com excelentes cases — pelo comércio eletrônico para o mercado financeiro e de seguros.

Quando faço esta análise levo em conta o espaço que terei para me desenvolver, o desafio que o mercado me proporcionará, contribuir com minha experiência e como abrir o caminho para os profissionais de e-business.

Lembro-me quando a categoria campeã de vendas online no Brasil era “Livros, Assinaturas de Revistas e Jornais”. E agora a que se destaca é “Moda e Acessórios” que nem aparecia entre as top 5. O mesmo podemos dizer da venda online de passagens e pacotes turísticos, do crescimento e venda de cursos online.

Em alguns anos, não tenho dúvidas, teremos a categoria de seguros online figurando entre as primeiras. Anotem isso!

Falando mais a fundo sobre o mercado de seguros online, o que temos é a atuação de diversas corretoras, mas que ainda atuam de forma modesta.

Se nos basearmos no ranking das seguradoras por prêmio, em abril/13, temos as top 5:

  • 1. Grupo BB/MAPFRE (20,21%);
  • 2. Grupo Bradesco (15,93%);
  • 3. Grupo Itaú (14,84%);
  • 4. Zurich Santander Brasil Seg. e Prev. (9,69%);
  • 5. Grupo Caixa Seguros(5,85%);

Deste ranking temos apenas uma seguradora que possui uma loja virtual dos seus produtos.

O mercado dará um “boom” quando as próprias seguradoras investirem no e-commerce e criarem suas próprias lojas virtuais. Nas devidas proporções acontecerá como já vimos no mercado imobiliário, onde as próprias incorporadoras investem pesado no digital e em estratégias, criando departamentos específicos e contratando profissionais que entendam de marketing digital.

E se investem é porque têm retorno! Posso dizer isso com conhecimento de causa.

Não pensem que este investimento é só em mídia. O investimento no online também é pesado para capacitar sua força de vendas.

Por outro lado, ao conseguirmos fazer do mercado de seguros digital um e-commerce de fato, vender via mobile e redes sociais é totalmente possível.

Já no imobiliário ainda não se vende um imóvel pela internet. Para este setor a internet é uma importante ferramenta de apresentação e convencimento, afinal não tenho onde passar o cartão ou imprimir o boleto, certo?

É preciso investir em cultura digital

Mas tem um detalhe importantíssimo que ainda o mercado digital de seguros está a uns passos atrás, trata-se da cultura digital. Antes de investir em mídia, em capacitar força de vendas utilizando a web, criar estratégias em redes sociais, é preciso investir em capital humano especializado, criar departamentos específicos e acreditar!

Invistam em profissionais que entendam de e-commerce e marketing digital, criem áreas específicas de e-business e tenham a certeza que o resultado será positivo!

Façam suas apostas, pois os dados já foram lançados. [Webinsider]

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3 respostas para “Mercado de seguros tem muito a evoluir no e-commerce”

  1. Muito boa matéria, você pode me indicar empresa especializada para eu entrar em contato.
    Obrigado pelas dicas,.
    Parabéns pela materia.

  2. Rodrigo,

    Agradeço teu comentário.

    Abraços,,

    Gustavo Zobaran

  3. Rodrigo disse:

    Realmente é um grande mercado. Não só para o ecommerce comum, como também para o mercado de pagamento recorrente.

    Abs

    Rodrigo
    http://www.vindi.com.br

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