Mudar de emprego: quando, como e quais cuidados tomar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket
mudar de emprego

Você sente que está na hora de mudar de emprego? A rotina ficou cansativa, os desafios não são mais atrativos ou existe o risco da companhia fechar: todos são ótimos motivos para desejar uma mudança. No entanto, trocar de trabalho pode ser uma tarefa complicada, que exige cuidado.

Ainda assim, se for uma decisão cautelosa, pode significar uma transformação positiva na sua vida, mesmo que acompanhada de certa quantidade de medo, incerteza e desafios. Além disso, você não está sozinho: hoje, profissionais mudam de trabalho em média sete vezes mais do que há vinte anos.

Para abrandar o impacto de uma mudança desse emprego, preparei este guia. Nele, você vai encontrar informações sobre como saber se é hora de mudar, quando fazer isso e algumas dicas para sair sem estresse. Vamos lá?

Como saber se é hora de mudar

A decisão de mudar de emprego geralmente chega bem depois que os sinais aparecem. Muitas vezes estamos tão acomodados à rotina que não reparamos o quanto aquilo deixou de ser emocionante. Confira estes sinais e descubra se algum deles tem a ver com o seu momento:

Estresse

Trabalhar se tornou algo estressante. Seja durante um grande projeto ou apenas no dia a dia. Você sente problemas físicos aparecendo, como insônia, dores e doenças. Além disso, nada é cativante para você a ponto de despertar a vontade de realizar, mesmo com estresse. Será que esse trabalho realmente vale o seu esforço e suor?

Evolução

Antes de querer mudar de emprego, é preciso avaliar: existe possibilidade de mudança e evolução dentro da empresa? Se você já mais que demonstrou do que é capaz e não recebeu reconhecimento, talvez seja a hora de sair.

mudar de emprego

Expressão

Quando você entra no seu local de trabalho, pode ser você mesmo? Ou existe uma persona completamente diferente que precisa tomar a sua personalidade a fim de manter o emprego? Isso é um sinal claro de que o trabalho atual não está fazendo bem.

Fins de semana

Este é um clássico sinal. A semana inteira é uma grande espera pelo fim de semana e no domingo o desespero bate: é hora de mudar de emprego.

Além de sinais que se corpo e sua mente oferecem, existem motivos claros e práticos para procurar por outro trabalho. Veja alguns deles e descubra se acertam em cheio na sua situação.

Motivos para mudar de emprego

Deu check em algum dos motivos abaixo? Talvez seja a hora de começar a procurar outra oportunidade.

Cultura organizacional

Se você aceitou trabalhar nessa empresa é porque se identificou com os valores da mesma. Provavelmente, decidiram contratá-lo por acreditarem que esse é o seu perfil. No entanto, as coisas podem ter mudado ou simplesmente não eram o que você esperava. Se a cultura organizacional não combina com o que você acredita, considere a mudança.

Carreira

Nem sempre a mudança de trabalho é motivada pelo emprego em si. Pode ser algo em você mesmo; talvez o destino que deseja para a carreira não encontra evolução ali. Hora de correr atrás de novos aprendizados!

Salário

Não há mal nenhum em desejar ter mais dinheiro sobrando no fim do mês. Se a companhia atual não oferece essa possibilidade, talvez você tenha que encontrá-la em outro lugar.

mudar de emprego

Razões pessoais

Por fim, razões que estão fora do alcance de qualquer empregador: pode ser que o local seja longe demais da sua casa e você queira passar mais tempo com os filhos. Ou gostaria de fazer um curso que atrapalharia sua performance na posição atual.

Habilidades que não batem

Você pode ter caído em um emprego que não tinha um escopo dentro do que estudou – pode acontecer, simplesmente, pela necessidade de trabalhar. Mas quem sabe agora você já não tem segurança suficiente para ir atrás de uma posição que ofereça o exercício das habilidades que mais gosta?

Chefe

É muito comum que você deseje trocar de emprego porque não se dá bem com o chefe ou não concorda com seu ponto de vista sobre as coisas. Nesse caso, se for um motivo isolado, procure alternativas antes de realmente mudar de trabalho. Quem sabe um feedback não é necessário?

Como mudar de emprego

Muito bem. Você encontrou os sinais e os motivos têm tudo a ver com a sua situação atual. Hora de mudar! Confira alguns passos para realizar a grande transformação com o mínimo de estresse possível.

  1. Tenha clareza: antes de fazer qualquer coisa, trace os objetivos. O que exatamente você vai buscar no mercado de trabalho? Quais são as características de um novo emprego que você deseja? E quais o jamais o fariam aceitar uma proposta?
  2. Crie um plano de ações: se você está lendo este texto sem uma nova vaga em mente, crie um plano de ações para procurar uma nova oportunidade. Selecione sites de vagas, dê aquele boost no currículo e prepare-se. Aqui também vale realizar uma análise das suas forças e fraquezas, a fim de encontrar a posição que mais fortaleça o que você precisa. Agora, se o novo trabalho já está à vista, defina datas para dar seu aviso, tenha em mente o que fazer caso a empresa atual queira cobrir a oferta e procure não sair com uma imagem negativa.
  3. Saia com as relações positivas: mesmo que você tenha uma briga antiga com um colega, procure não deixar pontas soltas quando a hora de sair chegar.
  4. Tenha paciência: se a empresa pediu para você cumprir o aviso, o faça com maestria. Por mais ansioso que você esteja, não é boa ideia fazer tudo às pressas. Lembre-se de não sair brigado com ninguém, nem mesmo um chefe complicado!

Quer saber mais sobre contratações? Leia também: CLT ou PJ? Saiba qual a melhor forma de contratação atualmente e como ter segurança para mudar o seu contrato!

Jornalista e produtora freelancer de conteúdo digital especializada em inbound marketing. Sempre em busca de coisas novas para ler e fascinada por aprender cada vez mais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *